
Uma das principais dificuldades emocionais enfrentadas durante o divórcio é o luto da relação. Mesmo que a relação conjugal se tenha deteriorado, é comum sentir uma mistura de tristeza, perda, raiva, frustração e confusão. A adaptação a uma nova realidade, na qual a vida em comum é substituída por uma individual, pode ser um processo longo e desafiante.
Muitas vezes renovar a casa após um divórcio pode ser uma forma de recomeçar e criar um ambiente com que te identificas. Embora seja uma situação desafiante e emocionalmente difícil, existem várias maneiras da tua casa te trazer de novo a felicidade. Transforma-a num espaço que te traga paz e que te faça sentir bem. Neste artigo, ajudamos-te com algumas dicas de como podes renovar a casa depois de um divórcio ou separação.

Limpa tudo! Desde do pó... às energias negativas!
Sem dúvida, que a melhor maneira de mudar a energia de uma casa é fazer uma boa limpeza. Claro, neste momento é tudo o que menos te apetece... O cenário ideal seria ver Netflix e comer gelados, como vemos nos filmes. No entanto, há que enfrentar a realidade e acredita vai ajudar a distrair-te e a cansar-te o que poderá ser uma boa ajuda na hora de dormir à noite.
Neste processo, podes sempre apostar numa boa playlist e ouvir músicas que te deixam feliz, vai ajudar a subir o teu astral e a tornar o ambiente mais leve, como se entrasses numa bolha só tua.

Cria um plano ou um mood board
Faz um inventário das divisões e determina quais são as áreas que desejas redesenhar primeiro. Pensa em qual é o teu orçamento, o tempo disponível e prioriza as mudanças de acordo com as tuas necessidades e preferências. Explora revistas de decoração, sites, redes sociais ou até mesmo lojas de móveis para obter ideias inspiradoras. Cria uma pasta virtual ou física com imagens, cores e estilos que te agradam.
Cria o teu mood board, também conhecido como painel de inspiração, é uma ferramenta visual que reúne uma coleção de imagens, cores, texturas e outros elementos que representam o estilo, a atmosfera e a estética desejados para um projeto específico. É uma ótima forma de reunires inspirações e referências visuais num único lugar, ajudando-te a visualizar e comunicar as ideias de uma forma mais clara.

Trabalha a tua identidade: reflete sobre os teus gostos e preferências
Esta é uma fase aborrecida, agora és só tu. Aquilo que construíste em conjunto com alguém, agora deixou de fazer sentido. Contudo, esta pode ser uma boa altura para voltares a (re)descobrir quem és tu, o que gostas de fazer, quais o teus gostos e hobbies. Já reparaste o quanto mudaste e evoluíste enquanto ser, desde este infeliz acontecimento?
Redecorar a casa pode ser um primeiro passo para essa autodescoberta e pode até ser um processo bastante terapêutico, visto está a criar um espaço só teu e que atende às tuas necessidades. Escolhe as tuas cores favoritas, estilo de decoração, objetos e elementos que te trazem alegria.

Desapegar do passado: pôr em prática a arte de destralhar
Se a tua casa ainda possui muitos itens que te lembram o teu relacionamento anterior, podes sempre desfazer-te de alguns deles. Dá, vende ou descarta alguns objetos que não representam mais quem és ou que te trazem lembranças negativas (para além disso se venderes sempre é um dinheiro que ganhas). Isto vai ajudar-te numa transição mais suave para uma nova fase.
No entanto, vai com calma, não precisas de tomar nenhuma decisão drástica da qual te possas vir a arrepender. Uma dica, que te pode ajudar nesta situação é arranjar um caixa e meter uma etiqueta “Depois”, ou seja, nesta caixa vais colocar as coisas com as quais não queres lidar ou pensar no momento, porque ainda dói ou custa mexer nelas. Guarda esta caixa num sítio fora do teu campo de visão. Um dia quando tiveres coragem, lidas com ela. Se durante um período nada do que está lá te fez falta, desapega-te.

A primeira lista do que deves comprar
Os primeiros itens que devem contar na tua lista de compras nesta fase de recomeço são:
- um novo jogo de lençóis;
- novas almofadas;
- e novas fronhas.
Desapega-te dos antigos, aproveita para dares este miminho a ti mesma. Vais ver que pequeno detalhe vai fazer diferença.

Reorganiza a disposição dos móveis
Experimenta diferentes disposições dos móveis para criar um fluxo na casa. Isso pode ajudar a criar uma sensação de renovação sem teres a necessidade de substituíres todos os móveis.

Muda o cheiro da casa
Sim, a nossa casa tem um cheiro característico e que podem trazer lembranças. Mudar o cheiro da tua casa é uma coisa que pode transformar totalmente o ambiente da casa. Usa cheiros como alecrim e lavanda que são aromas frescos e que te vão trazer a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Investe em espelhos e plantas
Os espelhos são excelentes para compor qualquer tipo de espaço na casa, pois dão a sensação de amplitude sem alterar o espaço.
Apostar em plantas também é uma ótima opção, visto que estas possuem a capacidade de modificar completamente um ambiente, acrescentando cores, texturas e energia que fazem completamente a diferença.

Agora já sabes como podes renovar a casa a depois de um divórcio ou separação, coloca estas dicas em prática e vais ver que aos poucos vais voltar a sentir-te em casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta