Em causa está um investimento de cerca de 142 milhões que visa dar resposta ao mercado da habitação em 30 bairros municipais. 
Comentários: 0
Reabilitação de bairros municipais de Lisboa
Gebalis

A Gebalis, empresa responsável pela gestão de 66 bairros municipais de Lisboa, quer reabilitar 1.600 fogos na capital até final de 2024, ano que coincide com o fim do mandato da atual direção. Em causa está um investimento de cerca de 142 milhões de euros que visa dar resposta ao mercado da habitação em 30 bairros municipais da cidade. 

“Quando chegámos havia um número de 1.600 fogos na cidade. No ano passado reabilitamos 330; este ano confiamos que vamos conseguir reabilitar 600 e até ao final do próximo ano que é quando termina o nosso mandato concluir a reabilitação de todos estes fogos”, disse Gonçalo Sampaio, administrador da Gebalis, em declarações ao Jornal Económico.

O responsável considera que há duas realidades no que diz respeito à evolução do parque habitacional na cidade. Em primeiro lugar a renda apoiada, ou seja, aquilo que se identifica como bairros sociais, mas que atualmente já se fala de bairros municipais. “Aqui o objetivo é recuperar muito do tempo perdido com a reabilitação dos edifícios. O compromisso é devolver a dignidade à habitação municipal”, referiu, citado pela publicação. 

A outra realidade de que fala Gonçalo Sampaio está relacionada com a renda acessível através dos programas da autarquia, que vão permitir construir um conjunto de imóveis que depois transitarão para a Gebalis. “São duas realidades distintas, com desafios diferentes e que a empresa vai ter de conseguir gerir”, explicou. 

Para o administrador da Gebalis não há dúvidas: “Nunca se investiu tanto na habitação como neste ano e meio. Um contrato de 142 milhões quando nos últimos anos a média era de dez ou 12 milhões de euros. Agora, o grande desafio é a execução”. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta