
São muitas as famílias que estão a ser empurradas para o mercado de arrendamento em Portugal, numa altura em que comprar casa está mais difícil, devido aos elevados preços das casas à venda, a par dos juros altos no crédito habitação e da perda de poder de compra. Como resultado, e com uma oferta inferior à procura de casas para arrendar, as rendas das casas subiram em cinco grandes cidades em novembro face ao mês anterior, Porto incluído (+0,5%). Mas também há casos em que as rendas das habitações se mantiveram praticamente estáveis, em linha com a realidade nacional, como é o caso de Lisboa, aponta o índice de preços do idealista.
Este é, aliás, o segundo mês consecutivo em que os preços das casas para arrendar em Portugal se mantiveram estáveis. Em outubro, as rendas apresentaram uma variação mensal de apenas -0,4%. E os dados mais recentes do idealista, relativos a novembro, revelam que as rendas das habitações voltaram a variar muito pouco (+0,4%), mantendo, assim, o custo mediano de arrendar casa nos 15,3 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano. Se olharmos para a variação anual é realidade é outra: as rendas das casas subiram 23,4%, enquanto a variação trimestral foi de 0,4%, segundo o índice de preços do idealista.
Rendas das casas sobem em 5 capitais de distrito
O preço de arrendamento em novembro subiu em cinco das 13 capitais de distrito com amostras representativas, com Viseu (8,7%) a liderar a lista. Seguem-se o Funchal (3,8%), Viana do Castelo (2,7%), Coimbra (1%) e Porto (0,5%).
Já em Braga (0,3%), Setúbal (0,1%), Évora (-0,1%), Leiria (-0,3%) e Lisboa (-0,4%), os preços das casas para arrendar mantiveram-se estáveis nesse período. Por outro lado, as rendas das casas desceram em Santarém (-7,4%), Faro (-2,5%) e Aveiro (-0,8%).
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 20,8 euros/m2. Porto (16,6 euros/m2) e Funchal (14,2 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Faro (12,2 euros/m2), Évora (11,7 euros/m2), Setúbal (11,5 euros/m2), Aveiro (11,4 euros/m2), Coimbra (10,2 euros/m2) e Braga (8,7 euros/m2).
Já as cidades mais económicas para arrendar uma habitação são Viseu (6,9 euros/m2), Santarém (7,1 euros/m2), Leiria (8 euros/m2) e Viana do Castelo (8,2 euros/m2).
Preço das casas para arrendar desce em 10 distritos/ilhas
Dos 18 distritos e ilhas analisados e com amostras representativas, os preços das casas para arrendar subiram apenas em seis territórios entre outubro e novembro: Viseu (7,2%), Castelo Branco (2%), Leiria (1,9%), Porto (1,6%), Setúbal (1,4%) e Coimbra (1,1%).
Já em Santarém (0,15) e Lisboa (-0,2%), as rendas das casas mantiveram-se praticamente estáveis nesse período. Por outro lado, os preços das casas no mercado de arrendamento desceram na ilha de São Miguel (-13,1%), Portalegre (-7%), Évora (-5,4%), Viana do Castelo (-2,7%), Braga (-2,3%), Vila Real (-1,8%), ilha da Madeira (-1,5%), Aveiro (-1,2%), Faro (-1,2%) e Beja (-0,8%).
O ranking dos distritos mais caros para arrendar casa é liderado por Lisboa (19,0 euros/m2), seguido pelo Porto (14,9 euros/m2), Faro (13,1 euros/m2), ilha da Madeira (12,8 euros/m2), Setúbal (12,5 euros/m2), Évora (10,3 euros/m2), ilha de São Miguel (9,6 euros/m2), Coimbra (9,4 euros/m2), Aveiro (9,3 euros/m2), Beja (8,9 euros/m2), Leiria (8,9 euros/m2) e Braga (8,6 euros/m2),
Os preços mais económicos para arrendar casa em Portugal encontram-se em Portalegre (5,6 euros/m2), Vila Real (6,2 euros/m2), Castelo Branco (6,9 euros/m2), Viseu (6,9 euros/m2), Santarém (7,4 euros/m2) e Viana do Castelo (8,1 euros/m2).
Casas para arrendar ficaram mais baratas no Algarve e no Alentejo
Durante o mês de novembro, os preços das casas para arrendar subiram no Norte (1,6%) e no Centro (1%) face ao mês anterior. Em sentido contrário, desceram na Região Autónoma dos Açores (-5,2%), Alentejo (-2,8%), Algarve (-1,2%) e Região Autónoma da Madeira (-0,8%). Já na Área Metropolitana de Lisboa (0,1%), as rendas mantiveram-se estáveis.
A Área Metropolitana de Lisboa, com 18,3 euros/m2, continua a ser a região mais cara para arrendar casa, seguida pelo Norte (13,7 euros/m2), Algarve (13,1 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (12,8 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (8,7 euros/m2), a Região Autónoma dos Açores (9,1 euros/m2) e o Alentejo (9,5 euros/m2) que são as regiões mais baratas para arrendar uma habitação em Portugal.

Índice de preços imobiliários do idealista
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.
O relatório completo encontra-se em: https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/arrendamento/
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta