
A mediação imobiliária desempenha um papel fundamental no processo de compra e venda de casas, atuando como um elo importante entre compradores e vendedores. E 2023 revelou-se desafiante: houve mudanças nas tendências de mercado, flutuações económicas e clima de incerteza. As transações tornaram-se mais exigentes e lentas, e a capacidade de liderar foi posta à prova. Adaptação continua a ser, por isso, palavra de ordem para os agentes imobiliários que pretendem fazer carreira no setor e oferecer um serviço eficaz e competitivo.
Mais que nunca, a profissão de mediador imobiliário permanece crucial para trazer estabilidade e confiança ao mercado. Agentes especializados desempenham um papel vital na simplificação dos processos, oferecendo experiência, conhecimento local e habilidades interpessoais que transcendem as plataformas digitais, numa altura em que a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma miragem para tornar-se realidade.
Garantir transações bem-sucedidas e a satisfação de compradores e vendedores é o foco de qualquer agente imobiliário. Mas para isso é preciso estar bem-preparado para o que aí vem: 2024 continuará a ser uma maratona de resistência, segundo os especialistas.

Agentes imobiliários: fazer diferente e “vingar” no negócio
Na era da tecnologia, e de um mundo em constante mudança, ficar preso ao passado pode condicionar as probabilidades de ter (ou não) sucesso nos negócios. E o setor da mediação imobiliária não é exceção. Para vingar na profissão, ser bom profissional já não chega. Ser bom tecnicamente é fundamental, mas há outros desafios e valências determinantes para que uma empresa se mantenha atrativa e competitiva nos dias de hoje. Os profissionais do setor da mediação imobiliária terão de saber como tornar o seu propósito, o seu negócio e a sua empresa numa marca única e indivisível da pessoa que ele é.

Para ter sucesso na profissão é preciso ser consistente, além de muito disciplinado, mas há outros critérios fundamentais para construir uma carreira sólida no setor. Eis alguns artigos que vale a pena ler:
- Mediação imobiliária: como liderar em tempos de mudança
- Agentes imobiliários: por que é que ser bom profissional já não chega?
- O que tem de ter um agente de sucesso? Guru do imobiliário responde
- Faz sentido ter um assistente de marca pessoal?
- Como comunicar na mediação imobiliária? Há um livro que explica...
- Como podem trabalhar os agentes imobiliários com os promotores?
- O que leva um vendedor a rescindir contrato com o agente imobiliário?
- Quais as responsabilidades legais de uma agência imobiliária?
- Mediação imobiliária: aspetos a ter em conta antes de contratar
Inteligência Artificial: um novo desafio à porta
Não pode substituir a experiência humana, mas a integração das suas tecnologias vai mudar e transformar os negócios. A integração das tecnologias de IA está a mudar a forma como compramos, vendemos e investimos em propriedades. Desde a simplificação de processos até à da tomada de decisões, a IA começou a revolucionar o mercado imobiliário. E por isso, entender todas as possibilidades, prós e contras, fará com que proprietários, agentes imobiliários e investidores possam adaptar-se para estarem mais preparados para um cenário em constante mudança.
- Inteligência Artificial: a revolução está a chegar ao imobiliário
- Como é que a inteligência artificial pode ajudar um agente imobiliário?
- Tecnologia aliada da mediação imobiliária – mas ética acima de tudo

O sonho de ter uma casa
A atividade de mediação imobiliária continua a desempenhar um papel importante na economia portuguesa. Não fosse a habitação um dos pilares centrais da vida das pessoas, e um dos maiores problemas que o país enfrenta atualmente. Historicamente, Portugal é um país de mais proprietários do que inquilinos, e muitos são os que desejam ter o seu espaço e decidem canalizar esforços e poupanças para ter casa própria, sobretudo recorrendo a crédito habitação.
É em casa que estudamos ou trabalhamos, desfrutamos sozinhos ou em família, e descansamos depois de um dia fácil ou difícil. É nela que podemos alimentar o sonho de construir e aumentar a família, mas também envelhecer. Seja em que momento for, a casa acompanha o ciclo da vida, e neste artigo, com a ajuda de profissionais, o idealista/news procurou analisar como se comporta a procura e oferta. Ter uma casa para a vida inteira continua a fazer sentido?

"Esta é a casa que quero". Afinal, o que faz decidir, a cabeça ou o coração? Comprar casa é sempre um grande desafio e uma das decisões mais difíceis de tomar. A par do racional, há sempre a ligação afetiva: a visualização do futuro e da vivência do lar, do conforto, bem-estar e sensação que aquele espaço nos transmite. Por que é que nos apaixonamos por uma casa? Vale a penar ler este artigo como funcionam a razão e as emoções na procura de casa, e como os agentes podem fazer melhores negócios.
Fazer negócio num mercado desafiante
Depois de um sobreaquecimento registado nos últimos anos, os especialistas acreditam que o setor caminha para um ponto de estabilização e normalização. Mas mesmo num mercado mais difícil e incerto, há oportunidades de negócio rentáveis e pessoas que precisam de comprar, vender e mudar de casa.
Primeiramente, é importante destacar os pontos fortes da propriedade, nomeadamente características únicas que façam a diferença na “hora h”. Investir numa boa apresentação visual, utilizando fotos profissionais e realçando os espaços mais valorizados é fundamental. O home staging é um exemplo: tornar o imóvel mais atrativo, enaltecendo melhor o que tem para oferecer através da reorganização da mobília, adição de elementos decorativos, melhoramento das divisões e aprimoramento da iluminação. Mas há mais.
Eis um conjunto de artigos que vale a pena ler sobre o tema:
- "O vendedor de uma casa só pode controlar duas coisas: o preço e imagem”
- Vender casa: um guia completo para proprietários
- Conselhos para vender casa num mercado difícil (e incerto)
- "Sem Home Staging vai ser sempre mais difícil vender uma casa"
- Vender casa: pequenas mudanças para torná-la mais valiosa
- Vender a casa: o que fazer quando um imóvel não gera interesse?

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