
O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em fevereiro, ao contrário do indicador de clima económico, que diminuiu, interrompendo a trajetória ascendente dos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre dezembro e fevereiro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores”, lê-se no boletim do INE. De referir que o indicador de confiança dos Consumidores evoluiu da seguinte forma nos últimos cinco meses:
- -27,7 em outubro;
- -30,8 em novembro;
- -26,0 em dezembro;
- -23,9 em janeiro;
- -23,2 em fevereiro.
“O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em fevereiro, após ter aumentado em janeiro. O saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços também diminuiu em fevereiro, depois do aumento significativo observado em janeiro”, acrescenta o instituto.
No que diz respeito ao indicador de clima económico, diminuiu em fevereiro, depois de ter aumentado entre novembro e janeiro. Assim evoluiu nos últimos cinco meses:
- 0,7 em outubro;
- 1,2 em dezembro;
- 1,5 em dezembro;
- 1,9 em janeiro;
- 1,7 em fevereiro.
Segundo o INE, “o indicador de confiança dos Serviços diminuiu, tendo aumentado os indicadores da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas e do Comércio”.
“O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em fevereiro na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, de forma significativa nos últimos dois casos, tendo aumentado entre dezembro e fevereiro na Construção e Obras Públicas”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta