Atualmente é muito importante que um site imobiliário tenha determinadas caraterísticas, essenciais para promover uma casa para venda. Este pode fornecer informações relevantes aos visitantes, aumentar a posição das agências nos motores de pesquisa e angariar mais clientes.
Então e quais são os principais elementos que devem constar numa página imobiliária? Pois, primeiro que tudo, deves pensar qual o público que pretendes atrair e a partir daí fazer a promoção imobiliária. Mas há outros aspetos que são importantes.
Experiência do utilizador: facilidade e interação
Este é um campo que envolve todas as interações do utilizador com a página web. E como tal, deve permitir ao possível cliente ter uma experiência positiva, para que um possível comprador ou vendedor de uma casa volte a utilizar o site. Para isso, deve ter:
- Um design limpo – a página deve ter uma aparência simples, limpa e intuitiva. Deve constar apenas a informação mais importante para quem queremos atrair: possíveis compradores ou vendedores;
- Navegação simples – uma página de fácil utilização e que permita a um utilizador uma total autonomia. Uma estrutura transparente e com organização lógica serão fundamentais;
- Rapidez de utilização – nenhum de nós gosta de esperar pela informação. É fundamental que determinada página que se quer consultar carregue rápido para não ter que esperar muito.
- Navegação simples – de fácil orientação, com etiquetas claras e uma estrutura lógica.
- Comunicação rápida – prestar um serviço rápido e eficaz de atenção ao cliente. Um chatbot que garanta a comunicação imediata ao utilizador será uma mais valia, pois garante uma resposta ao cliente 24h por dia.
- Definir grupo de clientes – informação clara na página, ou seja, se a tua agência trabalha apenas com imóveis exclusivos ou de uma determinada zona é importante que essa informação seja visível, para não fazer perder tempo aos possíveis clientes.
A imagem da empresa: criar um impacto forte
O cartão de visita de uma imobiliária também passa pela imagem transmitida. Podes passar uma imagem atrativa de diferentes formas, desde a escolha das cores do logotipo até ao tipo de slogan escolhido pela agência.
A marca de uma agência imobiliária deve estar presente em diferentes tipos de marketing, desde o digital ao tradicional (cartões de visita, publicidade outdoor, newsletters), para potenciar o site imobiliário e dar mais visibilidade à marca.
Para posicionar melhor a marca, é importante ter uma estratégia de marketing que contemple campanhas de anúncios, uma presença forte nas redes sociais e uma estratégia de copywriting.
Fotografias e vídeos: os olhos também compram
As fotografias são uma parte fundamental num site imobiliário. Estas fornecem um retrato exato das casas para venda ou arrendamento. É importante que sejam profissionais e com alta qualidade.
Num mercado concorrido, as imagens profissionais podem fazer toda a diferença para atrair a atenção e gerar oportunidades. As fotografias e os vídeos são também uma excelente forma de criar uma conexão com os clientes.
Os vídeos podem ser partilhados num site imobiliário de diferentes formas:
- Visitas guiadas;
- Visitas virtuais;
- Vídeos realizados com drone.
Um site interativo: atrair e fidelizar
Outro dos elementos importantes para um site imobiliário ser atrativo são as funcionalidades interativas, que permitem estabelecer uma relação com o cliente. Entre as quais podemos enumerar algumas, como:
- Potenciar a máxima autonomia ao utilizador na procura de casas;
- Facilitar a visualização das propriedades;
- Disponibilizar conselhos para comprar, arrendar e vender casa;
- Publicar notícias atuais e funcionais sobre temas relacionados com o mercado imobiliário;
- Disponibilizar serviços e documentos adicionais e complementares às transações imobiliárias: minutas de documentos, crédito à habitação, seguros, entre outros.
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