EUA são a maior economia do mundo há mais de 100 anos e em 2025 vão manter a liderança, com 30,3 mil milhões de dólares.
Comentários: 0
Economia global atingirá 115 mil milhões de dólares em 2025
Visual Capitalist

Os EUA são a maior economia do mundo há mais de 100 anos e em 2025 vão manter a liderança, com 30,3 mil milhões de dólares. A China (19,5 mil milhões de dólares) também manterá a sua posição - tem sido a segunda maior economia mundial durante 15 anos consecutivos. Juntos, representam mais de dois quintos (43%) do PIB global. Os dados provêm das estimativas do PIB do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2025. Todos os valores são arredondados e em dólares norte-americanos nominais.

No entanto, recentemente houve alterações nos cinco primeiros ligare do ranking. A Alemanha (4,9 mil milhões de dólares) ultrapassará o Japão (4,4 mil milhões de dólares) em 2024 como a terceira maior economia. Entretanto, a Índia (4,3 mil milhões de dólares) ultrapassou o Reino Unido (3,7 mil milhões de dólares) como a quinta maior economia desde 2020.

Espera-se que os três países mantenham as suas posições até 2026, altura em que se prevê que a Índia ultrapasse primeiro o Japão, em quarto lugar, e depois a Alemanha, em terceiro lugar, em 2028.

A França manter-se-á na 7ª posição, com 3,3 mil milhões de dólares, seguida de um conjunto de países composto por Itália (2,5 mil milhões), Canadá (2,33 mil milhões) e Brasil (2,3 mil milhões). A expectativa é que o Brasil fique entre os oito primeiros em 2028.

A Espanha (1,82 mil milhões), por seu turno, perderá um lugar no PIB mundial, atrás da Austrália (1,88 mil milhões), para ser 14ª maior economia do mundo. Já Portugal encontra-se no 48º lugar (319 milhões).

As previsões e os riscos do FMI para 2025

O FMI espera que o crescimento económico global continue nos 3,2%, impulsionado pelos cortes das taxas de juro, à medida que a inflação diminui nos principais mercados.

Os riscos geopolíticos continuam a ser a ameaça latente ao crescimento. Em fevereiro, a invasão russa à Ucrânia entrará no terceiro ano, o que no passado foi um factor chave para o aumento da inflação pós-pandemia na Europa.

O último conflito entre Israel e Palestina dura há um ano, envolvendo os vizinhos Líbano e Iémen e perturbando importantes rotas marítimas.

Entretanto, a Síria continua sob os holofotes depois de os rebeldes terem derrubado o governo de Bashar al-Assad em Damasco, pondo fim a 24 anos de governo.

La economía mundial alcanzará los 115 billones de dólares en 2025
Visual Capitalist

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta