
O Banco de Portugal (BdP) alertou esta quinta-feira (16 de janeiro de 2024) para a existência de perfis na rede social Facebook que não estão habilitados a conceder crédito.
Num comunicado publicado no seu site, o supervisor adverte que "os responsáveis pelos perfis da rede social Facebook infra identificados não estão na presente data, nem nunca estiveram, habilitados a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do BdP, nomeadamente, a concessão de crédito".
As cinco páginas apontadas pela entidade estão identificadas nesta rede social como "Oferta de empréstimo grátis em 24 horas sem pagamento antecipado”, duas como “Ajuda Privada”, “Ajuda financeira privada em Portugal” e, por fim, “Crédito Confiável e Seguro”.
A identificação dos perfis pode, no entanto, vir a ser alterada.
O BdP sublinha que a atividade de concessão de crédito está reservada às entidades legalmente habilitadas para o efeito, conforme dois decretos-leis.
A lista das empresas pode ser consultada no site da entidade liderada por Mário Centeno.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta