
O segmento imobiliário residencial de luxo mantém-se animado e resiliente, continuando a ter muita procura por parte dos investidores e/ou compradores nacionais e estrangeiros. Um estudo da Porta da Frente Christie's e da NOVA School of Business & Economics (SBE), que será apresentado dia 25 de fevereiro de 2025, conclui, por exemplo, que o mercado de gama alta em Portugal teve um crescimento significativo, em grande medida por um efeito de aumento dos preços em mais de 23% entre 2021 e 2024.
Um crescimento que se deve ao facto de haver um desequilíbrio entre a procura e oferta. “Neste período, a pressão da procura sobre a oferta de imóveis existente mais que duplicou, prevendo-se que esta dinâmica se mantenha para 2025. Além disso, o setor demonstrou ter um impacto significativo na economia nacional, estimado em mais de 7.000 milhões de euros, tendo gerado mais de 94 mil empregos no ano de 2023”, referem em comunicado a Porta da Frente Christie's e NOVA SBE.
O estudo em causa, chamado “Realty Premium Market” e considerado pioneiro no país, será apresentado durante um evento que se realizará no campus da NOVA SBE Carcavelos, prometendo revelar informações exclusivas sobre as tendências, desafios e estratégias do setor. Estudo esse, de resto, que foi realizado tendo por base dados do idealista, entre outras entidades.
Citado na nota, João Cília, CEO da Porta da Frente Christie’s, afirma que “o mercado imobiliário de gama alta em Portugal tem tido um crescimento significativo e uma importância crescente para a economia nacional”. O estudo pretende “trazer uma análise aprofundada e baseada em dados, que permita aos ‘players’ do setor entender melhor as dinâmicas do mercado e assim tomar decisões mais informadas e estratégicas”, acrescenta.
Já Pedro Brinca, investigador na NOVA SBE e coordenador do estudo, considera que a colaboração entre a NOVA SBE e a Porta da Frente Christie's “reforça a importância da partilha de conhecimento e análise de dados para apoiar o setor imobiliário de gama alta na tomada de decisões mais informadas e na identificação de oportunidades de crescimento sustentável”.

Três painéis de debate e especialistas de várias áreas
O evento contará com a participação de vários especialistas no setor imobiliário e haverá três painéis de debate, onde serão analisados os seguintes temas:
- Evolução do mercado e tendências para o futuro;
- Desafios na promoção de imóveis de gama alta;
- Como captar e fidelizar os clientes de luxo.
Entre os participantes/intervenientes no evento estarão, além de Pedro Brinca e João Cília:
- João Braz, Head of Idealista/Data Portugal;
- Eduardo Netto de Almeida, presidente da Lantia;
- Rui Meneses Ferreira, CEO da Kronos Homes;
- Aniceto Viegas, CEO da Avenue;
- João Paula Santos, CIO da Solyd;
- Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin;
- Miguel Laffan, chef distinguido com duas estrelas Michelin;
- Dulcineia Correia, Private Client Ambassador no Grupo LVMH | Louis Vuitton;
- Diana Nunes, Marketing Lead da Lamborghini e Bentley Portugal;
- Mariana Bettencourt, Marketing & Communication Manager da Boutique dos Relógios.
“O evento termina com uma palestra de Pedro Siza Vieira, advogado, sócio da PLMJ e professor da NOVA School of Law, e ex-Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital (…), que trará uma visão estratégica sobre os desafios económicos e legais que impactam o setor imobiliário”, lê-se no documento.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta