
Os senhorios com contratos de arrendamento antigos – rendas anteriores a 1990 – que ainda não receberam as compensações a que têm direto vão recebê-las “a curto prazo", assegurou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Segundo o Público, que cita o IHRU, o atraso no pagamento das referidas compensações deve-se à falta de documentos que "comprovem a conformidade dos requisitos legais".
Em causa está uma medida do anterior Governo que, no âmbito do programa "Mais Habitação", congelou de forma definitiva os contratos de arrendamento anteriores a 1990, que não são abrangidos pelo Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) – as chamadas "rendas antigas". Em contrapartida, criou uma ajuda financeira para os senhorios destes contratos, que estão impedidos de praticar rendas livremente, dependendo das características dos inquilinos. Na prática, os mesmos têm direito a uma compensação financeira "sempre que o valor da renda mensal dos contratos de arrendamento para habitação seja inferior a 1/15 do valor patrimonial tributário" do imóvel"
Muitos senhorios ainda não receberam, no entanto, a referida compensação: até 31 de janeiro, foram submetidos 4.850 pedidos de compensação por parte de senhorios, sendo que destes apenas foram validados 1.739 pedidos – e apenas 1.056 já foram pagos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta