Há melhor altura para refrescar o ambiente da casa? Estes truques de decoração vão dar uma nova energia aos teus espaços.
Comentários: 0
casa decoração primaveril
Freepik

As chuvas que assolaram Portugal fizeram parecer ilusória a chegada da primavera, como se o inverno continuasse a rir-se de nós, mas o que é certo é que esta já se instalou desde o passado dia 20 de março e, quando bate à porta, entra também para dentro de casa o aquecimento do espaço. 

É como se a casa se revestisse para receber o inverno e agora deixasse cair essa camada para deixar entrar a época calorosa. Mas quais são as tendências de decoração para a primavera?

7 dicas de decoração de primavera

Este é o momento em que as cores sóbrias são postas de parte e abrem espaço a tons alegres e vibrantes porque afinal é altura de reflorescer o ambiente. 

Plantas: a comunhão com a natureza

Ir a um parque de diversões e não ver montanhas russas, é a mesma coisa do que entrar em casa nesta altura e não ter plantas. Ninguém escapa a esta tendência que valoriza o espaço.  

Elementos naturais são imprescindíveis para dar vida à casa na primavera e há inclusive flores específicas desta estação. Antúrio (a planta que não gosta de frio e deve ser mantida em ambientes entre os 18°C e 24°C graus) ou a Dália (uma planta que é símbolo de renovação e novos começos) são algumas das opções.

Estas são dispostas das mais variadas formas: em cima do móvel, penduradas na parede ou no chão e podem existir num ambiente interior – como na sala, no quarto e em parapeitos – ou exterior, na varanda ou jardim

decoração de primavera
Freepik

Ambientadores: mergulhar no cheiro da primavera

Por associação, há cheiros que nos remetem para uma estação fria e outros que nos trazem sensações calorosas. Fragrâncias doces, florais e cítricas são opções ideais para os ambientadores perfumarem a casa, em detrimento dos aromas amadeirados e orientais mais usados no inverno.

Tecidos vibrantes: a forma acessível de abrir os braços à estação

Sentimos que estamos a caminhar na direção dos meses quentes quando começamos a trocar a roupa de inverno pela de verão certo? O mesmo se aplica ao visual das roupas de cama e almofadas espalhadas pela casa, que proporcionarão um ambiente mais alegre e cheio de energia.

Assim, esta é a altura perfeita para mudar os têxteis apostando em estampas coloridas e florais, tanto nas almofadas do quarto e da sala, como nos lençóis. É uma maneira de mudares a decoração da casa e entrares no espírito sem que seja necessário gastares avultados valores. 

Damos ainda as boas-vindas à época de fazer com que os tecidos percam peso guardando os acolchoados no armário e substituindo os jogos de cama por materiais mais frescos.

tendências de primavera
Freepik

Varandas: ressuscitar o espaço

As varandas das casas assistem ao nosso retorno, depois de meses frios e inimigos dos móveis exteriores. Deves devolver, assim, a vida a este espaço repondo as almofadas em tons pastel ou brancas, bem como investir em móveis de fibra sintéticas. Estes casam perfeitamente com a estação e são feitos de um material mais resistentes às mudanças de temperatura, porque na primavera São Pedro ainda prega partidas.

Existem ainda tendências decorativas que merecem mais atenção já que são próprias da energia desta época do ano. Vasos suspensos para as plantas ou feitos de cerâmica; lanternas decorativas e peças em artesanato, são alguns exemplos. As plantas na área exterior também não se revelam em demasia, sobretudo numa altura favorável ao seu crescimento. 

Para dar um toque às paredes, podes ainda fazer um jardim vertical de forma a criares uma atmosfera aconchegante. Estas dicas tanto se aplicam a decorações boho, assim como, para estilos mais elegantes. 

decoração de casa
Freepik

Cortinas: a importância dos tons 

Se para as mulheres, é altura de trocar texturas das malas bem como a paleta de cores das unhas. Porque não estender essa adaptação ao nosso lar? Cores escuras são colocadas à margem nesta fase do ano, para dar lugar a versões mais claras e frescas.

Sendo as cortinas um elemento chamativo na sala e no quarto, estas acabam por transmitir a personalidade do espaço. Desta forma, além de se apresentarem mais leves para facilitar a entrada da luz solar, devem assumir tons que encaixem na estação primaveril: tanto aqueles que remetem para a natureza como o verde ou o azul; assim como cores vibrantes tal como o amarelo mostarda ou, por sua vez, tons mais suaves, como o off-white e o bege. Importa é combinar com a restante decoração. 

casa e tendências decoração de interiores
Freepik

Tapetes: não servem só para aquecer

Independente do ambiente que tens dentro de casa – seja ele mais rústico ou refinado – há sempre formas de decorares as divisões com tapetes ao sabor da primavera, sem deixares de expressar o teu estilo. 

É na troca da estação que se pode assistir também à troca dos tapetes por algum que seja mais alegre, com diferentes tonalidades e assuma diferentes formas, já que o que se pretende é dar vida ao espaço. 

Toalhas de mesa: o equilíbrio da decoração 

As toalhas de mesa também exercem o seu peso na decoração primaveril. Estas podem servir de balança para harmonizar as cores do espaço, mediante tons neutros, ou para ajudar a acentuar a vivacidade, se ainda não existir energia nos elementos decorativos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta