
Viver numa casa com piscina e jardim é a combinação perfeita para desfrutar de bons momentos ao ar livre com a família e amigos, assim como para refrescar nos dias mais quentes de verão. Mas também há o outro lado da moeda: geralmente os imóveis residenciais com estas comodidades são mais caros e têm uma manutenção mais dispendiosa. No entanto, quem está à procura de casas de luxo à venda em Portugal parece não olhar a gastos extra, apresentando uma clara preferência por comprar habitações com piscina e jardim, tal como revelam os dados do idealista/data.
As famílias ou os investidores que estão à procura de moradias de luxo à venda no nosso país têm uma forte inclinação por casas com piscina e jardim. É isso mesmo que se pode concluir a partir da análise dos dados do idealista/data referentes aos últimos três meses terminados em maio de 2025: a procura de casas de luxo em Portugal com estas comodidades é 15% superior face ao interesse demonstrado por habitações sem estes extras.
O mesmo se observa na generalidade de distritos e ilhas com amostras representativas (territórios com mais de 50 imóveis à venda deste tipo por preços superiores a 1 milhão de euros). Em Faro, por exemplo, o interesse por casas com piscina e jardim é 79% superior face aos imóveis sem estes espaços exteriores. Esta diferença a favor de casas exclusivas com piscina e jardim também foi registada em Setúbal (+64%), na ilha da Madeira (+27%), no Porto (+8%) e em Lisboa (+4%).
Mas onde é que os compradores estão a procurar mais habitações de luxo com jardim e piscina? É em Lisboa, em Leiria e em Setúbal, de acordo com os mesmos dados. Já o distrito de Aveiro e a ilha da Madeira foram os territórios que revelam ter menor pressão da procura por este tipo de imóveis de luxo.
O que também salta à vista é que houve um arrefecimento do interesse por moradias de luxo no último ano, quer por casas com espaços verdes e refrescantes (-28%), quer por habitações que não dispõe destas ‘amenities’ (-45%). Esta tendência foi sentida na maioria dos territórios, incluindo Lisboa e Porto, sendo mais intensa no segmento premium sem jardim e piscina. Ao que tudo indica, a procura está, sim, mais dispersa pelas casas de luxo existentes no mercado, uma vez que se registou um aumento da oferta em ambos os casos.
Onde há mais casas de luxo com piscina à venda?
As famílias e os investidores que procuram casas de luxo à venda com piscina e jardim vão encontrar uma vasta oferta, distribuída por quase todos os cantos do país e ilhas. Contabilizaram-se 7.760 habitações deste tipo no mercado português no último trimestre terminado em maio, mais 12% face ao mesmo período do ano passado.
É em Faro e em Lisboa onde há mais opção de escolha de habitações exclusivas com estas comodidades: a oferta é superior a 3.000 imóveis no distrito algarvio (após um crescimento anual de 17%) e o stock ronda os 2.300 ativos na capital portuguesa (+3% face ao ano anterior). Já Santarém é o território que apresenta menos oferta (apenas 51 imóveis), apesar de ter registado uma subida de 55%.
Também é visível que há sete vezes mais moradias premium com piscina e jardim do que habitações sem estas áreas exteriores em Portugal – e o mesmo é visível em todos os distritos e ilhas analisados. Conta-se pouco mais de mil imóveis à venda no nosso país sem estas zonas ao ar livre, muito embora a oferta tenha subido 45% no último ano. A maioria destas casas de luxo sem piscina e jardim situa-se em Lisboa, Faro, Porto, Setúbal e na ilha da Madeira, tendo-se registado um aumento anual de stock em todos os territórios.
Casas premium com piscina e jardim são 13% mais caras …
Tal como seria de esperar, as casas de luxo com piscina e jardim são 13% mais caras do que as habitações sem estes extras. Neste universo de gama alta, as casas com estes espaços ao ar livre custam, em termos medianos, 1.800.000 euros no nosso país. Já as casas exclusivas sem estas ‘amenities’ apresentam o preço mediano de 1.600.000 euros na primavera.
Estas diferenças de preços das casas de luxo com ou sem piscina e jardim é visível em várias zonas analisadas, sendo mais acentuada em Lisboa (+30%), Leiria (+21%) e na ilha da Madeira (+17%). Já o Porto foge à regra, com as casas de luxo com zonas verdes refrescantes 6% mais baratas do que as que não têm estas áreas.
As casas de luxo com piscina e jardim mais exclusivas de todas localizam-se em Lisboa, Faro e em Setúbal, com preços superiores à mediana nacional. Por outro lado, os imóveis deste tipo com menores custos estão em Viana do Castelo, Aveiro e em Santarém, rondando os 1.300.000 euros, revelam ainda os dados do idealista/data.
No último ano, o preço das casas premium com piscina e jardim subiu ligeiramente em Portugal (+3%), assim como em vários territórios analisados, com destaque para Leiria (+12%) e Lisboa (+9%).
Já no caso das moradias sem piscina e jardim, os preços desceram ligeiramente no nosso país (-4%), uma tendência observada em várias localizações, como Lisboa (-12%), ilha da Madeira (-3%) e Setúbal (-3%). Este arrefecimento do custo destas casas premium pode estar relacionado com a subida expressiva da oferta em 45% no último ano, a qual acabou por aumentar a concorrência entre vendedores.
Por outro lado, as casas de luxo sem estes extras ficaram ligeiramente mais caras no último ano em Faro (+6%) e no Porto (+2%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.