Segundo o INE, a procura interna manteve um contributo positivo semelhante ao do trimestre anterior, impulsionada pela aceleração do consumo privado.
Comentários: 0
PRODUTO INTERNO BRUTO EM VOLUME
Fonte: INE

A economia portuguesa manteve o ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2025, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 2,4% em volume face ao mesmo período do ano anterior, após uma variação de 1,8% no trimestre precedente. Este desempenho reflete uma melhoria das exportações de bens e serviços e uma ligeira desaceleração das importações, o que atenuou o contributo negativo da procura externa líquida.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a procura interna manteve um contributo positivo semelhante ao do trimestre anterior, impulsionada pela aceleração do consumo privado, embora o investimento tenha registado uma ligeira desaceleração. Em comparação com o segundo trimestre, o PIB cresceu 0,8%, acima dos 0,7% registados no período anterior.

Em comunicado, o INE destaca ainda que o aumento do consumo privado foi determinante para o reforço da procura interna, enquanto o contributo da procura externa líquida foi mais negativo devido a uma subida mais expressiva das importações face às exportações. A incorporação de nova informação estatística não alterou as estimativas anteriores, confirmando a trajetória de crescimento estável da economia portuguesa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta