Trump propõe comprar 171 mil milhões em hipotecas para baixar juros
O Presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu quinta-feira que o Governo deve comprar 200 mil milhões de dólares (171 mil milhões de euros) em títulos hipotecários, uma medida que, segundo o republicano, ajudaria a reduzir as taxas de juro.
Juros das obrigações sobem em Portugal - em França ainda mais
O mercado obrigacionista da zona do euro sofreu grandes mudanças em 2025. Os juros das obrigações dos países tenderam a subir, com destaque para França que deu o salto para 3,56% no final do ano passado - o maior valor registado entre os países da zona euro. Portugal também entra neste grupo, com os rendimentos das obrigações a aumentar para 3,16%. Já Itália foi o único país a registar uma queda.
Novos créditos habitação: juros descem há 10 meses e fixam-se em 2,82%
A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação voltou a diminuir em novembro, pelo 10.º mês consecutivo, para 2,82%, com descidas nos novos contratos e nas renegociações, divulgou o Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira, dia 6 de janeiro.Segundo os dados do supervisor bancário, a t
Juros dos depósitos a prazo mantêm-se em novembro
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares manteve-se em novembro em cadeia em 1,37%, uma tendência observada também nos bancos da área do euro, divulgou esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, o Banco de Portugal (BdP).
Certificados de aforro em papel iniciam a transição para o digital
As pessoas que ainda têm certificados de aforro em papel já podem converter os títulos para formato digital nas lojas dos CTT, garantindo o registo informatizado dos documentos relativos a investimentos mais antigos. O processo de conversão dos certificados das séries A, B e D em papel, implementado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), vai durar quase quatro anos, até 29 de novembro de 2029.
Ano novo, casa nova? O que é preciso saber quando se quer comprar casa
O ano de 2026 arrancou e um dos desejos de muitas pessoas será o de conseguir comprar casa, o que poderá ser uma tarefa complicada, devido aos elevados preços pedidos por proprietários, no caso de imóveis usados, ou promotores imobiliários, tratando-se de imóveis a estrear. Pelo meio, e para conseguirem realizar esse desejo, muitas pessoas têm de pedir um crédito habitação, o que representa mais um encargo ao final do mês. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, entre outras coisas, tudo o que é preciso saber e ter em conta quando se pretende comprar casa.
Crédito habitação em janeiro de 2026? Estas são as prestações da casa
O ano de 2026 arranca com ligeiros aumentos das prestações da casa para os novos créditos habitação a taxa variável. Isto porque as taxas Euribor voltaram a registar uma subida mensal em dezembro, seguindo a tendência observada desde o verão de 2025.
Falta de casas? “Industrialização é parte incontornável da solução”
Portugal está, hoje, mergulhado numa crise de acesso à habitação. Os altos impostos, atrasos nos licenciamentos e falta de mão de obra são alguns dos fatores que travam a construção de casas ao ritmo necessário para responder à elevada procura.
Japão quer subir juros – e aprova orçamento recorde de 665 mil milhões
O governador do Banco do Japão reiterou a necessidade de querer manter a subida das taxas de juro para estabilizar a inflação em torno dos 2% e sustentar o crescimento dos salários, assinalando uma mudança gradual face a décadas deflação e de estagnação do salários. Esta intenção foi comunicada 24 horas antes de o Governo japonês aprovar um orçamento recorde para o próximo ano fiscal, com o objetivo de reforçar a despesa com defesa e segurança social, numa altura em que a inflação continua a pesar sobre o consumo e a alimentar receios quanto à dívida pública.
Preço das casas subiu 27% desde o início do Governo de Montenegro
Desde a entrada em funções do primeiro Governo de Montenegro e da apresentação do seu plano Construir Portugal, os preços das casas vendidas no país já subiram cerca de 27%, com a média nacional a atingir o máximo de quase 250 mil euros.
Estas apps vão ajudar-te a controlar as despesas e poupar em 2026
Poupar dinheiro continua a ser um dos maiores desafios das famílias portuguesas e o ano de 2026 não será exceção.
Alta venda de casas volta a pressionar preços – sobem 17,7% num ano
Portugal continua a assistir a uma elevada compra de casa. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que foram vendidas cerca de 42,4 mil habitações no verão de 2025, mais 3,8% do que um ano antes.
Casas à venda em Portugal: preço sobe e atinge novo recorde em 2025
A reta final de 2025 voltou a evidenciar uma tendência observada ao longo do ano: os preços das casas para comprar em Portugal continuam a subir a um ritmo acelerado. Isto porque os benefícios ao aumento da oferta residencial só chegaram em dezembro com o pacote fiscal - que ainda carece de aprovação do Parlamento -, enquanto os incentivos à aquisição estiveram presentes durante todo o ano, através de juros acessíveis e apoios aos mais jovens (isenção de IMT e garantia pública). O índice de preços do idealista (editor desta newsletter) revela que o preço das casas no país cresceu 6,8% em dezembro face ao mesmo mês de 2024, colocando o custo mediano nos 3.019 euros por metro quadrado (euros/m2), um novo máximo histórico. Já em relação à variação trimestral, o preço da habitação subiu 2,6%.
Banco central chinês volta a manter a taxa de juro de referência em 3%
O Banco Popular da China anunciou esta segunda-feira (22 de dezembro de 2025) que vai manter a taxa de juro de referência para empréstimos (LPR) a um ano em 3%, pelo oitavo mês consecutivo, em linha com as previsões dos analistas.
BCE congela juros por unanimidade mas não fecha portas a mudanças
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sinalizou esta quinta-feira, dia 18 de dezembro de 2025, que a decisão de manter os juros inalterados foi unânime, mas salientou que todas as opções estão em cima da mesa. A decisão de não mexer nas taxas de juro, pela quarta reunião consecutiva, foi “unânime”, assegurou Lagarde, na conferência de imprensa após a reunião de dezembro, mas, quando questionada sobre decisões futuras, sublinhou que também partilharam a “visão de que todas as opções devem estar em cima da mesa”.
Alta procura de crédito habitação resiste a ligeira subida da Euribor
O ano de 2025 veio confirmar tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal. A concessão de novos empréstimos correu a bom ritmo, sobretudo, a taxa mista. Os jovens compraram ainda mais casas com a ajuda da garantia pública, que se somou à isenção do IMT.
Crédito habitação está a ficar mais caro por Euribor e ajuste da banca
As taxas Euribor subiram ligeiramente nos últimos meses, estando acima dos 2%. E os bancos estão a reagir a esta evolução, aumentando também um pouco o custo dos financiamentos.
Taxa de juro no crédito habitação cai para 3,133% em novembro
A taxa de juro no crédito habitação recuou 4,7 pontos para 3,133% entre outubro e novembro, mas nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa subiu pela primeira vez desde abril, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Banco de Inglaterra desce juros pela sexta vez para 3,75%
O Banco da Inglaterra desceu esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, em um quarto de ponto, para 3,75%, as taxas de juro no Reino Unido, para impulsionar a economia perante a queda da inflação e de um crescimento fraco.
Juros do BCE ficam congelados até fevereiro de 2026
As taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE) vão continuar congeladas nos atuais níveis, pelo menos, até fevereiro de 2026.