Empresário Jorge Mendes investe 300 mil euros em abrigo em Penela
A primeira pedra do abrigo de Ferraria de São João, no concelho de Penela (distrito de Coimbra), é colocada este sábado, dia 17 de janeiro de 2026, num investimento de 300 mil euros, suportado pelo empresário e agente de futebol Jorge Mendes.
Incêndio em Hong Kong: Governo faz investigação independente e mantém eleições
O Governo de Hong Kong anunciou esta terça-feira (2 de dezembro de 2025) uma investigação independente para apurar as causas do incêndio a um complexo residencial que matou pelo menos 151 pessoas, além de indicar que as eleições legislativas "serão realizadas como previsto” no domingo.
Incêndios: ministro garante que apoios de 2024 estão “quase resolvidos”
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou esta quarta-feira, dia 24 de setembro de 2025, no parlamento, que os apoios atribuídos pelos incêndios de 2024 estão “quase todos resolvidos”, faltando casos em que há litígio de valores.
Fogos em Portugal: o fumo é mais perigoso do que pensas
O fumo dos incêndios florestais pode ser mais letal do que as próprias chamas. Além de provocar asfixia, liberta partículas tóxicas que afetam os pulmões, o coração e o cérebro.
Incêndios em Portugal: vítimas vão ter acesso a apoio jurídico gratuito
A Ordem dos Advogados lançou uma iniciativa solidária para minimizar os impactos dos incêndios rurais. Uma Bolsa de Advogados Voluntários irá oferecer apoio jurídico gratuito a cidadãos e empresas gravemente afetados pela tragédia. Para apoiar as vítimas dos fogos em Portugal, o objetivo da OA é envolver mais de 500 advogados voluntários.
Incêndios: candidaturas ao apoio para limpar terrenos na reta final
Com dezenas de incêndios ativos por todo o país e temperaturas a ultrapassar os 40 °C, o verão de 2025 está a colocar novamente a floresta portuguesa sob enorme pressão. O risco de incêndio é muito elevado em várias regiões, sobretudo no Norte, Centro e Algarve. Perante este cenário preocupante, ganha especial relevância o apoio de até 800 euros por hectare para incentivar a limpeza de terrenos, uma medida favorável à prevenção de novos focos de incêndio. As candidaturas a este apoio terminam esta sexta-feira, dia 1 de agosto.
Los Angeles aposta na construção industrializada após incêndios
No dia 7 de janeiro de 2025, uma série de incêndios terríveis atingiram a cidade de Los Angeles (EUA), matando 28 pessoas e consumindo mais de 9.300 hectares, incluindo mais de 15.000 estruturas, entre elas várias casas e complexos residenciais, segundo dados publicados pelo departamento de bombeiros da cidade.
Incêndios: proprietários de casas afetadas podem pedir apoios até março
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial anunciou esta segunda-feira (30 de dezembro de 2024), no Porto, o alargamento do prazo, até final de março, para que os proprietários de casas e fábricas atingidas pelos incêndios de setembro possam apresentar candidaturas a apoios financeiros.
Incêndios em Portugal: o que fazer se a minha casa arder?
Os incêndios em Portugal são um fenómeno recorrente, tendo atingido picos históricos de dimensão e intensidade em 2017 e no corrente ano.
Incêndios: Governo financia a 100% até 150.000€ reconstrução de casas
O Governo vai financiar a 100% até ao limite de 150.000 euros a reconstrução e reabilitação de casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios que, na semana passada, atingiram sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.
Incêndios: investimentos de 217 milhões do PRR em gestão de áreas rurais
O Governo quer acelerar investimentos de 217 milhões de euros nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), considerados fundamentais para proteção contra fogos rurais.
Fogo destrói prédio em Valência construído com materiais inflamáveis
O poderoso incêndio que destruiu esta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, um prédio de 14 andares em Valência (Espanha), começou num apartamento, mas as chamas espalharam-se rapidamente por todo o complexo. Especialistas apontam o material sintético da fachada como a causa mais provável da rápida propagação. A missão dos peritos forenses será, entretanto, determinar o ponto de partida, a causa do incêndio, para que as seguradoras possam compensar os afetados.
Incêndios em tempo real? Há um Atlas Mundial disponível online
O calor veio para ficar e trouxe com ele os incêndios, que ano após ano não dão tréguas aos bombeiros um pouco por todo o mundo. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), mais de 2.034 km2 já arderam este ano até 29 de julho em países da União Europeia (UE), o valor médio mais elevado dos últimos anos (1.600 km2 entre 2003 e 2022). Esses e outros dados estão disponíveis no Atlas Mundial dos Incêndios, que a ESA reativou.
Time lapse dos incêndios em Portugal este verão
Os incêndios florestais continuam a devastar Portugal ano após ano. A lista de fogos neste verão de 2022 já vai longa, e as condições meterológicas continuam a agudizar a situação.
Incêndios na Europa à lupa – Portugal tem sido dos países mais afetados
Calor também é sinónimo, infelizmente, de incêndios florestais. E Portugal tende a estar na liderança deste ranking a nível europeu. Este ano, ao contrário do que aconteceu na média dos últimos anos – entre 2008 e 2020 –, a área ardida no país é inferior à registada em países como Turquia, Grécia, Itália e Espanha, que também costumam ser assolados por incêndios florestais. Um problema que não passa ao lado do Governo, com o primeiro-ministro António Costa a pedir “cuidados acrescidos” para os próximos tempos.
Incêndios: 93% das 819 casas destruídas pelo fogo de outubro de 2017 estão recuperadas
A maioria (93%) das casas destruídas pelo incêndio de outubro de 2017 já foram recuperadas, num investimento de 52 milhões de euros. Faltam agora recuperar 58 das 819 casas atingidas pelas chamas, o que deverá acontecer até ao final do ano".



Cratera de Darvaza, a "Porta do Inferno" está ativa há quase 50 anos
No deserto de Karakum, em Darvaza, a cerca de 300 quilómetros de Asgabate, capital do Turquemenistão, existe um poço onde as chamas deflagram há mais de 40 anos. Tudo começou em 1971, quando um grupo de geólogos russos exploravam a zona em busca de campos de petróleo.
Incêndios: prazo para limpar terrenos termina a 15 de março… e multas são pesadas
Os proprietários de terrenos localizados em espaços rurais têm até 15 de março para limpar o mato e podar árvores junto a casas isoladas, aldeias e estradas. As coimas variam entre 280 e 120 mil euros.
OE2019: 45 milhões para reconstruir casas afetadas pelos incêndios
A morosidade dos processos de reconstrução das casas afetadas pelos incêndios de há um ano fez com que parte dos 60 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) ficassem por utilizar. Mas o Governo garante que essas verbas não se perdem e que o dinheiro está contemplado no OE2019. No total, para o próximo ano, estão previstos 40 milhões de euros para esta finalidade.
Recuperação das 32 casas afetadas pelo incêndio de Monchique ronda os dois milhões
O ministro João Pedro Matos Fernandes prevê que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique rondará os dois milhões de euros, um financiamento assegurado pelo programa Porta de Entrada.
Incêndio de Monchique atingiu 74 casas, 30 de primeira habitação
O incêndio que lavrou durante uma semana no concelho de Monchique consumiu 30 casas de primeira habitação, num universo de 74 casas afetadas. Existe ainda um conjunto alargado de casas cujas áreas de apoio – agrícolas ou de animais, por exemplo – ficaram danificadas, mas essas não deverão ter qualquer tipo de apoio.
Governo assegura apoios para a reconstrução de casas em Monchique
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, garantiu esta terça-feira (7 de agosto) que será prestada ajuda às populações da zona de Monchique, que está a ser fustigada por um incêndio de grandes dimensões, através do programa de reconstrução de habitações depois de catástrofes, o “Porta de Entrada”.
Uso de fundos para a reconstrução de casas dos incêndios investigado pela Justiça
O MP abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades no uso de fundos para a reconstrução de casas de primeira habitação que arderam no grande incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017. Cerca de 500.000 euros terão sido desviados para obras que não eram urgentes.
Obras já decorrem em todas as casas afetadas pelos incêndios de junho do ano passado
Todas as casas de primeira habitação afetadas pelos fogos de junho de 2017, e dois terços referentes aos incêndios de outubro já foram ou estão a ser alvo de obras. Segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, das 1.480 casas afetadas, cerca de 1.126 estão em obra, fase de obra ou concluídas.
Aldeias com maior risco de incêndio vão ter planos de evacuação e um oficial de segurança
Mais de metade dos concelhos do país – mais concretamente 189 municípios, que possuem freguesias de risco – vão ter um plano de evacuação e um abrigo previamente definido, para prevenir e diminuir os efeitos dos incêndios. As aldeias terão um oficial de segurança para transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização.