Ocupação ilegal de imóveis: Marcelo promulga agravamento de penas
Um mês depois de ter passado no crivo do Parlamento, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deu luz verde ao decreto que agrava as penas por ocupação ilegal de imóveis.
Revive Natureza: há seis imóveis em concurso até dia 16 de dezembro
São seis os imóveis que estão a concurso para exploração turística no âmbito do Fundo Revive Natureza, que é gerido pela Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário, tendo o prazo para a apresentação de candidaturas sido alargado até dia 16 de dezembro de 2025 (era para ter terminado dia 6 de novembro).
Investimento de 16 milhões transforma palacete em hotel de 4 estrelas
O grupo português Hoti Hoteis transformou o Palacete Conde Dias Garcia num hotel quatro estrelas e propôs, no dia 28 de agosto de 2025, recuperar em 15 anos o investimento de 16 milhões de euros nessa unidade de São João da Madeira. O novo hotel da marca Meliá do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto foi criado ao abrigo do Programa Revive, que, tutelado pelos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, confia a parceiros privados a requalificação de património do Estado para fins turísticos.
Casas turísticas: “A excelente alternativa para a reabilitação urbana”
A reabilitação urbana tem ajudado a dar luz às cidades portuguesas, oferecendo nova vida a imóveis devolutos, e não apenas na área residencial.
Conversão de imóveis devolutos em casas turísticas acelera em Portugal
A transformação de edifícios antigos em casas turísticas é um modelo de negócio cada vez mais procurado por investidores imobiliários, que pretendem rendimentos estáveis no longo prazo.
Antiga central da EDP no Porto vai dar lugar a casas e lojas
Os antigos terrenos da central termoelétrica da EDP junto ao rio Douro, no Porto, estão fechados e devolutos há várias décadas. Mas agora vão ganhar nova vida.
Coimbra tem mais de 250 imóveis degradados ou devolutos
Coimbra tem pelo menos 282 imóveis degradados ou devolutos, afirmou esta segunda-feira, dia 16 de junho, o vereador da Câmara Miguel Fonseca, afirmando que o município irá continuar a identificar imóveis nestas condições para efeitos de agravamento de IMI.A Câmara de Coimbra criou em 2024 uma equipa
Há um terreno em Algés com vivendas devolutas que pode ganhar nova vida
Esteve a decorrer até esta terça-feira (29 de abril de 2025) uma consulta pública ao Pedido de Informação Prévia (PIP) de um loteamento localizado em Algés, no concelho de Oeiras (Grande Lisboa), que prevê a construção de 17 edifícios de habitação num terreno onde se encontram três vivendas abandonadas e consideradas “icónicas” para os moradores da zona.
Revive: há mais cinco imóveis devolutos para converter em hotéis
O programa Revive vai incorporar mais cinco imóveis históricos devolutos para serem transformados em unidades hoteleiras, revelou o Governo.
Mudança de ministérios para a sede da CGD permitiu libertar 40 imóveis
O Governo pretende colocar no mercado cerca de 40 imóveis libertados com a transferência de serviços para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na Avenida João XXI (Lisboa). A garantia foi dada pelo Ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento esta segunda-feira (28 de outubro de 2024), no Parlamento.
De colónia de férias em forma de avião em cima da praia a... hotel
Foi durante anos uma colónia de férias para crianças e está agora ao abandono, sendo que há um projeto imobiliário em cima da mesa que prevê a sua transformação em unidade hoteleira. A antiga colónia balnear em causa, que abriu em 1974 e encerrou em 2008, encontra-se nas dunas da praia da Areia Branca (Lourinhã), na zona Oeste de Portugal, e salta à vista sobretudo quando vista do ar, por ter semelhanças com um… avião.
O que fazer se uma casa vazia ou devoluta num prédio afetar outras?
Se uma casa vazia ou devoluta num prédio estiver a causar problemas estruturais ou de segurança que afetam os demais condóminos, os proprietários das outras frações podem recorrer a mecanismos jurídicos para resolver a questão.
Estado transfere 27 imóveis para municípios para habitação (e não só)
O Governo celebrou dezanove acordos com 17 municípios para a transferência de competências de gestão do património imobiliário público sem utilização. Desta forma, 27 imóveis do Estado que se encontram sem utilização ou devolutos, num valor global de 8,5 milhões de euros, serão transferidos para a gestão das autarquias.
Leiria tem 134 prédios devolutos
A Câmara de Leiria identificou 134 prédios devolutos nas áreas de Reabilitação Urbana do Centro Histórico e da Nossa Senhora da Encarnação e o presidente da autarquia promete encontrar uma solução com os proprietários.
Disponibilização de devolutos do Estado “está em marcha”, diz ministro
Quando apresentou a estratégia de habitação para o país, o novo Governo de Luís Montenegro anunciou que iria pôr fim ao arrendamento coercivo – previsto no programa Mais Habitação do antigo Executivo socialista – e avançar com a “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado. Ministro veio garantir que a “medida está em marcha”.
Santa Casa: plano de recuperação prevê venda de património
O plano de reestruturação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) já foi entregue ao Governo e prevê a alienação de património da instituição, nomeadamente de terrenos rústicos atualmente sem utilização. A aposta em novos jogos sociais também está em cima da mesa.
Grande Porto: há mais de 30 mil prédios devolutos… em quatro concelhos
Porto, Gaia, Matosinhos e Gondomar têm, ao todo, 31.241 prédios potencialmente devolutos ou declarados como tal, sendo que Gaia é o concelho do Grande Porto onde existem mais edifícios nesta condição (22.100). Em causa estão imóveis que são quase todos privados e cujos proprietários pagam mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o chamado IMI agravado, que é aplicado pelas autarquias.
Penamacor quer explorar casas devolutas para turismo
O município de Penamacor quer recuperar três casas devolutas na Reserva Natural da Serra da Malcata, numa primeira fase, para aumentar a oferta turística no concelho.
Mais casas (e mais baratas) com reabilitação de devolutos do Estado
O Estado é um dos maiores proprietários do país, estando muitos dos seus imóveis subtilizados e degradados. Afinal, ao longo dos últimos anos faltaram iniciativas para recuperar estes imóveis públicos devolutos e colocá-los no mercado residencial, apesar de a crise da habitação em Portugal se continuar a agravar a olhos vistos. Foi neste sentido que o Governo de Montenegro propôs criar um regime legal para que haja uma “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, sobretudo para habitação. Esta é uma medida “fundamental”, que tem potencial de subir a oferta de habitação, promover a reabilitação dos centros urbanos e até de reduzir o preço das casas, defendem os especialistas de mercado ouvidos pelo idealista/news. O grande desafio está na articulação da medida entre o Estado, as autarquias e os privados, apontam.
Governo agiliza injeção de imóveis devolutos do Estado no mercado
O Governo vai criar um regime legal para “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, para habitação ou outros projetos relevantes, o que será feito em conjunto com os municípios, foi esta segunda-feira (27 de maio de 2024) anunciado.
Águeda vai reabilitar 30 apartamentos devolutos
A Câmara de Águeda abriu um concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, por um preço base de 2,5 milhões de euros.
Programa Revive: só três dos 22 imóveis adjudicados estão a funcionar
Em oito anos, desde 2016 – quando o programa Revive foi lançado –, foi adjudicada a concessão de 22 imóveis públicos devolutos, com o objetivo de ganharem uma “segunda vida” no segmento imobiliário turístico. Só há, no entanto, três hotéis a funcionar ao abrigo da iniciativa: o Vila Galé Collection Elvas Historic Hotel (tem 79 quartos e abriu em 2019), o Vila Galé Collection Alter Real (tem 77 quartos e abriu portas em 2020) e o The Lince Santa Clara (dispõe de 87 quartos e abriu ao público este ano).
IMI agravado para prédios devolutos aplicado por 64 autarquias
O número de autarquias que indicou à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que quer aplicar a taxa agravada de IMI para prédios devolutos e em ruínas ascende a 64, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
Revive: hotel nos pavilhões das Caldas da Rainha sai do papel em breve
As obras para a recuperação dos telhados e do sótão dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devem arrancar em breve, prevê a autarquia. Em causa está um contrato de concessão “ganho” pela Visabeira e assinado em 2017, ao abrigo do programa Revive, que prevê a transformação dos três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I num hotel de luxo, sendo que o investimento no futuro Montebelo Bordalo Caldas da Rainha Hotel, de cinco estrelas, ronda os 15 milhões de euros.
Programa “Proprietário Mais com Menos” quer valorizar imóveis devolutos
A TOTE SER, empresa especializada em arquitetura de investimento, que concebe, desenvolve, valoriza e rentabiliza projetos de ativos imobiliários, lançou este ano o programa "Proprietário Mais com Menos", uma iniciativa centrada na valorização de imóveis devolutos subvalorizados/subrentabilizados.