Pritzker 2022: Francis Kéré é o 1º arquiteto africano a vencer prémio

O arquiteto do Burkina Faso Francis Kéré é o vencedor do prémio Pritzker 2022, tornando-se no primeiro profissional africano a conquistar o mais importante galardão da arquitetura mundial. “Francis Kéré está a ser um pioneiro da arquitetura – sustentável para a terra e para os seus habitantes – em terrenos de extrema escassez. […] Através de edifícios que mostram a beleza, a modéstia, o arrojo e a invenção, e pela integridade da sua arquitetura e gesto, Kéré sustenta, com graciosidade, a missão deste prémio”, lê-se na nota do júri, divulgada em comunicado.
Projeto para construir mercado da Time Out em São Bento no Porto sob fogo cruzado

Projeto para construir mercado da Time Out em São Bento no Porto sob fogo cruzado

A Time Out quer instalar um mercado em São Bento, no Porto, que inclui uma torre de 21 metros assinada pelo arquiteto vencedor do Pritzker, Souto de Moura. Mas o projeto para a ala sul da estação ferroviária de Campanhã continua envolto em polémica. Depois de ter sido noticiado que a Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) deu luz verde, contrariando as preocupações da Unesco de que o empreendimento põe em causa o "valor Universal Excecional" do centro histórico do Porto, classificado como património mundial, a Câmara do Porto diz não ter recebido qualquer informação.
Projeto de novo pólo cultural dos Aires Mateus na Suíça, revelado pelo Público

Arquitetura: Aires Mateus ganham projeto de museu suíço a três Pritzker

A arquitetura portuguesa acaba mais uma vez de ser reconhecida no panorama internacional. Esta segunda-feira ficou a saber-se que a o ateliê da dupla Manuel e Francisco Aires Mateus ganhou o concurso para a concepção do novo pólo cultural de Lausanne, na Suiça. Na corrida ao projeto de 85 milhões de euros estavam propostas assinadas por três prémios Pritzker.
Doação de acervo de Siza Vieira agrada ao Governo

Doação de acervo de Siza Vieira agrada ao Governo

Siza Vieira vai doar parte do seu acervo a duas instituições portuguesas, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação de Serralves, e a outra estrangeira, ao Centro Canadiano de Arquitetura. Uma decisão elogiada pelo Governo. “É uma solução que serve os interesses nacionais e garante, ao mesmo tempo, a promoção internacional da obra do mais importante arquiteto português da sua geração”, lê-se numa nota do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier.
Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014

Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014

O arquiteto japonês Shigeru Ban venceu o Prémio Pritzker 2014, considerado o Nobel da arquitetura, pelos projetos “elegantes e inovadores para clientes privados” e também por “usar o mesmo desenho inventivo e habilidoso nos seus amplos esforços humanitários”.
souto de moura preside a entrega de prémios do ihru

souto de moura preside a entrega de prémios do ihru

o conceituado arquitecto eduardo souto de moura, vencedor do prémio pritzker há dois anos, vai presidir ao 25º prémio do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru), que este ano só distinguirá trabalhos na área da reabilitação urbana.

souto moura lamenta atraso na obra do museu dos coches

o arquitecto eduardo souto moura lamentou os atrasos na conclusão do novo museu dos coches, em lisboa, criticando o facto de ter sido feita uma “enormidade de investimento” e de a obra estar parada “por meia dúzia de euros”. “só abandonam obras, e se fazem obras mal feitas, os países muito ricos.