Paz no Médio Oriente vai mexer com taxas Euribor? Analistas respondem
Tudo o que acontece no mundo tem o potencial de mexer com a economia dos países e com a carteira das famílias. Foi o caso do recente acordo de paz no Médio Oriente, entre Israel e o Hamas, que acabou por ter impacto em baixa no preço do barril de petróleo. Mas será que terá efeitos nas taxas Euribor e, por conseguinte, nas prestações da casa das famílias? Os especialistas de mercado ouvidos pelo idealista/news acreditam que não haverá grandes oscilações na Euribor, que tem assumido um comportamento ascendente nos últimos meses.
Como travar a crise energética? As 6 medidas de Bruxelas
A crise energética está instalada no palco europeu. Ainda estavam as economias dos países a recuperar do choque da crise pandémica quando surgiu a guerra da Ucrânia. E tudo mudou nos mercados da energia: reduziram a compra gás e petróleo à Rússia, passando a recorrer a outros países exportadores que vendem estes produtos energéticos mais caros. Foi por isso que a Comissão Europeia (CE) começou a preparar uma intervenção de emergência nos mercados grossistas europeus para fazer face à escalada dos preços da energia. Desde a redução do consumo da luz para poupar gás à utilização dos lucros excedentes dos produtores de eletricidade para apoiar as famílias, passando pela criação de um banco europeu de hidrogénio. Estas são algumas das medidas propostas por Bruxelas, cujos detalhes foram divulgados esta quarta-feira, dia 14 de setembro, por Ursula von der Leyen, presidente da CE, durante o seu discurso do Estado da União 2022. Explicamos tudo neste artigo.
Que países continuam a comprar combustíveis fósseis à Rússia?
Apesar das sanções e proibições de importação, a Rússia exportou combustíveis fósseis nos primeiros 100 dias após a invasão da Ucrânia no valor de 97.700 milhões de dólares (95.750 milhões de euros), principalmente petróleo e gás. Segundo dados do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), o bloco da União Europeia (UE) é responsável por 61% da receita, com Alemanha, Itália e Holanda na liderança, superados apenas pela China.
Luz verde para acordo político na UE sobre redução de 15% no gás
Os ministros da Energia da União Europeia (UE) chegaram esta terça-feira (26 de julho de 2022) a acordo político sobre a meta para reduzir 15% do consumo de gás até à primavera, pelo receio de rutura no fornecimento russo, num “consenso esmagador” após novas exceções.
Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?
O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?
Inflação faz disparar exportação e importação em Portugal - mas quanto?
Está a importar-se e a exportar-se mais produtos em Portugal. É isto mesmo que confirmam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE): em termos nominais, as exportações aumentaram 40,6% em maio de 2022 face ao mesmo mês do ano passado.
Inflação em Portugal atinge os 8,7% em junho, confirma o INE
A inflação em Portugal – tal como na Zona Euro – continua a subir. E em junho a inflação em território nacional alcançou os 8,7%, uma taxa 0,7 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em maio (8,0%), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.
EUA liderou a produção de petróleo em 2021
A guerra na Ucrânia ameaça elevar o preço do barril de petróleo para níveis mais altos do que os atuais. O barril de Brent alcançou o maior valor em 10 anos, fixando-se nos 125 dólares (118,5 euros), algo impensável há dois anos.
Assim é o consumo de energia doméstica na UE
A maior parte do consumo final de energia dos agregados familiares na União Europeia (UE) deve-se ao uso do gás natural (31,7%) e da eletricidade (24,8%). As energias renováveis representam 20,3%, sendo seguidas pelo petróleo e seus derivados (12,3%) e pelo calor derivado (8,2%). Uma pequena parte (2,7%) ainda diz respeito aos produtos de carvão (combustíveis fósseis). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat, relativos ao ano de 2020.
Os países com maiores reservas de petróleo do mundo são...
O petróleo volta a ser notícia e a estar na ordem do dia depois de atingir preços de 120 dólares por barril. As sanções contra a Rússia por parte de países ocidentais na sequência da guerra na Ucrânia afetam o petróleo bruto de origem russa, o oitavo país do mundo com as maiores reservas e o segundo em termos de produção. Os EUA, o primeiro país produtor do planeta, mas o décimo em termos de reservas, iniciaram contatos com a Venezuela, o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, para tentar reduzir a tensão de preços.
Que matérias-primas mais exporta a Rússia?
O valor de várias matérias-primas disparou para máximos históricos após a invasão da Rússia à Ucrânia, um cenário que tende a manter-se com a ofensiva militar em marcha, que faz com que as principais exportações russas arriscam subir de preço ainda mais.
Complexo Industrial de Sines: Governo avalia projeto da Repsol de 657 milhões
O Conselho de Ministros aprecia esta quinta-feira (dia 8 de julho de 2021) a atribuição de incentivos fiscais de até 63 milhões a um projeto de 657 milhões de euros da Repsol no Complexo Industrial de Sines, apontado como o “maior investimento industrial” da última década.O Conselho de Ministro
Começa a construção de gigante petroquímica russo-chinesa no extremo oriente russo
A maior empresa petroquímica russa, a Sibur, iniciou esta terça-feira (18 de agosto de 2020) os trabalhos preliminares para a construção de uma gigantesca fábrica na região de Amur, no extremo oriente russo, numa parceria com a China.
O colapso do petróleo nos EUA em tempos de pandemia
O petróleo em Nova Iorque (EUA) negociou, na segunda-feira (20 de abril de 2020), abaixo de zero pela primeira vez na história, sinalizando o afastamento extremo entre a procura e a oferta numa altura em que os tanques de armazenamento estão perto da capacidade máxima e a pandemia do coronavírus está a aniquilar a procura.
Expansão do coronavírus e guerra do petróleo afundam bolsas
Os mercados financeiros arrancaram esta semana no “vermelho” depois de a Arábia Saudita ter anunciado que vai abrir a “guerra total” ao preços do petróleo, numa tentativa de “encostar” Moscovo à parede. A cotação da matéria-prima caiu mais de 30%, como já não se via há mais de 30 anos, desde a Guerra do Golfo, e vem intensificar a crise gerada pela epidemia do coronavírus, que continua a propagar-se rapidamente um pouco por todo o mundo, jogando com as expetativas dos investidores.
Vistos de residência na Arábia Saudita custam 193 mil euros
A Arábia Saudita já concedeu os primeiros vistos de residência permanente a estrangeiros. São sobretudo médicos, engenheiros e financeiros – de 19 países – que conseguiram das mãos do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman a residência permanente na terra do petróleo. Para tal, depositaram 800 mil riyals (193,2 mil euros) nos cofres do reino.
Preço do petróleo no mundo está agora nas mãos destes três homens...
Quanto vai custar o petróleo em 2019 e nos anos seguintes? Agora, esta resposta que afeta a economia mundial - e o bolso de cada um - já não será dada pela OPEP. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo perdeu o controlo que tinha sobre o mercado do "ouro negro" e agora o rumo da matéria-prima segue as trajetórias de três homens: os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin e o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman. E cada um tem um interesse diferente.
Governo recorre da suspensão do furo de prospeção de petróleo em Aljezur
O Governo decidiu recorrer da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé de suspender o furo de prospeção de petróleo em Aljezur (Algarve). A informação foi avançada pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), responsável pela providência cautelar que quis travar a atribuição da licença de prospeção ao consórcio Eni/Galp.
Italianos começam à procura de petróleo no Alentejo dentro de meses
O consórcio liderado pela petrolífera italiana ENI, em que participa a Galp, prevê iniciar a pesquisa de petróleo na bacia do Alentejo entre setembro e outubro. A APA, no último dia do prazo para tomar uma decisão, deu a conhecer que dispensou a necessidade de uma avaliação do impacto ambiental.
Governo dá mais um ano para prospeção de petróleo no Alentejo
O Governo deu “luz verde” à prorrogação, por um ano, do período inicial de prospeção e pesquisa de petróleo na bacia do Alentejo, por considerar que o atraso na operação não é da responsabilidade do consórcio que integra a Galp. O prazo para encontrar petróleo na costa alentejana termina agora no início de 2019.
Mil milhões de euros e 175 furos depois... não há sinais de petróleo em Portugal
Há petróleo em Portugal? A dúvida persiste, mas para já não. E já terão sido investidos cerca de mil milhões de euros, aos preços atuais, pelos concessionários para encontrar petróleo ao largo da costa portuguesa. E mais: em 80 anos foram feitos 175 furos. O resultado... não está à vista.
Galp volta a adiar furo de petróleo no Alentejo
O consórcio Eni/Galp voltou a pedir um adiamento ao Governo para avançar com o furo de petróleo na bacia do Alentejo. Isto porque o decreto-lei aprovado em julho, no Parlamento, torna obrigatória a realização de uma consulta prévia às autarquias das áreas abrangidas pela prospeção. Contudo a decisão final ficará sempre a cargo da Secretaria de Estado da Energia, tutelada por Jorge Seguro Sanches.
Maior produtor de petróleo do mundo quer duplicar preço da gasolina
Aumentar o preço da gasolina em 80% é o que está a equacionar fazer a Arábia Saudita. A medida em estudo pelo maior produtor de petróleo do mundo faz parte do seu plano para reduzir a forte dependência económica do "ouro negro", depois de queda de preços à escala global. Esta informação surge numa altura em que o país enfrenta a sua recessão mais forte desde a crise financeira, estando a colocar em prática reformas no setor energético para reajustar e impulsionar a sua economia.
Petróleo no Algarve? Afinal, não. E no Alentejo? Talvez...
Nenhum dos consórcios para a prospeção e exploração de petróleo no Algarve vai afinal poder continuar a trabalhar.
Prepara-te para uma das maiores subidas de combustíveis do ano
O melhor é mesmo aproveitares o fim de semana que está à porta para encheres do depósito do carro. A escalada do preço do petróleo nas últimas duas semanas vai levar a um dos maiores aumentos do custo dos combustíveis em Portugal, a partir da próxima semana.