E-fatura com envio de faturação "em tempo real" até 2030
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais disse esta quarta-feira, dia 24 de setembro, que Portugal já começou a trabalhar na adaptação do e-fatura às novas regras europeias de comunicação da faturação em tempo real nas transações internacionais, a implementar até 2030.No Parlamento, onde foi ouvi
IRS: prazo para validar faturas termina hoje
As faturas a que cada contribuinte associou o seu NIF durante 2024 têm até esta terça-feira (25 de fevereiro de 2025) para ser validadas no Portal das Finanças, para que as despesas sejam contabilizadas como deduções ao IRS.
IRS 2024: prazo para validar faturas de 2023 termina (afinal) amanhã
A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira (28 de fevereiro de 2024), o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial.
Renda da casa no IRS: recibo fica disponível até dia 15 de março
As rendas das casas pagas ao longo de 2023 são uma despesa dedutível no IRS deste ano. E, por isso, importa verificar se tens todos os recibos da renda da casa em dia no e-Fatura. Mas se não encontrares os recibos de renda eletrónicos no Portal das Finanças, não te preocupes: muitos apenas ficam disponíveis até ao próximo dia 15 de março.
IRS 2024: prazo para validar as faturas nas Finanças termina hoje
O prazo para os contribuintes validarem as faturas que vão servir de base ao cálculo das deduções no IRS termina hoje, tendo esta validação de ser feita no Portal das Finanças.
Despesas de saúde IRS: como registar no E-Fatura
Muitas pessoas guardam todos os registos dos seus gastos. Simplesmente não vacilam. Assim, no momento de registarem as despesas realizadas, podem assegurar o máximo retorno.
Contudo, há quem tenha muitas dúvidas no momento de utilizar o e-Fatura.
Portal e-fatura: como anular faturas duplicadas?
Existem casos de faturas duplicadas no portal e-Fatura, o sistema de registo de faturas pedidas com número de contribuinte pelos consumidores, e embora não seja muito frequente, pode acontecer.
Os contribuintes com despesas em duplicado no portal e-Fatura devem corrigir o valor total dessas mesmas
Como preencher a declaração IRS 2022? Explicamos passo a passo
A entrega da declaração de IRS 2022 está à espreita: começa a 1 de abril e estende-se a 30 de junho.
IRS 2022: prazo para validar faturas termina hoje
O prazo para os contribuintes consultarem, confirmarem e registarem as faturas das despesas realizadas em 2021 termina esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, sendo este o momento para verificar se há faturas em falta, se estão na categoria de despesa adequada ou ficaram pendentes.A veri
Como classificar faturas: os símbolos a conhecer no portal e-fatura
Está quase a chegar a altura da entrega da declaração de IRS que ocorre entre 1 de abril e 30 de junho. Depois de comunicar o agregado familiar, os contribuintes têm agora de olhar para as faturas.
Validar faturas até 25 de fevereiro: como maximizar o reembolso do IRS
O relógio está em contagem decrescente para entregar a declaração de IRS em 2022. Mas antes há uma série de passos a ter em conta. Desde logo, toma atenção aos prazos para comunicar o agregado às Finanças e validar as faturas, já que ambos terminam em fevereiro.
IRS 2022: o calendário fiscal para maximizar o reembolso
Mais um ano arranca e chegou o momento de fazer contas à vida para apurar o rendimento total auferido em 2021. No apuramento das contas finais, entra o valor a pagar ou a receber no IRS 2022. Este ano a entrega da declaração do imposto está agendada para dia 1 de abril de 2022.
Como funciona o IVAucher? 16 perguntas e respostas que importa saber
O IVAucher entrou em vigor terça-feira, dia 1 de junho de 2021, e apresenta-se como uma medida que pretende incentivar o consumo no turismo, abrangendo os setores mais afetados pela pandemia da Covid-19: a restauração, o alojamento e a cultura. Mas, na prática, como funciona o IVAucher?
Fraudes no IRS: Fisco alerta que há (outra vez) emails falsos a circular
O alerta é das Finanças, que esta quinta-feira, 2 de abril, voltou a deixar um aviso a todos os contribuintes para que não abram “mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como nfo.wKK@portaldasfinancas.gov.pt” ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido.
“E-fatura 2.0” chega em dias: o fim das faturas em papel e menos tempo para enviar ao Fisco
1 de janeiro de 2019 traz uma revolução no que diz respeito a faturas. É o início do fim das faturas em papel, e arranca também um novo procedimento em termos de calendários, com a redução do prazo do envio das faturas ao Fisco, que a partir do próximo ano encurta cinco dias. Todas estas medidas, e outras, fazem parte do pacote “E-fatura 2.0”, aprovado pelo Governo na passada quinta-feira, 13 de dezembro de 2018.
Já podes consultar as deduções de IRS a que tens direito (e reclamar, se for caso disso)
A partir desta quarta-feira (28 de fevereiro) está disponível no Portal das Finanças a nova página onde cada contribuinte poderá consultar a lista final das suas deduções à coleta para o IRS de 2017. Toma nota de algum tipo de erro, omissão ou desconformidade. Se não concordares com os valores recolhidos, podes reclamar até 15 de março.
IRS: Já validaste as despesas no e-fatura? Tens até quinta-feira para o fazer
O prazo para validar as faturas referentes ao ano de 2017 está a terminar. Os contribuintes têm até quinta-feira, 15 de fevereiro, para validar e confirmar todas as faturas no Portal das Finanças, que vão servir de base às deduções em IRS referentes a esse ano.
Estado vai ser julgado por plágio do site e-fatura
O Tribunal de Propriedade Intelectual começa esta quinta-feira (25 de janeiro) a julgar em Lisboa o processo em que o inventor Manuel Londreira acusa o Estado de ter plagiado o seu sistema de controlo fiscal de recibos ao criar o site e-fatura.
Tudo o que tens de saber sobre o IRS: um guia imperdível (com datas)
Este ano há mais famílias abrangidas pela declaração automática de IRS, mas até entregares o IRS de 2017, o que acontece a partir de 1 de abril e até 31 de maio, há detalhes (e datas) a ter em conta. Ajudamos-te nesta tarefa, de forma a cumprires os prazos estipulados por lei e escapares a eventuais multas.
15 dias, a partir de hoje, para reclamar as despesas do IRS
Atenção, o contra-relógio do IRS de 2016 já está a contar. Os contribuintes têm, a contar de 1 de março de 2017, 15 dias para consultar e reclamar as despesas gerais e familiares, bem como das despesas com direito à dedução do IVA pela exigência da fatura, que foram comunicadas ao Fisco. Este procedimento terá de ser realizado no Portal das Finanças.
IRS 2016: Despesas fora do e-fatura no portal das Finanças até terça-feira
O Ministério das Finanças compromete-se a apresentar as despesas com habitação, propinas, taxas moderadoras, rendas e juros relativos a imóveis, que estão fora do e-fatura, até ao final deste mês de fevereiro.
Ainda vais a tempo de corrigir as faturas do IRS
Tenhas ou não tido problemas para aceder ao portal e-fatura, o prazo para validar e confirmas as despesas do IRS de 2016 terminou ontem, dia 15 de fevereiro. Mas ainda vais a tempo de corrigir eventuais erros e reclamar despesas. Neste caso, o período decorre entre 1 e 15 de março, também no Portal das Finanças.
Deco Alerta: Dicas para que a validação de faturas para o IRS não seja um quebra-cabeças
Sabias que já podes começar a validar as tuas despesas relativas ao IRS de 2016, pelo que não tens de esperar pelo início do próximo ano? Fica a saber tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
IRS 2015: prazo para reclamar valores das despesas termina hoje
Atenção porque termina hoje, dia 31 de março, o prazo para que possas reclamar as despesas para as deduções à colecta do IRS de 2015 inscritas no Portal das Finanças, Isto no caso de discordares dos valores totais das despesas inscritos no 'site', segundo o calendário oficial determinado pelo Ministério das Finanças.
IRS 2015: o que ainda podes fazer para aumentar o reembolso
As faturas guardadas ao longo de 2015 vão ser determinantes no valor do reembolso do IRS. As chamadas despesas gerais familiares, que vieram substituir as antigas deduções à coleta, são a grande novidade. E, entre as faturas pendentes, apenas as validadas até ao dia 22 de fevereiro serão consideradas Finanças. Mas ainda há outras coisas que podes fazer (e que te contamos neste artigo) para que possas ganhar mais com a declaração de rendimentos do ano passado, cuja entrega vai começar em abril próximo.