“Se a Uber é sentida como uma ameaça é porque tem clientes”, diz Pires de Lima
Milhares de taxistas protestaram esta terça-feira em marcha lenta no Porto, em Lisboa e em Faro contra o transporte de passageiros por condutores através da aplicação eletrónica Uber. Para Pires de Lima, ministro da Economia, “a Uber existe porque há consumidores que a procuram”. “Se a Uber é sentida como uma ameaça é porque tem clientes”, frisou.
Reabilitação: programa Jessica beneficiou 139 projetos e foram investidos mais de 130 milhões
António Pires de Lima, ministro da Economia, andou ontem a passear por Lisboa, tendo visitado três projetos de regeneração urbana que beneficiaram de financiamento do programa Jessica. Ao todo, o programa beneficiou 139 projetos em todo o país e o apoio financeiro superou os 130 milhões de euros.
Vistos gold: Decreto para desbloquear emissões já está concluído
O Governo deverá aprovar a regulamentação dos vistos gold na reunião de hoje (dia 16) do conselho de ministros. A ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues já concluiu o decreto que irá desbloquear a concessão daquele tipo de autorizações de residência. Desde o início do mês que a emissão de novos vistos gold está suspensa, após decisão do SEF.
Governo prevê que mais de 17 milhões de turistas visitem Portugal este ano
Há cada vez mais pessoas que escolhem Portugal para fazer turismo. Uma tendência que se deve manter este ano. Segundo o ministro da Economia, Pires de Lima, em 2015, o setor “vai bater mais um recorde ao ultrapassar os 17 milhões de turistas”.
Greve da TAP, sem êxito, custou 35 milhões de euros de prejuízo
A greve de dez dias efetuada pelos pilotos da TAP custou 35 milhões de euros à empresa, apesar de ser classificada pelo Governo como um fracasso. O valor do prejuízo para a companhia aérea portuguesa que está em processo de privatização foi avançado pelo ministro da Economia.
Greve da TAP: 17 milhões de prejuízo em cinco dias
O ministro da Economia, António Pires de Lima, revelou esta quarta-feira à noite que em cinco dias de greve – entre sexta-feira (dia 1) e terça-feira (dia 5) – a TAP teve um prejuízo de 17 milhões de euros. Um valor que pode chegar aos 35 milhões de euros.
Construção do novo terminal de Lisboa no Barreiro avança em consenso
A Baía do Tejo, empresa que pertencente à Parpública, apoia a decisão do Governo de construir o novo terminal de contentores de Lisboa no Barreiro, conforme foi ontem assumido pelo ministro da Economia António Pires de Lima.
Licenciamentos de obras nas casas dos ministros das Finanças e Economia estão a ser investigados
Os licenciamentos de obras nas casas da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e do ministro da Economia, Pires de Lima, estão a ser investigados. O presidente da câmara de Cascais e vice-presidente do PSD, Carlos Carreiras, já mandou abrir um “processo de inquérito”, para apurar se os funcionários que licenciaram as obras cometeram ilegalidades.
Rumores do dia
Banco de Fomento começa a funcionar até outubro: O Banco de Fomento deverá estar a funcionar até setembro ou outubro deste ano, disse António Pires de Lima. O ministro da Economia adiantou, no entanto, que o Governo aguarda ainda a autorização do Banco de Portugal (BdP). “Independentemente desse timing, nós temos realmente de respeitar o timing do BdP”, explicou o governante, na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas. (Dinheiro Vivo)
Rumores do dia
Pires de Lima diz que retoma económica ainda não chega a todos: Pires de Lima, ministro da Economia, espera que a consolidação orçamental possa abrir margem para reduzir a carga fiscal nos próximos anos e adiantou que ainda há um caminho a percorrer para que as pessoas sintam a recuperação económica. “Há um caminho importante a fazer para que esta retoma económica possa chegar ao bolso da generalidade dos portugueses”, disse.
Governo investe seis mil milhões de euros em 59 infraestruturas prioritárias
O Governo tinha definido 30 projetos de investimento prioritários em infraestruturas, eleitos pelo Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA), mas decidiu acrescentar mais 29 à lista. Desta forma, de um total de investimento de cerca de cinco mil milhões de euros – a aplicar até 2020 – passou-se para 6,067 mil milhões.
Investimento em infraestruturas prioritárias definido até abril
O investimento em infraestruturas prioritárias que serão implementadas ao abrigo de um programa que nasceu após um relatório pedido pelo Governo – elaborado por um grupo de trabalho que definiu 30 projetos prioritários até 2020 – devem estar definidos até abril.
Rumores
Mais de metade das empresas portuguesas quer contratar em 2014: Um estudo da empresa de recrutamento Hays Portugal revela que 58% das empresas nacionais tenciona contratar em 2014, o valor mais alto desde 2009.
Rumores
Pires de Lima admite saída “à irlandesa”: António Pires de Lima confirmou em Davos que Portugal fechou 2013 “numa melhor posição do que era esperado”.
Privatizações portuguesas apresentadas em Davos
O ministro da Economia parte esta quarta-feira para o Fórum Económico de Davos, onde terá encontros com potenciais investidores.
Rumores
Dívida sobe 6.000 milhões com reclassificação de empresas do Estado: A dívida do Estado vai aumentar no mínimo 6.000 milhões de euros com a entrada de novas entidades no perímetro das contas públicas a partir de setembro.
Rumores
Pires de Lima alerta para “excessivo otimismo”: O ministro da Economia alerta para o risco de levantar a guarda no rigor da execução orçamental e de se entrar numa "onda de excessivo otimismo".
Governo não tem plano B caso Constitucional chumbe OE2014
O ministro da Economia garantiu, em entrevista hoje publicada pelo Diário Económico, que o Governo não tem um plano B caso o Tribunal Constitucional chumbe o Orçamento do Estado para 2014, afastando a possibilidade de recorrer a novos impostos."De facto não temos nenhum plano B", afirmou António Pir
Executivo regula turismo em casas privadas no próximo ano
O ministro da Economia, Pires de Lima, anunciou para 2014 a introdução um novo diploma para o alojamento local, o qual inclui hostels e apartamentos privados que estão a ser utilizados para fins turísticos.
Folga de dez milhões para aliviar corte nas pensões já existia no Orçamento
O Governo já tinha uma folga de dez milhões de euros no Orçamento do Estado (OE) do próximo ano para aliviar os cortes nas pensões de sobrevivência.
Governo negoceia programa cautelar no início de 2014
O ministro da Economia, António Pires de Lima, garantiu nesta segunda-feira em entrevista à Reuters que o Governo quer negociar um programa cautelar com Bruxelas e que o executivo conta começar as negociações deste programa nos primeiros meses de 2014“Ainda temos algum trabalho pela frente, algum pr
rumores
pires de lima considera que há sinais de viragem económica: o ministro da economia, antónio pires de lima, considera que há “sinais cada vez mais consistentes de viragem económica”, agradecendo a todos os portugueses por estarem "a levantar portugal".o ministro apontou como prova “o facto de pela pr
novos ministros tomam posse hoje. fica a conhecer quem é quem no governo
o presidente da república dá hoje posse aos novos ministros do governo de maioria parlamentar (psd/cds-pp) liderado pelo primeiro-ministro pedro passos coelho. a cerimónia realiza-se às 17 horas no palácio de belém, em lisboa.
cds quer adiar congresso
o conselho nacional do cds-pp reúne-se esta quinta-feira para deliberar o adiamento do congresso marcado para este fim-de-semana por estar em curso o processo para "uma solução de estabilidade no governo", disse à agência lusa fonte da direcçãoa comissão executiva e o presidente do conselho nacional