Comentários: 0
Governo investe seis mil milhões de euros em 59 infraestruturas prioritárias

O Governo tinha definido 30 projetos de investimento prioritários em infraestruturas, eleitos pelo Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA), mas decidiu acrescentar mais 29 à lista. Desta forma, de um total de investimento de cerca de cinco mil milhões de euros – a aplicar até 2020 – passou-se para 6,067 mil milhões.

Quer isto dizer que o Executivo vai investir quase 6.100 milhões de euros em 59 infraestruturas, sendo que a aposta são os portos e a ferrovia. “O investimento de cerca de 6000 milhões de euros está dividido por 59 projetos. Não são 6.000 milhões por um aeroporto, uma ponte e um comboio”, disse o ministro da Economia, António Pires de Lima, durante a apresentação das infraestruturas. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, o investimento será distribuído da seguinte forma: setor ferroviário (44%), com 2,6 mil milhões; setor marítimo-portuário (25%), 1.500 milhões; setor rodoviário (15%), 900 milhões; transportes públicos de passageiros (12%), 720 milhões; setor aeroportuário (4%), 240 milhões de euros.

É dada prioridade à ferrovia porque é “importante do ponto de vista estratégico, ambiental e de sustentabilidade do País”, explicou o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações, Sérgio Monteiro.

De referir que a maioria dos investimentos vão ser financiados por fundos comunitários, ou seja, 2,8 mil milhões de euros, o equivalente a 47% do total. Segue-se o financiamento privado, com 1,8 mil milhões (31%), e os fundos públicos, com 1,3 mil milhões (22%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade