
Empréstimos à habitação atingem 106,3 mil milhões de euros, diz BdP
Os empréstimos para habitação mantiveram em julho a trajetória de aceleração e aumentaram 8,1% em termos homólogos, o crescimento mais elevado desde agosto de 2008, somando 106.325 milhões de euros, segundo dados divulgados, no dia 28 de agosto de 2025, pelo Banco de Portugal (BdP). Em julho, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 8,0% face ao mesmo mês de 2024, também a maior taxa de variação anual desde agosto de 2008, somando 139.133 milhões de euros, mais 1.144 milhões do que em junho.

Governo alarga 1.º Direito a famílias com taxa de esforço acima de 40%
O Governo alargou o acesso ao programa 1.º Direito a famílias com carência financeira cuja taxa de esforço com rendas ou crédito habitação ultrapasse os 40%.

Bancos querem financiar mais habitação mas faltam políticas de oferta
Os bancos têm liquidez e capital suficientes para financiar mais projetos de construção e crédito habitação, mas faltam políticas públicas que fomentem a oferta de casas, segundo os presidentes de Caixa Geral de Depósitos, BCP e BPI.Na conferência 'Observatório do Imobiliário', em Lisboa, o presiden

Brasileiros lideram procura de crédito habitação em Portugal
Os estrangeiros estão a ganhar peso na procura de crédito habitação em Portugal. E os brasileiros destacam-se entre as nacionalidades que mais recorrem a financiamento bancário para comprar casa. Em 2023, foram responsáveis por 28% do montante de empréstimos contratado.

Crédito da casa: avaliação bancária sobe para 1.638 euros
O metro quadrado (m2) das casas continua a valer cada vez mais para a banca. Em julho, o valor mediano de avaliação bancária em Portugal, um dos passos a ter em conta aquando da contratação de um crédito habitação, fixou-se em 1.638 euros por m2, uma subida de 7,4% em termos homólogos e de 20 euros (1,2%) face a junho. Trata-se da oitava subida consecutiva nos últimos meses, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

BdP deteta cobranças indevidas no cancelamento de créditos habitação
Numa ação de inspeção junto dos bancos, o Banco de Portugal (BdP) detetou sinais de que estavam a ser cobrados indevidamente encargos adicionais no cancelamento dos créditos da casa. Ao que tudo indica, o supervisor deverá obrigar as instituições a devolver esses valores.

Banco central da Suécia baixa taxa de juro em 0,25 pontos para 3,5%
O banco central da Suécia (Riksbank) baixou esta segunda-feira a taxa de juro de referência em 0,25 pontos percentuais para 3,50%, devido à estabilização da inflação. Se as previsões se mantiverem, o banco central poderá cortar mais duas ou três vezes a taxa de juro este ano, para 2,75%.
“A in

Crédito da casa: reembolsos e renegociações dispararam em 2023
Os reembolsos antecipados e as renegociações dispararam no crédito habitação no ano passado, um crescimento que poderá estar relacionado com a suspensão temporária de comissões, revela o Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito relativo a 2023 do Banco de Portugal (BdP).
“O número de ree

BCE aponta para corte de juros em junho e nova revisão só no outono
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) mantém a posição de que pode ser apropriado cortar as taxas de juro na sua próxima reunião, no início de junho, embora a representante alemã no conselho de administração da instituição, Isabel Schnabel, aponte um segundo possível ajustamento apenas para o outono.

Governo estuda alargar garantia pública para comprar casa
A estratégia de habitação apresentada pelo novo Governo prevê uma garantia pública para viabilizar o financiamento da compra da primeira casa por jovens até aos 35 anos, ao cobrir o valor da entrada. Mas tudo indica que o Executivo de Luís Montenegro está a estudar a possibilidade de alargar a medida, eliminando os limites de idade.

Crédito da casa: 6 mil famílias fixaram prestação com apoio do Estado
Até ao final de 2023, os maiores bancos contratualizaram mais de seis mil contratos de crédito habitação no âmbito da solução pública que permite fixar a prestação da casa durante dois anos, sendo que mais de metade dos quase 1.400 milhões de euros de empréstimos renegociados em novembro e dezembro foram realizados através da referida solução pública.

Famílias canalizam poupanças para amortizar crédito da casa
A taxa de poupança das famílias está próxima de mínimos históricos. Mas esta realidade esconde uma outra: a almofada criada durante a pandemia tem sido utilizada para aliviar os encargos com a casa. Há quem esteja a canalizar a poupança para reduzir a dívida ao banco e abater no crédito habitação. Sem amortizações, a taxa de poupança seria quase o dobro.

Crédito habitação: juros e menor confiança alimentam quebra na procura
A procura de crédito habitação voltou a recuar no terceiro trimestre do ano, face a período homólogo, devido ao aumento das taxas de juro e diminuição da confiança dos consumidores. Esta é uma das conclusões do Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira, 24 de outubro.

Bancos com mais crédito habitação em risco no 2.º trimestre
A rentabilidade do setor bancário continuou a aumentar no primeiro semestre, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), que indicam ainda um aumento do crédito em risco na habitação no segundo trimestre.

Stock de crédito habitação volta a desacelerar em agosto
Os empréstimos à habitação continuaram a desacelerar em agosto, com o respetivo ‘stock’ a somar 99.200 milhões de euros, recuando 100 milhões face a julho e 0,4% em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Famílias tiram mais de 600 milhões dos PPR paga pagar crédito da casa
As famílias portuguesas estão a retirar o dinheiro dos Planos Poupança Reforma (PPR) para pagar os empréstimos da casa, aproveitando o regime mais flexível aprovado pelo Governo, que suspendeu temporariamente a penalização no resgate antecipado destes produtos.

Crédito habitação desacelera e regista primeira queda desde 2018
Os empréstimos habitação voltaram a desacelerar em julho, com o respetivo ‘stock’ a somar 99.300 milhões de euros, recuando 0,1% face ao mesmo mês de 2022. Trata-se da primeira quebra homóloga desde outubro de 2018, segundo dados divulgados esta segunda-feira, 28 de agosto de 2023, pelo Banco de Portugal (BdP).

Crédito habitação: taxa de juro atinge máximos desde junho de 2012
Os bancos emprestaram em março 1.795 milhões de euros em crédito habitação, mais 448 milhões de euros que em fevereiro, a uma taxa de juro média de 3,86%, um máximo desde junho de 2012, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Crédito habitação: montante cai em março pelo 8º mês consecutivo
A concessão de crédito habitação desacelerou em março pelo oitavo mês consecutivo, registando um ‘stock’ de 99.700 milhões de euros, segundo um relatório divulgado esta terça-feira, 2 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP). Taxa de variação anual passou de 4,8% em julho de 2022 para 1,9% em março de 2023.

Crédito da casa: amortizações antecipadas estão a aumentar
As amortizações antecipadas, sobretudo parciais, dos empréstimos habitação, estão a aumentar. A tendência de subida começou em dezembro, e disparou no arranque do ano, à boleia, também, das novas regras de renegociação do crédito habitação. Recorde-se que o Governo suspendeu a cobrança da comissão de amortização antecipada nos créditos com taxa variável e do imposto do selo que habitualmente é cobrado sobre a comissão em causa.

Renegociar crédito da casa: pedidos das famílias agravaram-se em 2022
O número de famílias que pediu para renegociar as condições dos empréstimos, tanto do crédito da casa como do crédito ao consumo, cresceu em 2022, segundo o Banco de Portugal (BdP). Um cenário agravado pelo fim das moratórias bancárias no período pandémico, e subida abrupta das taxas de juro e inflação.

Bonificação dos juros alargada a créditos habitação até 250.000 euros
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 16 de março de 2023, a bonificação dos juros para créditos habitação, uma medida que vigorará, para já, até ao final do ano, podendo vir a ser renovada, segundo declarações do primeiro-ministro, António Costa. Ao contrário da versão inicial, a medida abrange créditos até um valor máximo de 250.000 euros, sendo o apoio pago retroativamente a janeiro deste ano, tendo como limite 720 euros por ano (60 euros por mês).

Mais de 60% do crédito habitação contratado por pessoas até 40 anos
Mais de 60% do montante de crédito habitação contratado em 2022 foi por pessoas até 40 anos, as quais maioritariamente trabalhavam por conta de outrem e tinham ensino superior, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Açores vão compensar aumento das taxas de juro no crédito habitação
O Governo dos Açores vai investir um milhão de euros na criação de um programa, denominado CreditHab, para compensar as famílias açorianas que foram afetadas pelo aumento das taxas de juro do crédito habitação.

Bancos sobem spreads nos créditos da casa de maior risco
No último trimestre de 2022, os bancos admitem ter adotado critérios “ligeiramente mais restritivos no crédito habitação”, além de um “ligeiro aumento do spread em empréstimos de maior risco”. Em causa estão dados do Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, coordenado pelo Banco de Portugal (BdP).