Procura de casas desde a Ucrânia

Um ano de guerra: procura de casa em Portugal desde a Ucrânia dispara

Faz esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, um ano que a guerra na Ucrânia eclodiu em solo europeu. E tudo mudou. Instalou-se uma crise energética tal que fez disparar a inflação para máximos de 30 anos, um cenário que levou os bancos centrais a iniciar a subida dos juros de referência mais rápida de sempre. Os impactos do conflito também foram sentidos no imobiliário, refletindo-se na subida dos custos da construção, dos preços das casas à venda, assim como do crédito habitação. Mas quem sentiu mais os efeitos da guerra foram mesmo as famílias ucranianas, que viram os seus lares a serem destruídos. Muitas decidiram fazer-se à estrada para fugir do conflito e escolheram Portugal para se refugiar. Os dados do idealista espelham bem essa realidade: a procura de casa para arrendar desde a Ucrânia em setembro de 2022 foi seis vezes superior à registada no mesmo mês de 2021 (e desde a Rússia triplicou).
Que países compram combustíveis fósseis à Rússia

Que países continuam a comprar combustíveis fósseis à Rússia?

Apesar das sanções e proibições de importação, a Rússia exportou combustíveis fósseis nos primeiros 100 dias após a invasão da Ucrânia no valor de 97.700 milhões de dólares (95.750 milhões de euros), principalmente petróleo e gás. Segundo dados do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), o bloco da União Europeia (UE) é responsável por 61% da receita, com Alemanha, Itália e Holanda na liderança, superados apenas pela China.
Comprar casa em Portugal por russos

CE quer impedir russos de comprar imóveis no espaço europeu

O conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia continua sem fim à vista. E a União Europeia (UE) está empenhada em pressiona Vladimir Putin a retirar as forças militares da Ucrânia, estando hoje a desenhar aquele que é o sexto pacote de sanções contra a Rússia. Uma das medidas que consta neste pacote passa mesmo por proibir a venda de imóveis no espaço europeu a cidadãos ou empresas russas.
Guerra na Ucrânia

Oligarcas russos escapam a sanções europeias com paraísos fiscais

O Observatório Fiscal da União Europeia (UE) considera que as sanções económicas e individuais à Rússia, pela guerra da Ucrânia, podem “não atingir o seu objetivo” por visarem oligarcas apoiantes do regime russo que usam paraísos fiscais. Os EUA anunciaram, entretanto, que criaram uma ‘task force’ que pretende trabalhar com países aliados para “apreender e congelar” os iates, propriedades ou outros bens das elites da Rússia, em resposta à invasão russa da Ucrânia.
Países que exportação mais armas no mundo

Estes são os 10 principais exportadores de armas do mundo

Os EUA continuam a ser o país que exporta mais armas no mundo, sendo responsável por 38,6% das vendas internacionais de armas entre 2017 e 2021. Um valor que aumentou face ao período entre 2012 e 2016 (32,2%), segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.  
Países com maiores reservas de petróleo

Os países com maiores reservas de petróleo do mundo são...

O petróleo volta a ser notícia e a estar na ordem do dia depois de atingir preços de 120 dólares por barril. As sanções contra a Rússia por parte de países ocidentais na sequência da guerra na Ucrânia afetam o petróleo bruto de origem russa, o oitavo país do mundo com as maiores reservas e o segundo em termos de produção. Os EUA, o primeiro país produtor do planeta, mas o décimo em termos de reservas, iniciaram contatos com a Venezuela, o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, para tentar reduzir a tensão de preços.
Impacto na Rússia da guerra na Ucrânia

Empresas suspendem operações na Rússia e... empregos ficam em risco

Foram várias as empresas que anunciaram a suspensão parcial ou temporária das suas operações ou o encerramento de escritórios na Rússia, na sequência da invasão do país à Ucrânia, bem como após as sanções impostas pela União Europeia (UE) e pelos EUA. Serão, ao todo, mais de 330 empresas, segundo estimativas da Yale School of Management. Algumas empregam dezenas de milhares de pessoas, como por exemplo a cadeia de fast-food McDonald's, que encerrou temporariamente os 847 restaurantes que detém no país, embora continue a manter os 62.000 funcionários.
Sanções à Rússia

Sanções e saída de empresas da Rússia afetam milhares de... russos

As sanções económicas levadas a cabo contra a Rússia na sequência da invasão do país à Ucrânia estão a deixar marcas, desde logo pelo facto do rublo russo estar em queda – perdeu 86% do seu valor desde início do conflito. Mas os efeitos da guerra estão a atingir os consumidores russos de várias formas, visto terem deixado de ter acesso a várias plataformas tecnológicas e/ou redes sociais que usavam e agora estão impossibilitados de o fazer.
Gás russo – que alternativas têm os países europeus?

Gás da Rússia – que alternativas têm os países europeus?

As consequências económicas da guerra na Ucrânia já se fazem sentir um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, com a subida dos combustíveis, por exemplo. E podem continuar a aumentar, até porque a Rússia fornece atualmente 40% do gás natural importado pela União Europeia (UE). Quais serão, então, as alternativas que têm os países europeus no caso da Rússia fechar a torneira?
Estádio Municipal de Leiria acolhe agora refugiados ucranianos

“Não há quotas” em Portugal para refugiados: "Todos são bem-vindos”

A onda de solidariedade aos refugiados da guerra na Ucrânia desde Portugal está a ganhar cada vez mais força. Uma das iniciativas mais recentes vem de Leiria, onde foi criado um centro de acolhimento temporário no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, conhecido como Estádio Municipal de Leiria. As primeiras famílias oriundas da Ucrânia já começaram a chegar à cidade. Numa visita ao local, a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, disse que não há limite para receber migrantes e que Portugal tem todas as capacidades para dar resposta aos refugiados da Ucrânia.
Vistos gold em Portugal

Vistos gold: concedidos 94 em fevereiro – nenhum para cidadãos russos

Em fevereiro de 2022, mês marcado pelo início no conflito entre a Rússia e a Ucrânia – a guerra começou dia 24 de fevereiro –, foram atribuídas em Portugal 94 autorizações de residência para investimento (ARI), os chamados vistos gold (o mesmo número que em janeiro). Destes, 69 vistos gold foram concedidos através da aquisição de bens imóveis (41 para reabilitação urbana) e 25 por via do critério de transferência de capital. A maioria dos vistos gold (21) foram atribuídos a cidadãos norte-americanos, não havendo na lista cidadãos russos ou ucranianos. A Comissão Europeia, recorde-se, quer terminar com programas de cidadania em troca de investimento, sendo o fim do programa um dos temas em discussão esta terça-feira (8 de março de 2022) no Parlamento Europeu.
Guerra na Ucrânia

Guerra terá consequências económicas "devastadoras", alerta FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou este sábado (5 de março de 2022) que uma escalada do conflito na Ucrânia terá consequências económicas "devastadoras" a nível mundial. Para além do conflito em si, as sanções contra a Rússia "terão também um impacto substancial na economia global e nos mercados financeiros, com efeitos colaterais para outros países", advertiu também o FMI.
Assim é a Ucrânia no mapa da Europa

Assim de grande é a Ucrânia no mapa da Europa: porque é tão importante?

A Ucrânia é o maior país europeu, sendo maior, por exemplo, que a França. Os territórios de Donbass, ocupados pela Rússia, são tão grandes como a Suíça. Este mapa está feito a partir de informações fornecidas por Andriy Futey, presidente do Comitê do Congresso Ucraniano da América (Ukrainian Congress Committee of America, em inglês). 
Sines pode ajudar a aumentar autossuficiência energética na UE

Sines pode ajudar a aumentar autossuficiência energética na UE

O Fórum para a Competitividade defende que Portugal pode contribuir para a redução da dependência da Rússia, através da entrada de gás por Sines e com a produção de energia renovável para exportação. De referir, entretanto, que o Terminal de Sines assegurou a totalidade do abastecimento de gás natural em Portugal em fevereiro, tendo-se ainda registado exportações, através da interligação com Espanha, equivalentes a 10% do consumo nacional, informou a REN.
Que matérias-primas mais exporta a Rússia?

Que matérias-primas mais exporta a Rússia?

O valor de várias matérias-primas disparou para máximos históricos após a invasão da Rússia à Ucrânia, um cenário que tende a manter-se com a ofensiva militar em marcha, que faz com que as principais exportações russas arriscam subir de preço ainda mais. 
Galp suspende compras de produtos petrolíferos russos

Galp suspende compras de produtos petrolíferos russos

A Galp anunciou esta quarta-feira (2 de março de 2022) que suspendeu a compra de produtos petrolíferos russos e lamentou os “atos de agressão contra o povo ucraniano”, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Abramovich vende casas de luxo em Londres

Guerra na Ucrânia: Abramovich vende casas de luxo em Londres

O impacto da guerra na Ucrânia está a fazer-se sentir em todo o mundo, e em vários setores da economia. Que o diga o multimilionário russo Roman Abramovich, que terá colocado à venda duas das casas de luxo que tem em Londres (Reino Unido). Pelo meio, anunciou que colocou o clube de futebol Chelsea “no mercado”. 
Portugal suspende vistos gold para cidadãos russos

Guerra da Ucrânia: Portugal suspende vistos gold para cidadãos russos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspendeu a apreciação de candidaturas para Autorização de Residência e Investimento (ARI) – os chamados vistos gold – para cidadãos russos, revelou este sábado (26 de fevereiro de 2022) o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. A organização Transparência Internacional (TI) Portugal congratulou-se com a decisão do Governo, que foi tomada na sequência das sanções aplicadas pela União Europeia (UE) à Rússia pela invasão da Ucrânia.