As escovas do limpa para-brisas são um elemento fundamental do carro, e por isso mesmo, devem estar em boas condições para poderem executar a sua função.
No final de 2022, havia em Portugal 1,5 milhões de automóveis a circular com mais de 20 anos. Trata-se de um número que representa mais de um quarto (26%) do parque automóvel, bem mais que no passado: em 2000, por exemplo, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas 1% do total.
As alterações ao Código da Estrada aprovadas a 27 de novembro de 2020, pelo Conselho de Ministros, entram em vigor hoje, dia 08 de janeiro de 2021, com multas agravadas para o uso do telemóvel ao volante e a perda de três pontos na carta de condução. O valor das coimas por uso do telemóvel
A indústria automóvel enganou os automobilistas portugueses em 1,6 mil milhões de euros desde 2000, manipulando o real consumo dos veículos. O valor é revelado por um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).
Lisboa é a primeira cidade ibérica a receber o DriveNow, um novo serviço de partilha de carros (carsharing). Ao todo são 211 carros das marcas BMW e Mini que vão andar a passear pela cidade, portanto não te admires se tropeçares em algum. O objetivo será assegurar o serviço nas zonas mais movimentadas da capital, a operar numa área de cerca de 50 metros quadrados.
O novo crédito ao consumo subiu 15,1% em maio para 572,237 milhões de euros, em termos homólogos, com os empréstimos para compra de carros a superarem os 250 milhões de euros, valores máximos desde, pelo menos, 2012. Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, o valor total emprestado em maio (de 572,237 milhões de euros) significa mais 25,8% do que em abril e mais 15,1% face ao mesmo mês do ano anterior
Vives fora de Lisboa e trabalhas na capital? Fica a saber que estacionar nos parques da EMEL às portas da cidade, para usar os transportes públicos, vai custar 50 cêntimos.
Atestar o carro volta a ser mais caro a partir de hoje, já que preços dos combustíveis voltaram a subir. O aumento é maior nos veículos a gasolina, quer nas cadeias de marca branca quer nas principais gasolineiras existentes no país.
Nestas estradas viajar com cinto de segurança é crucial. Sim, além de ser obrigatório é fundamental. Isto porque são as 15 estradas mais perigosas do mundo. Estreitas, repletas de curvas apertadas, entre montanhas etc. Certo é que nem todas as pessoas teriam coragem para conduzir nestas condições. Vê a galeria de fotos e tira as tuas próprias conclusões...
Atestar o depósito do carro em Portugal vai ser mais caro na próxima semana, pelo menos para quem tem veículos a gasolina. Um aumento que se deve à subida das cotações nos mercados internacionais, num período de fraqueza do euro. No caso do gasóleo, o valor a pagar pelo combustível não deve encarecer, mas também não deve descer grande coisa.
A próxima semana vai trazer um novo agravamento do preço da gasolina para os condutores portugueses. O segundo combustível mais utilizado no país deverá subir 1,5 cêntimos, depois do ligeiro aumento que já se fez sentir no bolso esta semana. Já o preço do gasóleo deverá manter-se.
Tens de ir à inspeção com o carro? Então prepara-te porque vais pagar um pouco mais que no ano passado. As inspeções periódicas a veículos motorizados aumentam 0,52% a partir desta segunda-feira (dia 16), o que representa uma subida de 16 cêntimos nos automóveis ligeiros.
O novo site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) começa agora a funcionar em janeiro de 2017 e permite que possas revalidar a carta de condução de uma forma mais fácil, rápida e barata.
O processo de renovação das cartas de condução vai passar a ser feito online ou nas conservatórias a partir de 2017. A legislação que permitirá esta mudança de procedimentos está a ser preparada pelo Governo e deverá ser anunciada até março de 2017.
Sabes como funciona o sistema de pontos da carta de condução, que entrou em vigor em junho? Explicamos-te tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
A carta de condução funciona agora através de um sistema de pontos, sendo que a cada tipo de infração é dado um valor – dois pontos para a grave e quatro para a muito grave, ambas acrescidas de um ponto devido a álcool ou drogas – que será sendo descontado ao crédito inicial: 12 pontos. Mas será que já sabes tudo sobre o novo regime? Testa os teus conhecimentos e tira conclusões.
A carta de condução passa, a partir desta quarta-feira, 1 de junho, a funcionar com base num sistema de pontos, à semelhança de outros países como a vizinha Espanha. A cada tipo de infração é dado um valor (dois pontos para a grave, quatro para a muito grave; ambas acrescidas de um ponto devido a álcool ou drogas), que vai sendo descontado ao crédito inicial: uma dúzia de pontos para cada condutor.
A nova carta de condução por pontos, aprovada pelo Governo no ano passado, entra em vigor dia 1 de junho e de forma automática, pelo que não é necessário substituir documentos ou pagar qualquer valor extra. A cada condutor são atribuídos 12 pontos, que vão sendo perdidos a cada contraordenação cometida.
Deco quer condutores a reclamar por mau estado das estradas: A Deco defende que as autarquias devem ser responsabilizadas pelos danos causados pelo mau estado das estradas e aconselha condutores a reclamarem junto dos municípios.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever