
Taxa de inflação recua em janeiro para 2,5%
A taxa de inflação homóloga fixou-se em 2,5% em janeiro de 2025, tendo sido 0,5 pontos percentuais (p.p.) inferior à registada em dezembro (3%), divulgou esta quarta-feira (12 de fevereiro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A desaceleração do Índice de Preços no Consumidor (IPC) é “em parte explicada pelo efeito de base associado ao fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais e ao aumento de preços da eletricidade, verificados em janeiro de 2024”.

Inflação na Zona Euro acelera para 2,4% em dezembro, confirma Eurostat
Embora com algumas oscilações, a inflação na zona euro tem vindo a estabilizar em torno de 2%, o objetivo do Banco Central Europeu (BCE).

Inflação da Zona Euro sobe para 2,4% em dezembro
A taxa de inflação anual da Zona Euro subiu, em dezembro de 2024, para 2,4%, face aos 2,2% de novembro, com a energia a voltar a aumentar, segundo uma estimativa divulgada esta terça-feira (7 de janeiro de 2025) pelo Eurostat. Em dezembro de 2023, a taxa de inflação homóloga era de 2,9%.

Inflação acelera para 2,5% em novembro – está acima da média do Euro
A taxa de inflação homóloga está a aumentar há três meses consecutivos em Portugal. Recuou em agosto para 1,9%, mas em setembro e outubro subiu para 2,1% e 2,3%, respetivamente. E em novembro terá voltado a crescer dois pontos percentuais (p.p.) para 2,5%, segundo estimativas divulgadas esta sexta-feira (29 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) – os dados definitivos serão conhecidos dia 11 de dezembro. Trata-se, de resto, de um valor (2,5%) superior ao verificado na média da Zona Euro (2,3%).

Inflação recua pela 3.ª vez consecutiva para 8,4% em janeiro
A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela terceira vez consecutiva, para 8,4% em janeiro, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais à do mês anterior, segundo dados divulgados esta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Da luz e gás ao pão: que preços vão aumentar em 2023?
O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia a dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%. A eletricidade vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade. As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.

Inflação em Portugal recua para 9% em agosto, diz INE
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) – taxa de inflação em Portugal – terá diminuído para 9,0% em agosto, face aos 9,1% em julho, segundo a estimativa rápida divulgada esta quarta-feira (31 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).O indicado

Negócio das casas pré-fabricadas made in Portugal a escalar
Os altos preços das casas e as taxas de juro do crédito habitação a aumentar à boleia da Euribor acabam por complicar o processo de compra de casa e empurram muitas famílias para o mercado de arrendamento.

Concorrência alerta para “riscos” de fixar preços devido à inflação
A Autoridade da Concorrência (AdC) alertou para os “riscos” da fixação de preços administrativos pelos governos em contexto de aumento de inflação, indicando que podem funcionar como “ponto focal de conluio”.Num relatório publicado esta segunda-feira, 16 de agosto de 2022, sobre conco

Inflação na OCDE sobe 10,3% em junho - o valor mais alto desde 1988
A inflação homóloga na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) subiu 10,3% em junho, mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) do que em maio (9,7%). Este é o valor mais alto desde junho de 1988.

Inflação sobe para 9,1% – é o valor mais alto desde novembro de 1992
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,1% em julho, face aos 8,7% de junho, o valor mais alto desde novembro de 1992, estimou esta sexta-feira (29 de julho) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inflação em Portugal atinge os 8,7% em junho, confirma o INE
A inflação em Portugal – tal como na Zona Euro – continua a subir. E em junho a inflação em território nacional alcançou os 8,7%, uma taxa 0,7 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em maio (8,0%), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

Subida dos preços dos alimentos: truques para poupar nas compras
A alimentação representa uma fatia significativa do orçamento das famílias e, nos últimos tempos, o preço dos alimentos disparou. Os cestos das compras são, aliás, cada vez mais pequenos e mais caros, nomeadamente por efeito da inflação em alta. A braços com um custo da habitação já muitas vezes difícil de suportar, porque os preços das casas subiram mais do que os rendimentos disponíveis e com a prestação da casa com aumentos à vista, os portugueses deparam-se agora também com faturas da energia e outros serviços mais altas. É hora de fazer contas à vida e saber poupar quando se vai às compras.

Inflação sobe para 7,2% em abril e atinge maior valor desde 1993
A subida generalizada dos preços está a fazer-se sentir na carteira dos portugueses, uma realidade que tem vindo a ser sentida desde o início do ano que se agravou com a guerra na Ucrânia. E os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento da inflação em Portugal na ordem dos 7,2% em abril, sendo este o maior valor registado desde março de 1993 - os dados definitivos vão ser publicados no próximo dia 11 de maio. Já na Zona Euro, a inflação deverá ter subido ainda mais em abril para 7,5%, segundo a estimativa rápida do Eurostat.

Contas da luz e gás: quanto se paga de taxas e impostos em Portugal e na Europa?
Portugal é o oitavo país da União Europeia (UE) com o preço mais caro de eletricidade para consumo doméstico e o décimo no que diz respeito ao gás natural, segundo os dados do Eurostat do segundo semestre de 2020, revelados esta semana.O preço médio (com taxas e impostos) da eletricidade no set

Fazer compras em ano de pandemia: o que ficou mais caro e mais barato em 2020
Fazer compras em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, saiu caro aos portugueses, já que foram muitos os produtos e serviços que encareceram, como por exemplo a fruta, que aumentou 12%. Outros houve que baixaram de preço, como é o caso do valor cobrado pela estadia num hotel ou numa unidade de Alojamento Local (AL).

Os preços em 2021: eletricidade desce e rendas, transportes públicos e portagens inalterados
Como serão os preços em 2021? O que vai ficar mais caro e que produtos e/ou bens vão custar o mesmo ou baixar de preço este ano? As rendas e as portagens, duas situações em que a atualização dos preços é ditada pela inflação, vão manter-se inalteradas este ano enquanto a eletricidade ficará mais barata, pelo menos para quem continua no mercado regulado.

Tudo sobre as tendências do mercado imobiliário (e não só) para 2019
Ano novo, vida nova... e várias mudanças à vista. Para o novo ano que agora arranca espera-se dinâmica, mas também equilíbrio. Desde o travão ao preço das casas, às mudanças no IMI, passando pela construção nova e pela vinda (ou não) dos REIT para Portugal. Sem esquecer as medidas que têm impacto na vida de quem vive ou faz negócios por cá, e que vão "mexer" com a carteira de todos. Eis tudo o que precisas de saber para 2019.

Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019
Ano novo, vida nova... novos preços. Das telecomunicações à eletricidade, passando pelas rendas, portagens, refrigerantes ou tabaco há novidades. O novo ano traz subidas (e algumas descidas) que vão mexer com a carteira dos portugueses. Preparado? Neste guia mostramos-te tudo aquilo que precisas de saber, com algumas boas e más surpresas que se avizinham pelo caminho.

Portugal é o terceiro país da UE com a eletricidade e gás mais caros
O Eurostat divulgou, pela primeira vez, números que permitem comparar diretamente os preços da eletricidade e do gás natural entre os diversos países da UE. Sem surpresas, Portugal é o terceiro país com os preços mais altos.

Preço das casas em Portugal continua a acelerar
O preço das casas em Portugal Continental continua em alta, apresentando uma trajetória de crescimento, com uma subida de 6% em maio face ao mesmo período de 2016. Face ao mínimo do mercado, que foi alcançado em junho de 2013, os preços das casas já cresceram 15,4% em termos acumulados, de acordo com os últimos resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário (Ci).
Gasolina volta a ficar mais cara
A próxima semana vai trazer um novo agravamento do preço da gasolina para os condutores portugueses. O segundo combustível mais utilizado no país deverá subir 1,5 cêntimos, depois do ligeiro aumento que já se fez sentir no bolso esta semana. Já o preço do gasóleo deverá manter-se.
Prepara-te para uma das maiores subidas de combustíveis do ano
O melhor é mesmo aproveitares o fim de semana que está à porta para encheres do depósito do carro. A escalada do preço do petróleo nas últimas duas semanas vai levar a um dos maiores aumentos do custo dos combustíveis em Portugal, a partir da próxima semana.
Quanto custa um imóvel nas principais capitais europeias, segundo a ERA
A localização é, sem dúvida, um dos fatores mais relevantes para determinar o custo de um imóvel. A rede multinacional imobiliária ERA, a operar em 14 países europeus, entre os quais Portugal desde 1998, escrutinou e avaliou os preços praticadas nas principais cidades dos países em que está presente. Ora vê os resultados...
Preços das telecomunicações vão aumentar 3% em média a partir de janeiro
Será logo no início do ano de 2016 que as operadoras de telecomunicações vão subir os preços. A partir de janeiro, podes contar com um agravamento médio de 2,5% nas contas da Meo e entre 2% e 3% na Vodafone. A Nos ainda não revelou o valor, mas no ano passado, aplicou um incremento de 3%.