Imobiliário comercial aumentou 10% com o capital estrangeiro a liderar
O investimento em imobiliário comercial em 2025 aumentou 10% em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 2.670 milhões de euros, com o capital estrangeiro a representar 60% do total aplicado, segundo a consultora Cushman & Wakefield (C&W). Na distribuição por setores, o retalho manteve a liderança, captando 29% do investimento, seguido pelos escritórios (26%) e pela hotelaria (20%).
Investimento imobiliário global deve superar 850.000 milhões em 2026
A estabilização das avaliações e o reforço da procura nos segmentos prime de escritórios, residencial e logística deverão contribuir para um aumento de 15% no investimento imobiliário global em 2026, ultrapassando a marca de um bilião de dólares, que corresponde a 850.000 milhões de euros.
Imobiliário em 2025: investimento sobe 20% para mais de 2.700 milhões
O ano de 2025 em Portugal tem revelado uma crescente atratividade no mercado imobiliário, prevendo-se um volume de investimento superior a 2.700 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 20% comparativamente a 2024.
Mercado imobiliário fecha ano em alta com 2.800 milhões investidos
O ano de 2025 foi muito positivo para o mercado imobiliário português, prevendo-se que o investimento comercial chegue aos 2.800 milhões de euros até final do ano, o que representa um crescimento de cerca de 25% relativamente ao ano anterior, superando a atividade média anual dos últimos anos.De aco
Mercado imobiliário na Europa: 2026 será um ano de crescimento?
2026 não será apenas mais um ano para o imobiliário europeu. Será, sim, o ano em que o crescimento deste mercado vai retomar. É o que diz o relatório "European IG Real Estate 2026 Outlook", do Barclays, que descreve um setor que voltou a crescer após um período de "sobrevivência".
Tiny houses: alternativa real ao mercado mas atenção às regras
Com a escalada dos preços da habitação em Portugal e a dificuldade crescente em encontrar casas acessíveis, as tiny houses tornaram-se uma alternativa cada vez mais procurada.
Imobiliário global de superluxo: vendas abrandam no terceiro trimestre
O terceiro trimestre de 2025 ficou marcado por um abrandamento do volume de vendas de imobiliário de luxo.
Sustentabilidade e IA: as tendências do imobiliário em 2026
O segmento residencial do mercado imobiliário em Portugal prepara-se para entrar numa nova etapa já no próximo ano, assente sobretudo em três grandes eixos: inteligência artificial (IA), sustentabilidade e profissionalização.Num momento de estabilização da procura e reforço das exigências de consumi
Fundos veem demasiada “pressão” para investirem no residencial nacional
A gestora de fundos imobiliários Tristan Capital, presente em Portugal desde 2019 com investimentos em escritórios e logística, admite cautela no setor residencial. Apesar de ver oportunidades, a empresa considera que a instabilidade política e a pressão sobre o mercado dificultam decisões de investimento neste segmento. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o diretor-geral Yassine Berkane sublinha que “no setor residencial, a dinâmica é bastante boa em Portugal, porque o que motiva investidores como nós é o desequilíbrio entre a oferta e a procura."
Dos relvados para o imobiliário: a nova vida de um ex-jogador de elite
Depois de uma carreira em equipas como o Atlético de Madrid, o Deportivo ou o Valência, Javier Arizmendi deu uma viragem para o mundo financeiro. Atualmente, aconselha clientes em banca privada e defende a importância de planear, diversificar e investir com critério. A sua história é um exemplo de reinvenção profissional e de como a literacia financeira pode fazer a diferença.
Lisboa no top 30 dos destinos mundiais mais procurados por milionários
Portugal está a consolidar a sua posição como referência junto de compradores que valorizam qualidade de vida, segurança e oportunidades de crescimento económico, com um aumento do número de investidores americanos e consolidando-se como um dos destinos preferidos dos brasileiros.De acordo com o Sav
Luxo em Malibu: villa com campo de ténis e cinema à venda por 45 milhões
Uma das propriedades mais exclusivas de Malibu chegou ao mercado com um impressionante preço de venda – 52 milhões de dólares (45 milhões de euros ao câmbio atual). Localizada no alto das Montanhas de Santa Mónica, esta villa de luxo estende-se por 12,5 hectares e oferece algumas das melhores vistas panorâmicas sobre o oceano Pacífico e a paisagem montanhosa da Califórnia. Com mais de 800 m2 de área construída, esta residência impressiona-te não só pelo tamanho, mas também pelo design contemporâneo e ultra ‘premium’.
Marc Anthony perde milhões na venda do seu apartamento em Miami
O famoso cantor Marc Anthony vendeu o seu luxuoso apartamento em Miami por 8,6 milhões de dólares (cerca de 7,5 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), segundo revelou o jornal norte-americano The Wall Street Journal. No entanto, a transação não foi totalmente favorável para o músico, já que há apenas quatro anos tinha desembolsado 11 milhões de dólares (aproximadamente 9,5 milhões de euros), o que representa uma perda de 2,4 milhões de dólares (cerca de 2 milhões de euros).
Mercado imobiliário do Porto atrai investidores internacionais
Os investidores internacionais têm demonstrado cada vez mais interesse na cidade do Porto, dado o seu crescimento económico e turístico.
Governo canadiano quer construir 50 modelos de casas pré-fabricadas
O governo do Canadá lançou um catálogo de 50 modelos de casas pré-fabricadas, numa iniciativa que visa reduzir a burocracia e acelerar os processos de licenciamento e construção. A medida pretende estimular a oferta habitacional e contribuir para a meta ambiciosa de construir milhões de casas de forma mais rápida e eficiente. O primeiro-ministro canadiano publicou um vídeo a mostrar os projetos que estarão disponíveis para os construtores locais.
Cristina Jorge de Carvalho: "Acredito no luxo sóbrio, depurado e autêntico"
Entrar no atelier de Cristina Jorge de Carvalho, no centro de Lisboa, é mergulhar de imediato na sensação de luxo.
Economia pode absorver parte da descida do IVA na construção
O presidente do Grupo DST, José Teixeira, alerta que a recente descida do IVA para 6% na construção poderá não beneficiar plenamente quem compra casa, devido à atual “economia quente”. Em entrevista ao programa “Conversas com CEO”, o empresário sublinha que a maior parte do incentivo será absorvida pelo mercado, ficando apenas uma fração para o consumidor final.
José Teixeira considera que, para aumentar o acesso à habitação e reduzir custos, é fundamental apostar na industrialização e na construção modular, com inovação e arquitetura de referência acessível a todos.
Casa de luxo da realeza espanhola no Estoril à venda por 18 milhões
Durante décadas, Cascais e o Estoril foram sinónimos de elegância, luxo e história. Desde os tempos em que a família real portuguesa escolheu esta costa como refúgio de verão, a Riviera Portuguesa tornou-se um ícone de sofisticação junto ao Atlântico.
Hoje, uma das suas propriedades mais emblemáticas volta a estar em destaque: a Casa da Rocha, em São João do Estoril, encontra-se à venda no site do idealista por 18 milhões de euros – uma residência que outrora acolheu a realeza espanhola e que continua a refletir o esplendor de uma época dourada.
Economista alerta para nova bolha imobiliária em Espanha
O mercado imobiliário em Espanha continua a ser uma das principais preocupações da população, com preços elevados, oferta limitada e sinais de instabilidade que podem apontar para uma nova bolha. A incerteza sobre o futuro do setor prolonga-se para 2025 e 2026, num contexto de forte procura e insuficiente oferta de habitação, principalmente nas grandes cidades e zonas costeiras. Segundo Vicenç Hernández Reche, economista e especialista em psicologia económica, alerta para uma situação que pode ser considerada uma nova bolha, embora distinta da que ocorreu em 2008.
Portugueses participam com 244 contributos no Plano Europeu de Habitação
O Plano Europeu de Habitação a Preços Acessíveis da Comissão Europeia tem como objetivo enfrentar a crise habitacional que afeta vários Estados-membros, incluindo Portugal. A proposta prevê medidas como a inclusão da habitação nos pacotes de flexibilização de auxílio de Estado, permitindo que os países apoiem projetos habitacionais sem necessitar de autorização prévia de Bruxelas.
Mercado imobiliário: mais transações e preços recorde no 2º trimestre
O segundo trimestre de 2025 apresentou um forte dinamismo no mercado imobiliário, que se traduziu, sobretudo, num maior número de transações, na subida dos preços da habitação e na evolução dos processos de licenciamento. Estas são algumas das conclusões a retirar da conjuntura de setembro de 2025 da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Portugal acolhe a primeira ecovila regenerativa da Europa
A União Europeia tem atravessado uma grave crise no seu mercado imobiliário ao longo desta última década, registando uma subida exponencial dos preços, com Portugal a evidenciar-se como epicentro da crise.Só no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados do Eurostat, os preços da habitação
Em que países da Europa se paga mais impostos para comprar casa?
Comprar uma casa na Europa obriga os compradores a enfrentar não só os elevados preços do mercado imobiliário, mas também uma grande variedade de impostos que tornam a operação ainda mais cara. Entre os países europeus analisados, Portugal tem a sétima taxa média de impostos de transação de habitação mais elevada (4%), numa lista em que Espanha ocupa o primeiro lugar (8,5%). No nosso país, os impostos a pagar na compra de casa podem variar entre zero e 8%. Isto porque, recorde-se, os jovens até aos 35 anos têm hoje acesso à isenção de IMT e Imposto de Selo na aquisição da compra de habitação própria e permanente.
OE2026: Promotores imobiliários pedem recuo do IMT e leis mais estáveis
Os promotores imobiliários portugueses apelam ao Governo para que o Orçamento do Estado de 2026 garanta estabilidade legislativa e não complique a execução das medidas destinadas ao setor da habitação. Manuel Maria Gonçalves, novo CEO da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), defende que “só isso já seria útil” e espera que os restantes partidos sigam o mesmo caminho para transformar o mercado imobiliário em Portugal.
Investimento em imobiliário comercial atinge 1,23 mil milhões de euros
O mercado imobiliário português está em crescimento. No primeiro semestre deste ano, o investimento no imobiliário comercial registou o melhor arranque desde 2020, chegando aos 1,23 mil milhões de euros.