Construção civil

Novas regras limitam a 36 meses o alojamento temporário na construção

O alojamento temporário para trabalhadores deslocados da construção civil não deve ser usado por "um período contínuo superior a 36 meses", de acordo com um decreto-lei, publicado em Diário da República. Segundo as novas regras, o alojamento temporário de trabalhadores pode ser feito em "edificações provisórias" de construção ligeira ou modular "com natureza desmontável ou amovível", em "edifícios adaptados" concebidos para uso não habitacional, mas "submetidos a alterações funcionais" para essa finalidade.
Criação de empresas do setor imobiliário e da construção

Imobiliário e construção impulsionam criação de empresas em Portugal

Entre o início do ano e final de outubro, foram criadas 45.273 empresas em Portugal, o que corresponde a um aumento de 3,7% (+1.636 constituições) face ao mesmo período do ano anterior. É, de resto, o registo mais elevado dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) pela Informa D&B. Um crescimento homólogo impulsionado pelos setores Atividades imobiliárias e Construção, que registaram aumentos de 23% (+1.025 constituições) e 16% (+805 constituições), respetivamente.
Build Lab

Formação intensiva em construção civil regressa em outubro

A segunda edição do Build Lab – Escola de Formação em Construção Civil – vai decorrer nos dias 3 e 4 de outubro, em Paços de Ferreira, com a finalidade de colmatar a falta de formação técnica prática no setor da construção. A iniciativa, gratuita e certificada, tem como objetivo formar novos profissionais de competências essenciais, combinando teoria e prática em ambiente de obra real.
Construção de casas

Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança

Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).
Produção na construção em Portugal

Produção na construção cresce 2,2% em fevereiro

Em fevereiro, o Índice de Produção na Construção aumentou 2,2% em termos homólogos, tendo-se verificado uma variação superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (14 de abril de 2025).
investimento

Imobiliário europeu continuará a recuperar apesar da crise na construção

Num contexto europeu marcado por uma crise na construção, a Aberdeen Investments vê sinais positivos para o mercado imobiliário, com uma melhoria nas expectativas de retornos. De acordo com a empresa de investimento global, a escassez de novas construções e um interesse renovado em ativos de alta qualidade podem apoiar o mercado e promover uma nova fase de crescimento.
Pedro Santana Lopes

Figueira da Foz compra terreno de 6,6 hectares para construir multiusos

A Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, fechou a compra de um terreno de 6,6 hectares para a construção de um pavilhão multiúsos, disse o presidente Pedro Santana Lopes. O autarca anunciou, em sessão de Câmara, que o terreno situado junto ao miradouro de Salmanha, na freguesia de Vila Verde, com vistas para a cidade e o rio Mondego, representa um investimento de 555 mil euros, que envolve uma permuta de terrenos municipais.
Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa abre portas no Beato este mês

A Semana da Reabilitação Urbana (SRU) de Lisboa está de regresso já este mês. A 12ª edição do evento realiza-se na Fábrica do Pão no Beato Innovation District durante três dias, entre 25 e 27 de fevereiro de 2025. Trata-se do “maior evento nacional dedicado aos temas da habitação, construção e sustentabilidade”, adianta a organização da SRU, que volta a contar com o idealista como portal oficial.
Obras na linha Rosa do Metro do Porto

Metro do Porto: obras na Linha Rosa vão derrapar, avisa Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto considerou impossível a obra de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, estar concluída em julho como anunciado pela Metro do Porto. "Não acreditem no que dizem. É impossível que as obras estejam prontas em julho. Assumo o que estou a dizer", afirmou Rui Moreira durante a sessão da Assembleia Municipal, que decorreu esta segunda-feira (3 de fevereiro de 2025).
Falta de mão de obra na construção e reabilitação de casas

Obras em casa: quase 80% dos pedidos ficam por resolver

A falta de mão de obra no setor da construção e remodelação em Portugal está a deixar marcas, havendo muitos pedidos que ficam sem resposta. Paralelamente, o cenário está a ter impacto direto nos preços, que têm vindo a disparar. Segundo a Fixando, aplicação que liga clientes a especialistas em todos os serviços, nomeadamente os relacionados com obras em casa, quase 80% dos pedidos feitos ficam por resolver.
Nova sede da Metro do Porto

Metro do Porto investe 8,5 milhões na construção da nova sede

A Metro do Porto vai ter uma nova sede. Desde 2001 que a empresa está instalada na Torre das Antas, na Avenida Fernão Magalhães, mas vai mudar-se para a zona da Boavista. O novo edifício tem um custo estimado de 8,5 milhões de euros, um investimento que será suportado pela própria empresa, e deverá estar concluído em 2028.
A importância do betão no setor da construção

“Todos os materiais utilizados em construção podem ser sustentáveis”

Descarbonização, sustentabilidade, eficiência energética. Três termos impossíveis de dissociar do setor da construção e do imobiliário. Andam de mãos dadas rumo a um futuro mais “verde” e amigo do ambiente com o objetivo de reduzir a pegada de carbono e a emissão de gases com efeito de estufa. Para Jorge Reis, Diretor-Geral da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), não há dúvidas: “Todos os materiais utilizados em construção podem ser sustentáveis”. Em entrevista ao idealista/news, o responsável fala ainda sobre o uso do betão no setor, considerando que “pode ser sustentável se forem adotadas práticas mais ecológicas na sua produção e utilização”.
Avenida Almirante Reis, em Lisboa

Nova Almirante Reis será mais verde e terá mais segurança nas ciclovias

A nova Almirante Reis, em Lisboa, vai ter mais árvores, mais estacionamento, ciclovias laterais e não terá separador central, segundo o plano de requalificação daquela avenida, apresentado esta terça-feira (27 de novembro de 2024) pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas (PSD). Orçado em 20 milhões de euros, 13 milhões dos quais na primeira fase para o faseamento (projeto + obra), o Projeto Integrado de Requalificação do Eixo da Almirante Reis divide a avenida em dois troços.