
O custo da habitação (e de outros produtos) em Portugal e na UE à lupa
Comparar preços de produtos entre a países da União Europeia (UE) está agora à distância de um clique. O custo da habitação em Portugal, por exemplo, é inferior ao da média dos países da UE, sendo a Suíça o país mais caro e a Bulgária o mais barato.

Entidades financeiras e sociedades de investimento abrangidas por novas regras do imobiliário
A partir desta quarta-feira, dia 26 de junho de 2019, todas as mediadoras, promotoras e demais empresas imobiliárias passam a estar sujeitas a novas regras, que implicam mais obrigações processuais. Mas atenção, também as entidades financeiras e as sociedades de investimento (como as

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos: o que é o MTIC?
O processo de comprar casa envolve várias fases, e uma delas passa por pedir dinheiro emprestado ao banco. Mas muitas vezes o contrato de crédito à habitação é redigido com linguagem demasiado técnica. Nesta rubrica ajudamos-te a descodificá-la.

Novos deveres e prazos a cumprir pelas empresas do imobiliário
O novo regulamento (nº276/2019) de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo entra em vigor esta quarta-feira, dia 26 de junho, e traz deveres acrescidos para as empresas que operam no ramo imobiliário - em qualquer atividade (desde mediadoras, até prom

Os motivos e técnicas mais habituais de branqueamento de capitais no imobiliário
O regulador IMPIC reuniu os indicadores, tipologias e técnicas mais comuns ao branqueamento de capitais no imobiliário, para ajudar quem opera no setor a proteger-se e identificar este tipo de crimes.

Guia completo das novas regras para quem faz negócios no imobiliário
As empresas que operam no imobiliário - desde mediadoras, até promotoras, entidades financeiras e sociedades de investimento, ou outras - passam a estar obrigadas a novas regras, a partir desta quarta-feira, dia 26 de junho de 2019.

Banco ING “aterra” no Porto: financia a Värde Partners na compra da Torre Burgo
O banco holandês ING, que tem vindo vindo a reforçar a sua aposta no mercado imobiliário português, “aterrou” agora no Porto: financiou a Värde Partners, empresa global de investimentos alternativos, na aquisição da Torre Burgo, um edifício de escritórios de classe A.

Lei de Bases da Habitação: reabilitação urbana só com regras antissísmicas
O Parlamento aprovou uma norma da futura Lei de Bases da Habitação que determina as regras que a reabilitação urbana de edifícios deve seguir, nomeadamente de proteção anti-sismos. A proposta foi apresentada pelo PCP e teve o apoio do PS e do BE.




O primeiro hotel cápsula chegou a Espanha - e não lhe faltam “luxos”
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez ganha destaque um alojamento bem diferente do habitual - e uma tendência que começa a ganhar terreno. Trata-se do modelo hotel cápsula, que já chegou à vizinha Espanha.

Martinhal garante solos descontaminados em empreendimento de luxo no Parque das Nações
O Elegant Group garante que os solos onde está a ser construído o empreendimento de luxo Martinhal Residences, no Parque das Nações, em Lisboa, não estão contaminados. Em causa está uma denúncia da associação ambientalista Zero sobre a zona das obras.




Cores do arco-íris pintam as ruas por todo o mundo
Bucareste, Toronto, Lisboa, Nápoles ou Santiago. Várias cidades espalhadas pelo mundo pintaram-se das cores do arco-íris para assinalar a defesa da igualdade e a liberdade na orientação sexual e identidade de género.

Preços das casas subiram 9,2% num ano, mas ritmo está a abrandar
Os preços das casas voltaram a subir no primeiro trimestre face ao período do ano passado, mas o aumento homólogo de 9,2% foi mais suave que o registado no trimestre anterior (9,3%). Ao todo venderam-se 43.826 alojamentos entre janeiro e março.

CGD baixa juros nos depósitos – deixa de pagar quando renderem menos de um euro
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai rever em baixa as taxas de juros dos depósitos poupança a partir do dia 1 de agosto – trata-se de uma quebra de 70% em relação às taxas em vigor. O banco público anunciou ainda que vai deixar de pagar juros sempre que o valor bruto for inferior a um euro, quer nos depósitos poupança quer nos depósitos a prazo.

Estado vai pagar até 6.500 euros a emigrantes que venham trabalhar para Portugal
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem um orçamento de 10 milhões de euros para apoiar emigrantes ou lusodescendentes que queiram voltar a Portugal para trabalhar. Quem quiser regressar poderá receber até 6536,40 euros por família.