
2019 é ano recorde de queixas: foram mais de 101 mil
2019 foi um ano recorde de queixas. Os portugueses fizeram, em média, 275 reclamações por dia no Portal da Queixa: mais de 101 mil, no total do ano. O principal motivo de queixa foram as telecomunicações, mas o setor das entregas também disparou, uma vez que há cada vez mais consumidores nacionais a aderir às compras online.




Uma incrível casa pré-fabricada de fusão no Brasil
O Studio Arthur Casas colaborou com a empresa brasileira sysHaus para desenvolver a sysHaus house, uma casa pré-fabricada de 200 metros quadrados (m2) em São Paulo (Brasil) que integra design contemporâneo, eficiência e sustentabilidade.

Benefícios fiscais para reformados estrangeiros com mudanças à vista
Lançado em 2009, o regime de residentes não habituais soma mais de 27 mil beneficiários e tem sido um forte motor de investimento imobiliário em Portugal, sobretudo nos últimos anos. Mas há mudanças à vista neste programa que concede benefícios fiscais aos reformados estrangeiros que se instalam no país. A ideia passa por manter a isenção para quem já tem, mas reduzir para quem a solicite no futuro.

Remodelar ou decorar a cozinha? 5 regras para triunfar na nova década
Muitas coisas boas foram surgindo ao longo dos anos em termos de decoração. Mas há algumas que queremos deixar para trás, sobretudo se estivermos a falar de cozinhas. Se 2020 for um ano de mudança, e decidires mudar esse espaço lá em casa, vê se aquilo que queres fazer se encaixa na nova década.

Avignon Capital e York Capital pagam 22 milhões ao Santander por edifício em Lisboa
O imobiliário em Portugal continua a aguçar o apetite dos investidores estrangeiros. Na reta final de 2019 foi fechada mais uma operação no segmento de escritórios que agora foi comunicada ao mercado: a britânica Avignon Capital e a norte-americana York Capital Management juntaram-se para comprar um edifício ao Santander Totta, em Lisboa. E pagaram 22,3 milhões de euros pelo imóvel, que a partir de março de 2020 vai ser alvo de uma remodelação profunda.

Tributação do Alojamento Local sobe de 35% para 50% em "todas as zonas de contenção"
O agravamento fiscal sobre os rendimentos do Alojamento Local (AL), a partir deste ano, já era conhecido no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para (2020). Agora, o Governo veio esclarecer que a penalização a nível da tributação desta atividade, de 35% para 50%, aplica-se em "todas as zonas de contenção", quer sejam absolutas ou relativas, nas palavras do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Sociedade da Cerberus com luz verde da AdC para comprar imobiliárias da PREOF
A Promontoria, sociedade veículo detida indiretamente por fundos sob gestão da Cerberus Capital Management, negociou a aquisição do controlo exclusivo sobre sete sociedades de gestão imobiliária detidas pela PREOF SPV. E agora teve luz verde do regulador para avançar com a operação de concentração.

GGD perdoa 75% da dívida do Hard Club no Porto- sala de espetáculos de Kalú está a “salvo”
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai perdoar 75% da dívida do Hard Club, uma sala de espetáculos instalada no Mercado Ferreira Borges, no Porto, que tem o baterista dos Xutos e Pontapés, Kalú, como sócio. A decisão do banco estatal, principal credor do espaço, viabiliza o Plano Especial de Revitalização (PER) e impede a insolvência da empresa, que agora ficará nas mãos do Grupo Ferreira.

Cortes nas pensões: Governo promete pagar retroativos com tabelas de IRS
As pensões pagas em janeiro de 2020 em vez de refletir dois aumentos, tiveram cortes. A explicação está nas tabelas de IRS, que ainda não foram publicadas. A Segurança Social garante que o problema ficará resolvido no próximo mês e pagos retroativos.

Cartel da banca no crédito à habitação descoberto a partir de um email da CGD
Foi com base num email interno da CGD, contendo dados relativos a créditos à habitação do BCP, Santander, BES, BPI e Montepio, que a Autoridade da Concorrência “descobriu” que havia um cartel da banca. O inquérito levado a cabo pela entidade terminou com a condenação a 14 bancos ao pagamento de uma coima global de 225 milhões de euros.

"OE 2020 vai reforçar investimento público na habitação", garante ministro
O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) vai promover “um novo ciclo de investimentos estruturantes”, reforçando a aposta na "habitação e ferrovia".