Poupar 75% na conta da luz e água? Neste edifício é possível
Há um edifício em Espanha, um caso emblemático de construção eficiente, que mostra ser possível economizar 75% na conta da luz e água. Trata-se da atual sede da Agência Andaluza de Inovação e Desenvolvimento (IDEA), construída há uma década pelos arquitetos César Ruiz-Larrea, Eduardo Prieto González, Antonio Gómez Gutiérrez e Jaime López de Asiain. Conceberam o projeto “como um ser vivo”, com soluções passivas, algumas inspiradas na tradição andaluza, e com a incorporação de tecnologias que transformaram a estrutura externa numa máquina capaz de produzir e trocar energia. O resultado é uma economia de até 75% no consumo energético.
Imobiliário: 16% das empresas em risco de não resistir à atual crise
O atual clima marcado pela inflação e pela subida das taxas de juro tem influência na vida das famílias, mas também nos negócios. A verdade é que boa parte do tecido empresarial português é resiliente ao atual contexto económico. Mas há ainda milhares de empresas que estão em risco de não conseguir resistir à presente crise. Os negócios imobiliários e a construção encaixam-se nesse grupo de risco. Explicamos.
5 dicas para cuidar do jardim no inverno
No verão todas as plantas ficam murchas por falta de chuva. Chega o inverno, começa a chover como se vivêssemos em Londres e de repente tudo fica alago. Afinal, como cuidar do jardim nesta época do ano? As chuvas, as geadas... não são uma tarefa fácil, mas há solução.
Apartamentos renovados: mudar de vida a partir de 37.500 euros
Há momentos na vida em que sentimos que nos falta uma renovação de ares. Ambicionamos algo novo e diferente que traga cor à nossa vida. Há quem decida mudar de emprego, de carro ou até mesmo de casa.
Quem decide comprar um apartamento renovado sabe bem aquilo que está à procura.
Como criar uma cozinha moderna e funcional com móveis Ikea
Cada vez gastamos mais tempo na cozinha. E é também por isso que este ambiente deve ser acolhedor e funcional, mas, ao mesmo tempo, equipado com todos os confortos que o fazem acompanhar os tempos e as novas necessidades domésticas. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas para criar uma cozinha moderna com móveis Ikea (e sem gastar muito).
Uma bonita casa de inspiração japonesa nas Montanhas Rochosas de Utah
As Montanhas Rochosas são uma das cadeias montanhosas mais conhecidas do planeta, e um local emblemático dos EUA. São hoje uma atração turística e desportiva, e um local de fuga da extensa área metropolitana. Por isso, muitas pessoas optam por ter uma segunda casa nas suas encostas, localizada em enclaves com vistas espetaculares dos vales e com um desenho que integra os edifícios à paisagem. Um exemplo deste tipo de construção é-nos apresentada pelo atelier Sparano + Mooney Architecture.
Decoração e mobiliário regressam à Exponor no Porto de 2 a 5 de março
Mobiliário, design e decoração são os temas que vão fazer parte do cenário da Exponor - Feira Internacional do Porto entre os próximos dias 2 e 5 de março e 2023. É aqui que vão decorrer, em paralelo, as feiras Export Home e IDF Spring que prometem trazer novidades e tendências da fileira casa, tanto a nível nacional como internacional.
Reabilitar com amor: esta é a história viral da casa Beija Flor
Podemos ter a certeza de que já conhecemos uma casa de outra vida? Podemos ver uma imensidão de luz num espaço enorme com janelas fechadas com tijolos? Bárbara Morais teve a certeza de que a casa Beija Flor era sua quando entrou naquele hall. E só conseguiu ver beleza em quilos e quilos de cocó de pombo e pó acumulado durante anos. Foi nessa beleza que encontrou rumo para começar a reabilitar a casa com as suas próprias mãos. Hoje, a história inspira os milhares de portugueses que a seguem.
Travão ao AL em Lisboa sofre alterações com dados dos Censos 2021
Os dados dos Censos 2021 relativos à habitação em Lisboa, nomeadamente aos alojamentos familiares clássicos existentes nas várias zonas da cidade, conjugados com o número de unidades de Alojamento Local (AL) registadas nas mesmas zonas, podem trazer mudanças nos rácios, que servem de base para definir se determinada zona pode ou não sofrer um travão a novos registos de espaços de AL. O Areeiro, por exemplo, deixaria de ter limitações, passando de um rácio de 3% para 2,2%, abaixo do limite de 2,5%.
1º Direito: Famalicão vai comprar 79 casas por 10,5 milhões de euros
A dificuldade em aceder a uma casa digna é uma questão já identificada em Vila Nova de Famalicão, como em todo o território nacional. E, para dar resposta aos problemas habitacionais do concelho, a autarquia famalicense vai comprar 79 casas por 10,5 milhões de euros, através de uma Oferta Pública de Aquisição de Imóveis. Estas habitações destinam-se ao mercado de arrendamento no âmbito do Programa 1.º Direito.
Há cada vez mais famílias insolventes – sobretudo por desemprego
Nos primeiros nove meses de 2022, foram declaradas 5.161 insolvências de famílias, um número que representa 80% do total, visto que foram declaradas insolventes “apenas” 1.216 empresas. Esta é uma tendência que se tem verificado nos últimos anos, mas a diferença entre particulares e empresas nunca foi tão grande. Em causa estão dados do Ministério da Justiça.
Estas moradias de luxo estão a nascer no Estoril com vista para o mar
Viver numa casa confortável, cheia de luz e com vista para o mar é o sonho de muitos. Estas são algumas características das quatro moradias que estão a nascer no Estoril e que compõem o condomínio privado de luxo The Frame. Este projeto está a ser promovido pela Inspire Capital por um investimento não revelado. Mas sabe-se que estas casas estão à venda por mais de 3 milhões de euros.
Escritórios em Lisboa: ocupação regista “melhor ano de sempre” em 2022
Depois do período pandémico voltado para o teletrabalho, as empresas e os trabalhadores estão a regressar aos escritórios em força. Este movimento leva mais empresas a arrendar espaços para instalarem os seus escritórios. É isso mesmo que se tem sentido em Lisboa e no Porto. A ocupação de escritórios na capital portuguesa somou 272 mil metros quadrados (m2) em 2022, um “valor histórico” para o setor em Lisboa. E no Porto o mercado de escritórios também esteve dinâmico durante o ano passado.
Novo Ministério da Habitação: consultoras imobiliárias pedem ação
Marina Gonçalves já falou no Parlamento na condição de ministra da Habitação, a propósito da proposta de lei do PS sobre o Programa Nacional de Habitação, que foi apresentada e aprovada – são 22 medidas e um investimento total de 2.377 milhões para reforçar o parque público de habitação. O que é mais importante mudar/corrigir em Portugal agora que há um Ministério da Habitação? Colocámos esta pergunta a sete consultoras imobiliárias, que reclamam, por exemplo, alterações na carga fiscal, melhorias nos processos de licenciamento e uma aposta clara no aumento da oferta de habitação acessível. Ação é, portanto, palavra de ordem.
IRS 2023: trabalhadores com crédito habitação podem reduzir retenção
Os trabalhadores com crédito habitação podem pedir desde o início do ano para reter menos IRS mensalmente, mas a perceção da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Deco é que a medida está a ser pouco usada.
Edifício Cruzeiro renasce como Academia de Artes do Estoril
O edifício Cruzeiro, no Estoril, ganhou uma nova vida, depois de ter passado vários anos abandonado. Este sábado, dia 28 de janeiro, o edifício volta a abrir portas enquanto Academia de Artes do Estoril. E vai disponibilizar aulas de dança, teatro e música.
M2 das casas vale 1.458 euros para os bancos – um novo máximo
Antes de as instituições bancárias concederem um crédito habitação, procedem à avaliação da habitação. E a verdade é que as casas estão a valer cada vez mais para os bancos. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira publicados, indicam que o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.458 euros em dezembro de 2022, tendo subido 13,5% face ao registado no último mês de 2021. Este é mesmo o maior valor alguma vez observado pelo instituto. Já o número de avaliações bancárias tem vindo a diminuir nos últimos sete meses.
Beiras e Serra da Estrela vão ganhar 700 casas acessíveis
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) assinou na passada quinta-feira, no Fundão, um acordo que visa reforçar a oferta de habitação acessível naquela região.
Licenças para construção nova a aumentar mais do que a reabilitação
O licenciamento de edifícios habitacionais registou um aumento homólogo de 1% até novembro de 2022, enquanto o licenciamento de fogos em construções novas subiu 5,3%, anunciou a associação do setor.
Crédito habitação: valor total abranda há 5 meses com subida dos juros
Mesmo num contexto de altas taxas de juro, as famílias continuam a pedir empréstimos para comprar casa. Em dezembro de 2022, o montante total de crédito habitação concedido pelos bancos ascendeu a 100,3 mil milhões de euros, um valor 3,6% superior ao registado no final de 2021. Mas a variação anual está a abrandar há cinco meses consecutivos.
Família Queiroz Pereira compra mais de 70% do edifício Jean Monnet
A holding imobiliária Sonagi, que tem como acionista de referência a Sodim, holding da família Queiroz Pereira – uma das mais ricas de Portugal –, comprou mais de 70% do edifício Jean Monnet, situado junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Trata-se de um edifício que é conhecido por ser a atual sede do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia na capital portuguesa.
CGD consegue vender (finalmente) o centro comercial La Vie no Porto
O centro comercial La Vie, que inicialmente se chamava Porto Grande Plaza, foi inaugurado em 2007 pelas mãos da Martifer, que nele investiu 65 milhões de euros. O shopping localizado na Baixa da Invicta – teve como inquilinos, entre outros, a Decathlon, a Rádio Popular e o Minipreço – acabou por não vingar e foi parar às mãos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que o tentava vender há já algum tempo. Um processo que está prestes a chegar ao fim.
Galp muda sede para Alcântara no final de 2023
A Galp vai deixar as Torres de Lisboa, em Benfica, e mudar-se no final de 2023 para a zona de Alcântara, mais precisamente para o ALLO - Alcântara Lisbon Offices. A empresa vai pagar uma renda de cinco milhões de euros por ano pela nova sede, cerca de 415 mil euros por mês.