Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ideias baratas para melhorar o preço da tua casa

Autor: Redação

Por vezes, para aumentar o preço de venda da tua casa e conseguires propostas de compra, basta torná-la mais atrativa. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre home staging, assegurada pela Home Staging Factory, explicamos-te como podes potenciar o valor da tua casa sem gastar muito. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o nosso objetivo.

Tornar a casa mais atrativa tem várias vantagens. Em primeiro lugar, ao teres vários clientes interessados, o poder negocial passa a estar do teu lado, ou melhor do lado do vendedor. Lembra-te que um dos maiores erros na venda da tua casa é seres tu o vendedor. Entrega esse papel a alguém profissional e vais ver que te consegue a melhor proposta (até porque ganha à percentagem!)

Além dos princípios básicos do home staging que nunca deves esquecer e deves seguir à risca (arrumar, limpar, reparar, neutralizar, organizar, iluminar, valorizar e fotografar) há alguns truques que te podem ajudar a tornar o teu espaço muito mais atraente e por isso valioso.

1. Marca uma boa primeira impressão

A pior coisa que há é entrar numa casa suja, com ar desgastado e com marcas visíveis das suas vidas anteriores. Uma pintura básica é um investimento pequeno e faz toda a diferença para quem entra pela primeira vez em tua casa e procura um sítio agradável para viver.

Escolhe uma cor neutra, tons brancos e não uma cor forte como laranjas, azuis, verdes ou vermelhos! Lembra-te que não estás a decorar a casa para ti. O branco torna a casa mais luminosa e faz o espaço parecer maior. Lembra-te de pintar pelo menos a fachada e os muros exteriores caso se trate de uma moradia.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

2. Cria a sensação de um espaço amplo e luminoso

Não vais conseguir aumentar a área em metros quadrados por muito que tentes, mas podes utilizar muitos truques para fazer com que a tua casa pareça maior!

Primeiro que tudo, se tens uma casa pequena livra-te de tudo o que são móveis em altura! Qualquer mono muito alto numa casa pequena faz o espaço parecer um cubículo. 

Escolhe móveis com as dimensões adequadas à dimensão do teu espaço. É preferível ter um sofá mais pequeno (dois lugares em vez de três) e teres espaço livre na sala que ocupares o espaço todo com um sofá grande. O mesmo se aplica à mesa de jantar, por exemplo.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

3. Cria um quarto de sonho

Os quartos querem-se convidativos, aconchegantes, acolhedores. A cama tem de ser irresistível, sedutora, tem que fazer sonhar! 

Utiliza tons claros, cria uma cabeceira de cama bonita (até pode ser feita com papel de parede), veste bem a cama com um bom edredão e uma manta fofa aos pés da cama e pelo menos quatro boas almofadas! Podes completar com duas almofadas decorativas pequenas. Tira tudo o que é pessoal e deixa apenas alguns objetos decorativos como velas, uns livros e um ou outro acessório.

Para que o quarto fique verdadeiramente acolhedor não te esqueças de “vestir” a janela com uns cortinados de tecido que deixe passar a luz e, mais uma vez, de tons claros.

Outro truque maravilhoso é utilizares espelhos para refletires a luz e paisagem exterior. Utiliza um espelho grande na sala de forma a parecer que tem o dobro do espaço. Se tiveres uma vista bonita tenta refleti-la no interior da tua casa. Vais ver que faz uma diferença brutal.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

4. Transforma a tua casa de banho numa casa de banho de visitas

Estamos habituados a desvalorizar a casa de banho. No entanto, passamos aqui uma boa parte do nosso tempo e é onde nos preparamos para iniciar e finalizar o dia! Muitos pensam que este espaço deve ser apenas funcional. Nós acreditamos que deve ser essencialmente emocional e que nos deve inspirar a começar bem o dia e a acabá-lo ainda melhor! Por isso deixamos aqui umas dicas para o decorares como um verdadeiro spa!

Nada é mais desagradável qo que entrar numa casa de banho e dar de caras com as escovas de dentes, os chinelos ou o velho roupão de quem nos é distante. São itens pessoais e não devem ser transmissíveis, nem ao olhar! Organiza e arruma tudo em caixas.

Lembra-te que este é um espaço de higiene e bem-estar e, por isso, tem de estar, imaculadamente, limpa e arrumada. Acende umas velas e põe uns frasco com sais de banho ou conchas a marcar o ambiente. Recria o imaginário de um spa.

Se as loiças e torneiras estão velhas e desatualizadas, investe um pouco e muda para umas com linhas modernas. Vais ver que faz toda a diferença!

Home Staging Factory
Home Staging Factory

5. Aproveita bem todos os espaços

É muito comum ver varandas, terraços e sótãos atulhados de tralha, totalmente desvalorizados! Lembra-te que estás a vender um sonho e é importante mostrares como a tua casa é versátil e onde se consegue recriar vários ambientes. Estes espaços, por vezes pequenos e esquecidos, podem fazer toda a diferença aquando da venda! Pode representar mais um quarto de brinquedos, um escritório ou um pequeno espaço ao ar livre onde se pode ver as vistas, beber um copo e desanuviar a cabeça!

Aproveita tudo e aproveita bem!

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Home Staging Factory
Home Staging Factory

É importante desenhares a tua casa como se fosse uma montra. Estás a vender um imaginário de vida e não metros quadrados como muitos fazem crer. Tenta conquistar o maior número possível de pessoas mostrando-lhes um estilo de vida inspirador, positivo, feliz!