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O que fazer (e evitar) para uma noite de sono tranquila durante a pandemia

Apesar de as circunstâncias não serem fáceis, há hábitos fundamentais para uma boa higiene de sono e que promovem o descanso.

Conselhos para viver bem e dormir melhor / Freepik
Conselhos para viver bem e dormir melhor / Freepik
Autor: Redação

Por estes dias a incerteza e ausência de rotinas podem tornar as noites mais difíceis. Há quem tenha grandes dificuldades em adormecer, manter um sono profundo e tranquilo, e até quem acorde muitas vezes assustado e angustiado com pesadelos por causa do coronavírus. Uma situação normal, segundos os especialistas, uma vez que estamos a atravessar momentos de grande ansiedade e stress.

Além da preocupação com a situação em que vivemos, acresce não sabermos quando terminará, ou como estará a nossa vida quando acabar. O truque, embora não seja nada simples, passa por tentar recuperar e manter alguns hábitos saudáveis, para um boa higiene do sono.

Apesar de as circunstâncias não serem fáceis, há coisas que podem mesmo facilitar o nosso descanso. A neurologista Milagros Marino, membro do comité científico da Sociedade Espanhola do Sono, citado pela Verne, recomenda a adoção dos seguintes hábitos:

Horários regulares

  • Fundamental para o equilíbrio da rotina

Horários regulares
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Evitar  jantares pesados

  • Vão causar maiores dificuldades para adormecer

Evitar  jantares pesados
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Evitar café / tabaco / chocolate

  • Sobretudo à tarde e noite, uma vez que são estimulantes

Evitar café / tabaco / chocolate
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Fazer exercício

  • Fundamental, mas nunca ao final o dia (vai despertar-nos)

Fazer exercício
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Evitar usar telefones/ computadores antes de dormir

  • A luz destes dispositivos vai ativar ainda mais o cérebro

Evitar usar telefones/ computadores antes de dormir
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Evitar as notícias antes de ir para a cama

  • Essencial para evitar pesadelos

Evitar as notícias antes de ir para a cama
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Dormir uma sesta

  • Nunca mais de meia hora

Dormir uma sesta
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