
Mente sã, corpo são (já dizia o ditado). E agora que estamos confinados em casa, por causa do coronavírus, esta mensagem torna-se ainda mais importante. A ansiedade e stress tendem a aumentar por estes dias, e podem servir de catapulta à compulsão alimentar. É fundamental, por isso, procurar criar uma rotina alimentar saudável, e fazer boas receitas, para que possamos viver com maior energia, vigor e vitalidade. No artigo de hoje deixamos-te uma lista de alimentos amigos e, claro, os vilões, que deves evitar - e se podes fazer um pouco de exercício em casa, melhor ainda.
As regras são relativamente simples e de conhecimento geral. Deves preferir os vegetais, frutas, água e cereais integrais aos alimentos processados, repletos de açúcar e gordura. Mas como nunca é demais recordar as linhas mestras para um bom cuidado do corpo e da mente, eis uma lista que pode ajudar a ser mais saudável e feliz nestes tempos de Covid-19.
Alimentos bons

O consumo deste tipo de alimentos ajuda a melhorar o nosso trânsito intestinal. É importante, por isso, dar-lhes prioridade. Os legumes devem ser acompanhados de alguma proteína, como frango grelhado, peixe cozido ou até uma omelete, algo que irá porporcionar uma digestão mais lenta e ativar o nosso metabolismo.

Apesar de terem sido desacreditados nos últimos anos, a verdade é são um alimento com uma importante contribuição proteica.

A água é a bebida por excelência,e é aconselhável consumir 1,5 a 2 litros por dia. As infusões também são boa opção.

Legumes, peixes, ou carnes congeladas também podem ser utilizadas, e são especialmente úteis para guardar por longos períodos de tempo. Na maioria dos casos, têm um perfil nutricional semelhante ao de alimentos frescos.

Frutos secos, arroz, massa, quinoa, e flocos de aveia são benéficos, ainda mais na sua versão integral. Os alimentos mais energéticos, como todos os farináceos, devem ser consumidos durante o dia, e reservar os pratos mais leves para a noite.
Alimentos a evitar e reduzir

Beber grandes quantidades de café ou chá com cafeína pode afetar a desidratação e o sono.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir menos de cinco gramas de sal por dia. Aposta nas especiarias para dar sabor aos teus pratos.

A OMS recomenda também que menos de 5% da ingestão total da energia num adultos seja proveniente de açúcares livres (cerca de seis colheres pequenas). É importante ter cuidado com as opções de baixo teor de gordura, porque são ricas em açúcares adicionados.

De todas as opções culinárias (cozidas, grelhadas, assadas no forno), os fritos são a opção menos menos recomendável.

Eles são ricos em carboidratos simples, como doces ou suumos, e também são ricos em gordura trans.

É importante eliminar o excesso de gordura em qualquer tipo de carne, e reduzir o consumo de alimentos como carnes vermelhas e gordurosas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta