Número avançado por Mário Centeno, governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças.
Comentários: 0
Moratórias de crédito permitem suspender pagamento de 11 mil milhões de euros
Imagem de Lucio Alfonsi por Pixabay
Lusa

As moratórias do crédito bancário – nomeadamente no âmbito da concessão de crédito à habitação – lançadas na sequência da pandemia da Covid-19 permitem suspender o pagamento de 11 mil milhões de euros, disse o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno.

“A nossa estimativa é que o conjunto de pagamentos aos bancos que deixará de ser feito até setembro de 2021 é de 11 mil milhões de euros, afirmou o ex-ministro das Finanças no programa “Grande entrevista” da RTP, emitido quarta-feira (27 de janeiro de 2021).

Questionado sobre os riscos que estas moratórias poderão acarretar no futuro, o governador do BdP sublinhou que as moratórias não são um perdão de dívida e que o risco que poderão ter é de, quando terminarem se estar perante “uma realidade de [crédito] malparado”.

“Na verdade do que estamos a falar é de projetos empresariais e familiares e estamos a adiar este pagamento que devia ocorrer entre março de 2020 e setembro de 2021 para a frente”, referiu Centeno, para acrescentar ser necessário acompanhar a capacidade de estes projetos “voltarem a fazer face às suas responsabilidades a partir de setembro”.

Neste contexto, precisou que os indicadores existentes dão conta de que as empresas com moratórias, dispõem de depósitos no sistema bancário no valor de 20% do crédito em moratória, ou seja, existe uma “almofada financeira”.

Mário Centeno referiu que, depois da interrupção de 2020, Portugal deve reiniciar a trajetória de descida da dívida pública e precisou que no ano passado a ‘almofada’ que esteve à disposição da recuperação da crise foi, essencialmente, a da dívida pública.

Em setembro passado, o Governo decidiu prolongar por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito às famílias e, em dezembro, aprovou uma alteração ao regime, permitindo novas adesões até 31 de março de 2021.

O sistema bancário nacional concedeu um total de 46 mil milhões de euros em moratórias de crédito até setembro do ano passado, ao abrigo dos sistemas implementados na sequência da pandemia de covid-19, de acordo com dados do BdP.

Os dados do supervisor bancário, divulgados na sexta-feira (22 de janeiro de 2021), indicavam que dos 46 mil milhões de euros, 24,4 mil milhões de euros dizem respeito a empresas (sociedades não financeiras, na designação técnica) e 21,6 mil milhões de euros às famílias. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta