
Operação Babel: acordo com promotores de hotéis beneficiava câmara
O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia assumiu na quinta-feira, dia 30 de janeiro, ter acordado com os promotores de dois hotéis para custearem a estabilização da escarpa que os separava a troco da redução ou isenção de taxas, situação que beneficiava a autarquia. “O acordo era muito simples, os dois hotéis avançavam com a consolidação da escarpa e a câmara isentava-os de taxas”, afirmou Patrocínio Azevedo perante o coletivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia na quinta sessão de julgamento.

Operação Babel: Patrocínio Azevedo nega ter "dado cobertura" a Malafaia
O antigo vice-presidente da Câmara de Gaia Patrocínio Azevedo negou esta quarta-feira (22 de janeiro de 2025) ter “dado cobertura” e permitido “coisas do arco-da-velha” ao empresário Paulo Malafaia, o qual considerou o ex-autarca um “contacto de ouro” e “o futuro presidente da câmara”.

Habitação a Custos Controlados: Gaia quer construir 2.000 casas
A Câmara de Gaia abriu um procedimento de oferta pública para a construção de 2.000 fogos que serão disponibilizados em regime de Habitação a Custos Controlados (HCC), no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Nova linha no metro do Porto: Câmara de Gaia recusa expropriar terreno
A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, por unanimidade não aceitar a proposta da Metro do Porto para a expropriação de um terreno destinado à construção da linha Rubi, mas o presidente da autarquia acredita num acordo.

Queda na venda de casas? “Há que proteger o comprador e segurar preço”
A venda de casas em Portugal está a arrefecer. E o mercado de luxo não é imune a este movimento. Na Quinta Marques Gomes, que está a ser desenvolvida pelo grupo United Investments Portugal (UIP) junto à foz do rio Douro em Vila Nova de Gaia, tem-se sentido uma “retração” de novos compradores portugueses, devido aos elevados juros no crédito habitação, a par da subida dos preços das casas de luxo. Mas será que reduzir o preço destas habitações a melhor estratégia a seguir para aumentar as vendas? Não, pelo contrário. Mesmo com a venda de casas a cair, Daniel Correia, diretor de real estate da UIP, diz que a estratégia passa por “garantir aos compradores que o valor do imóvel está protegido, segurando o preço e nunca desbaratando as unidades que ainda estão à venda”, disse em entrevista ao idealista/news.
Novo pavilhão desportivo em Gaia: obra vai arrancar este ano
A construção de um novo pavilhão desportivo em Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, que esteve em risco por falta de interessados no concurso, vai arrancar “até ao final do ano”, disse na semana passada o presidente a Câmara.
Em causa está um pavilhão escolar em Gaia para formação desportiv

Renda acessível: Gaia terá mais 36 casas disponíveis no verão de 2024
A Câmara de Vila Nova de Gaia conta disponibilizar, no verão do próximo ano, mais 36 casas com renda acessível, num investimento de 8,5 milhões de euros, no âmbito do Programa 1.º Direito, revelou na passada sexta-feira (dia 1 de setembro) o presidente da autarquia.

Brasileiros do Gaia Hub queriam concessão da Praia da Madalena
Estava previsto nascer em Vila Nova de Gaia um megaparque tecnológico pela mão do grupo brasileiro Gestão Capital. Mas a falta de entendimento entre a autarquia de Gaia e a promotora deixou cair por terra a construção do chamado Gaia Infinity Hub, um projeto de 700 milhões de euros que previa criar 15 mil empregos. Sabe-se agora, que o grupo brasileiro queria a concessão da Praia da Madalena.

Gaia anula polo tecnológico no antigo parque de campismo da Madalena
A Câmara Municipal de Gaia aprovou a anulação do contrato-promessa de compra e venda do antigo parque de campismo da Madalena, onde deveria nascer um mega polo tecnológico avaliado em 700 milhões, ao grupo Gestão Capital. Autarquia acusa o grupo de “incumprimento” do contrato, mas investidores garantem que vão recorrer decisão.

Metro do Porto: arrancam avaliações aos imóveis a demolir em Gaia
As avaliações aos imóveis em Gaia cuja demolição está prevista no âmbito da construção da Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar esta semana, confirmou a Lusa junto de alguns moradores.

Complexo desportivo vai nascer em Gaia com investimento de 10 milhões
Há novidades a chegar a Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. O Parque da Lavandeira da cidade vai ver nascer, em breve, um novo complexo aquático de formação.

Câmara de Gaia vai ser reabilitada e obras custarão 3,8 milhões
A reabilitação dos Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia vai custar 3,8 milhões de euros e deverá estar concluída em meados de 2024, mantendo a traça original, revelou esta segunda-feira (22 de novembro de 2021) o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Taxa de Proteção Civil declarada inconstitucional em Gaia. Aumenta a pressão em Lisboa
O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucional a Taxa de Proteção Civil de Vila Nova de Gaia. A decisão não tem aplicação direta a Lisboa, onde a taxa é aplicada, mas abre caminho a que, em decisões futuras sobre o tema, os conselheiros venham a considerar novamente que esta taxa, pelas suas características, trata-se, afinal, um imposto. E assim sendo, só a Assembleia da República – e não os municípios – teria competências para a sua criação.

Gaia vai dar benefícios fiscais a quem investir em reabilitação urbana
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia acaba de traçar uma nova estratégia para atrair investimento e reabilitar a malha urbana, empresarial e industrial do concelho. As isenções de IMI e IMT fazem parte do pacote de benefícios fiscais que a autarquia do norte promete dar para concretizar o projeto de criação de sete Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).

Luís Filipe Menezes tem património imobiliário no valor de cinco milhões
Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Gaia (CMG), tem cinco milhões de euros em imóveis, património que, segundo as autoridades, não se consegue explicar através dos seus rendimentos. Os imóveis estarão em nome de familiares de Luís Filipe Menezes.
Vila Nova de Gaia: Câmara reconhece direito de construção nos terrenos da VL9
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia reconheceu esta segunda-feira o direito de construção nos terrenos da sociedade com que há vários anos trava uma guerra judicial por causa da construção da VL9 – via de ligação à Ponte do Infante, no Porto, também chamada de Avenida D. João II.

Donos de casas clandestinas em Gaia (há 830) têm desconto para as legalizarem
Os proprietários de habitações clandestinas, de edifícios inacabados e de empresas (indústrias e lojas) de Gaia cujas instalações nunca foram licenciadas terão oportunidade de legalizar os seus edifícios até final do próximo ano com redução de taxas, que vai de 50 a 80%.

Câmara de Gaia condenada a pagar 13,9 milhões de euros por guerra de terrenos
Há 13 anos, o antigo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, assinou um acordo para a cedência de terrenos na Avenida D. João II, para a construção da Ponte do Infante. Mas isso nunca aconteceu e agora a autarquia do Norte foi condenada a pagar 13,9 milhões de euros aos proprietários.

Promotor imobiliário consegue isenção de taxa urbanística em Gaia
O promotor imobiliário da urbanização Quinta de Marques Gomes, em Canidelo, conseguiu ontem uma isenção de 50% da taxa municipal de urbanização por parte da Câmara de Gaia, na região norte do país. O empreendimento é propriedade do fundo de investimento fechado Imogestão, que acusa aquele município de faltar a compromissos, reclamando por isso uma indemnização de 2,87 milhões de euros.

Gaia: desempregados só pagam metade da renda de casa
Residem nos bairros sociais de Gaia 691 famílias (22% dos agregados residentes) que pediram para baixar a renda da casa. Com o novo Regulamento Municipal para o Arrendamento de Habitações Sociais (RMAHS) os desempregados podem pagar só 50% da mensalidade.

Gaia: câmara aposta em programas de apoio ao arrendamento social
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, quer apostar em programas de apoio ao arrendamento social, até porque a lista de espera por uma habitação social no município ronda as duas mil famílias.Segundo o autarca, há no concelho cerca de 100 apartamentos de
gaia: movimento de cidadãos recusa construir mais casas sociais
o candidato autárquico do movimento de cidadãos por gaia, manuel vieira machado, não pretende, se for eleito a 29 de setembro, construir mais empreendimentos sociais, mas sim "dignificar" os existentes.

gaia: candidato socialista defende cooperativas de habitação
o candidato do ps à câmara municipal de gaia (cmg), eduardo vítor rodrigues, propôs esta quinta-feira um novo modelo de habitação municipal que apoie, a partir do próximo ano, o cooperativismo habitacional e a autoconstrução em lotes, cedidos pela autarquia a jovens casaistrata-se de uma iniciativa

governo põe no mercado 1.184 casas com rendas 30% mais baratas
o governo pretende arrancar com o “mercado social de arrendamento” até ao final do primeiro trimestre do ano, estimando colocar no mercado 1.184 imóveis com rendas 30% mais baixas que os preços de referência.
gaia: arranca segunda fase da reabilitação de vila d'este
a câmara municipal de gaia está a preparar a candidatura ao quadro de referência estratégico nacional (qren) da segunda fase do projecto de requalificação da urbanização de vila d'este, sendo que as obras relativas à primeira fase já estão em andamento.