Cortes nas pensões
Últimas notícias sobre "Cortes nas pensões" publicadas em idealista.pt/news
Rumores do dia
Governo pondera regresso da CES em 2015: O Governo não apresentará mais propostas para uma reforma global das pensões, mas não afasta a hipótese de voltar a fazer cortes temporários. Nesse sentido, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) poderá estar de volta em 2015, até porque, segundo alguns constitucionalistas, o Tribunal Constitucional (TC) deixou a porta aberta para tal. (Jornal de Negócios)
Radiografia do dia: Cortes nas pensões em 2014 e em 2015
Os cortes nas pensões de reforma vieram para ficar, mas a partir de 2015 serão menores do que os exigidos pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) este ano.
Rumores do dia
Governo quer reduzir défice para 1,9%, metade do previsto: O Governo quer repetir o brilharete de 2013 e ter um défice inferior à meta estabelecida com a Troika. O objetivo é ir, uma vez mais, além do combinado, não enveredando por um alívio de austeridade, apesar do efeito benigno da retoma e da folga de 2013. Desta forma, em vez de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), o Executivo aponta agora para um défice de 1,9% este ano (metade do previsto), indicam números enviados pela Comissão Europeia ao Parlamento português. (Diário de Notícias)
Reformas acima dos mil euros levam corte de 3,5%
São cerca de 165 mil os pensionistas que até agora estavam a salvo dos cortes nas pensões e que, a partir de abril, vão receber menos 3,5%. A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplica-se agora a todos os reformados — da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social — que tenham rendimentos brutos de pensões acima de 1000 euros.
Corte nas pensões depende da evolução da economia e da demografia
O Governo já tem uma fórmula para substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e tornar definitivos os cortes nas pensões a partir do próximo ano. Segundo fonte do Ministério das finanças, a ideia passa por fazer depender o valor das pensões da evolução da economia e da demografia.