
A Palavra do Ano 2023 é…
“Professor” é a Palavra do Ano 2023. “Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. A verdade é que “professor” foi, sem dúvida, a palavra mais votada, tendo recolhido quase metade (48,1%) dos votos. A completar o pódio encontram-se as palavras “médico” e “inteligência artificial”, com 9,99% e 9,96% de votos, respetivamente.

Motoristas marcam nova greve: paralisação acontece de 7 a 22 de setembro
Sindicatos e patrões tentaram uma trégua, mas foi sol de pouca dura. Os motoristas de matérias perigosas decidiram voltar a marcar uma nova greve, desta vez às horas extra, feriados e fins de semana. Paralisação decorre de 7 a 22 de setembro.

Greve chega ao fim: motoristas e patrões voltam à mesa de negociações
Ao sétimo dia, “fumo branco”. Os motoristas de matérias perigosas colocaram um ponto final na greve este domingo, depois da reunião em plenário. A normalidade deverá estar reestabelecida dentro de dois ou três dias.

O que é uma requisição civil e como funciona? Já houve 32 em Portugal
A greve dos motoristas está para durar. Ao terceiro dia de paralisação, o sindicato “levanta a voz” para dizer que vai parar de cumprir os serviços mínimos e a requisição civil, entretanto decretada pelo Governo. Mas, afinal, o que é e como funciona a requisição civil?

Greve dos motoristas: requisição civil avança e traz consequências a quem violar a lei
Menos de 24 horas depois de os motoristas de matérias perigosas e de mercadorias terem iniciado a greve, o Governo decretou a requisição civil. Quem não cumprir os serviços mínimos pode responder pelo crime de desobediência.

Greve dos motoristas à porta: já há bombas sem combustível
Já há postos de abastecimento a ficar sem combustível um pouco por todo o país. Depois da ronda de negociações falhadas com o Governo, e do “braço de ferro” com a Antram, o sindicato já veio dizer que a greve vai mesmo avançar.

Crise energética: Governo decreta serviços mínimos entre 50% e 75% para greve dos motoristas
O Governo decidiu declarar o estado de emergência energética, na sequência da greve dos motoristas de matérias perigosas prevista para 12 de agosto. Foram também anunciados os serviços mínimos para a paralisação.

Manual para sobreviver à greve dos combustíveis
A greve dos motoristas agendada para 12 de agosto, por tempo indeterminado, mantém-se de pé. Como sobreviver à (possível) crise energética? A Deco dá cinco dicas sobre como o país se deve precaver.

Requisição civil - guia para entender a greve dos enfermeiros
O Governo decidiu avançar com a requisição civil dos enfermeiros que aderiram à greve nos quatro centros hospitalares onde não foram cumpridos os serviços mínimos. Este instrumento, que está na lei desde 1974, só deve ser acionado em "circunstâncias particularmente graves” .

Não deixes as compras de Natal para a última hora: trabalhadores dos supermercados fazem greve a 24 de dezembro
Há mais uma greve à vista, desta vez nos supermercados. Os trabalhadores vão avançar com uma paralisação no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Ao que tudo indica as negociações entre o sindicato e as empresas falharam. E atenção, há outros 47 pré-avisos de greve até ao final do ano.

Atenção, há 47 pré-avisos de greve até ao final do ano
Greves atrás de greves. E ao que tudo indica não se ficam por aqui. Até ao fim de dezembro não haverá um único dia sem paralisações, tendo em conta todos os pré-avisos de greve compilados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público. Desde a justiça aos hospitais, passando pela inspeção das pescas aos comboios: são poucas as áreas que escapam, mas será o setor da saúde o mais afetado.

Greve de três dias nos comboios travada por acordo sindical com Governo e IP
Governo, Infraestruturas de Portugal (IP) e trabalhadores chegaram a um acordo que permitiu travar os três dias de greve anunciados para segunda, quarta e sexta-feira a nível nacional. A paralisação convocada para os dias 27, 29 e 31 de agosto iria provocar fortes perturbações na circulação ferroviária e complicar a semana a muitos portugueses e turistas.
Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos em greve dia 24
O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) convocou uma greve para dia 24 no banco público contra a denúncia do Acordo de Empresa (AE) apresentada pela administração. A denúncia “constitui uma verdadeira declaração de guerra aos trabalhadores e ao STEC”, diz o sindicato.
Ryanair ameaça subir preços dos bilhetes por causa das greves
A poucos dias de enfrentar uma greve de tripulantes de cabine em Portugal, Espanha e Bélgica - que vai levar ao cancelamento de até 600 voos na Europa (100 em Portugal) entre 25 e 26 de julho de 2018 - afetando perto de 50 mil passageiros no total, a Ryanar veio avisar que o impacto dos protestos pode provocar o aumento do preço médio do bilhete.

Metro da capital em greve no arranque de agosto
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entregaram um pré-aviso de greve de dois períodos de 24 horas para os próximos dias 01 e 03 de agosto. A decisão final será tomada em plenário agendado para o próximo dia 25 de julho. Os funcionários queixam-se da "desregulação dos horários e relações laborais", do "não cumprimento dos regulamentos, acordos e protocolos em vigor" e denunciam ainda "assédio moral" , que leva ao " aumento do absentismo e do conflito laboral permanente

Pilotos da easyJet de greve no Natal e no Ano Novo
Os pilotos da easyJet na base de Lisboa entregaram um pré-aviso de greve para os dias 13, 24, 26 e 31 de dezembro e também para o dia 1 de janeiro de 2014.

Arranca semana de greves nos transportes
Começa esta segunda-feira mais uma semana de greves nas empresas públicas de transportes. As paralisações arrancam já hoje com a Soflusa a parar três horas por turno na travessia do rio Tejo. As paragens de três horas por turno vão durar toda a semana e terminam no sábado, dia 9.
Vagas de greves arranca amanhã com CTT
Os próximos quinze dias vão ser difíceis para os utilizadores de transportes públicos. Praticamente todas as empresas do setor têm greves agendadas contra as medidas do Governo.
cgtp decide novas acções sindicais
o conselho nacional da cgtp-in reúne-se estar terça-feira, em lisboa, para analisar o actual quadro político, económico e social e decidir as iniciativas sindicais a desenvolver até setembroapesar dos meses de julho e agosto serem tradicionalmente meses de férias, a cgtp poderá optar por promover al

greve de professores: alunos ficam sem exames
cerca de 75.000 alunos só hoje ficaram a saber se tinham ou não oportunidade de fazer os exames de português e de latim, uma vez que o governo não alterou a data das provas e os sindicatos mantiveram a greve.

rumores
frente comum vai marcar greve para meados de junho: a frente comum de sindicatos da administração pública deverá anunciar sábado uma greve para o sector a concretizar em meados de junho, contra as novas medidas de austeridade que vão penalizar os funcionários públicos.