Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arranca semana de greves nos transportes

A carris vai parar entre as 9h30 e as 15h30 de dia 7, quinta-feira
Autor: Redação

Começa esta segunda-feira mais uma semana de greves nas empresas públicas de transportes. As paralisações arrancam já hoje com a Soflusa a parar três horas por turno na travessia do rio Tejo. As paragens de três horas por turno vão durar toda a semana e terminam no sábado, dia 9. A Transtejo decidiu desconvocar as paralisações que estavam previstas para toda a semana, optando por marcar uma paragem para sexta-feira, dia 8 de novembro, entre as 14h e as 16h.

No dia 5, terça-feira, além da Soflusa, os trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) vão fazer greve e plenários durante as duas últimas horas do período de trabalho. Na quarta-feira, dia 6, é a vez de as empresas do grupo REFER fazerem greve. Para este dia está ainda marcada uma greve dos motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro, que afetará os serviços até ao meio-dia de quarta-feira, diz o site Dinheiro Vivo.

O dia 7, quinta-feira, será o mais atribulado para os utentes. Neste dia há greves na CP e CP Carga, na Carris, entre as 9h30 e as 15h30, paragens na Soflusa e greve e plenário da STCP, entre as 8h e as 16h.

No dia 8, destaque para a greve dos trabalhadores da Metro do Porto, que não vai afetar a circulação do metro uma vez que a paralisação é feita pelos trabalhadores da empresa concessionária e não da operadora. Sábado, dia 9, será o dia de manifestação nacional em Lisboa. Os trabalhadores do setor juntam-se às 14h30 no Largo Camões e vão desfilar até ao Ministério das Finanças.