
rumores
governo admite suavizar ces para reformados do estado: o governo está a estudar uma suavização do impacto da contribuição extraordinária de solidariedade (ces) sobre os pensionistas do estado.

reformas de 2011 descem para 74,24% do último salário
os reformados da caixa geral de aposentações (cga) que se reformaram em 2011 serão os que mais verão a pensão encolher se a proposta do governo para a convergência entre os sectores público e o privado sair do papel.

rumores
dívida dos hospitais às farmácias sobe para 1.251 milhões: em 2012, o estado gastou cerca de 2.200 milhões de euros com medicamentos: 1.200 milhões com os remédios vendidos nas farmácias e mil milhões com fármacos fornecidos nos hospitais.

reforma no público e privado passa para os 66 anos já em janeiro
a idade legal da reforma vai mesmo passar dos 65 para os 66 anos a partir do próximo ano tanto na função pública como no sector privado.
despedimentos com mesmas regras no estado e no privado
os funcionários públicos que venham a ser despedidos vão ter as suas indemnizações calculadas com base nas mesmas regras que já hoje se aplicam ao sector privado.

trabalhadores da função pública ganham mais que os do privado
nas profissões comuns ao sector público e privado, a maioria dos trabalhadores das administrações públicas (57%) é melhor remunerada. uma diferença que é ainda mais acentuada em sectores como educação e saúde.
cerca de 100 mil reformas foram penhoradas no ano passado
em 2012, foram penhoradas pelos tribunais cerca de 100 mil reformas do sector privado, o que permitiu aos credores recuperar mais de vinte milhões de euros.

trabalhadores do privado têm até sábado para escolher modo de pagamento de subsídios
o diploma que aprova a distribuição de metade dos subsídios no sector privado pelos 12 meses foi publicado em diário da república esta segunda-feira (dia 28), entrando em vigor amanhã.
subida do irs começa nos salários a partir dos 595 euros por mês
as novas tabelas de retenção na fonte do irs foram publicadas esta segunda-feira à noite em diário da república e entram hoje (dia 15) em vigor, confirmando-se que o valor do imposto vai subir de forma acentuada, começando o agravamento a sentir-se nos salários acima dos 595 euros mensais.

funcionários públicos recebem duodécimos já este mês
os funcionários públicos vão receber o subsídio em duodécimos já este mês.

privado recebe metade dos subsídios por inteiro e metade ao longo do ano
os trabalhadores do sector privado vão receber no próximo ano metade do subsídio de férias e metade do subsídio de natal por inteiro e os restantes 50% durante os 12 meses do ano.

governo quer fasear pagamento de subsídios ao longo do ano já em janeiro
o governo vai iniciar o diálogo com os parceiros sociais para permitir que, já a partir de janeiro, seja possível fasear o pagamento de um ou dos dois subsídios (férias e natal) ao longo de 12 meses no caso dos trabalhadores do sector privado.

executivo limita subida de salários no privado
o governo aprovou apertados critérios para a publicação de portarias de extensão. de acordo com o jornal de negócios, a resolução prevê que as convenções colectivas só possam ser estendidas quando forem assinadas por empregadores que representem mais de metade dos trabalhadores de um sector.

salário dos funcionários públicos cai seis vezes mais que no sector privado
os salários dos funcionários públicos caíram 6,7% no segundo trimestre deste ano, enquanto as remunerações no sector privado recuaram 1%. os dados, que foram divulgados na sexta-feira pelo instituto nacional de estatística (ine), mostram que a austeridade afectou mais os trabalhadores do estado.

função pública com menos cortes mas irs sobe para todos
o primeiro-ministro pedro passos coelho anunciou esta segunda-feira (dia 24), no final de uma reunião entre os parceiros sociais e o governo, que os subsídios cortados este ano aos funcionários públicos e pensionistas vão ser repostos parcialmente em 2013.

orçamento de 2013: austeridade não chega para cobrir desvio
o pacote de medidas que integrará o orçamento do estado (oe) para 2013, e que o primeiro-ministro pedro passos coelho anunciou na sexta-feira, serviu para explicar aos portugueses como será resolvido o chumbo do tribunal constitucional (tc).

estado reduziu mais de 54 mil empregos na função pública
dados do ministério das finanças concluem que o estado está a conseguir reduzir o número total de funcionários e ex-empregados que passaram à reforma, embora ainda tenha de pagar salários e pensões a mais de um milhão de pessoas: aos que estão no sector público e aos que já estiveram.

subida das taxas moderadoras aumenta procura pelos hospitais privados
há cada vez mais portugueses a optar por ir às urgências dos hospitais privados. em causa está o aumento das taxas moderadoras nas unidades do serviço nacional de saúde (sns).

corte nas horas extra é definitivo na função pública
os trabalhadores da administração pública vão passar a ter bancos de horas, tal como no sector privado e, segundo o diário económico (de) o corte para metade no valor pago pelas horas extraordinárias, que deveria durar apenas durante o programa de ajustamento financeiro (até 2013), passará a ser def
orçamento do estado de 2012 dá entrada no tribunal constitucional
o pedido de fiscalização sucessiva do orçamento do estado (oe) para 2012 dá entrada no tribunal constitucional (tc) esta quinta-feira (dia 19), numa tentativa de deputados do ps e do be de travarem o corte dos subsídios e das pensões.

empresas privadas podem propor trabalho grátis aos sábados e feriados
as empresas privadas podem vir a propor aos funcionários que trabalhem à borla em alguns sábados e feriados.

governo desafia “troika” e rejeita cortes nos salários do privado
o governo fechou ontem a porta a qualquer alteração no código do trabalho para permitir o corte de salários do sector privado, ao contrário daquilo que foi sugerido pela “troika”.
inquérito: concorda com o corte de salários sugerido pela “troika” para o sector privado?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso, abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.

“troika” quer corte de salários no sector privado
a missão da “troika”, composta por equipas técnicas da comissão europeia (ce), do fundo monetário internacional (fmi) e do banco central europeu (bce), defendeu, esta quarta-feira, que os salários do sector privado sejam reduzidos, em linha com os cortes realizados no sector público.

função pública trabalha menos e ganha mais 15%, diz estudo
um estudo do banco de portugal diz que, para as mesmas qualificações, os funcionários públicos têm um salário 15% acima dos privados e, como trabalham menos horas, chegam a ganhar por hora quase o dobro dos privados.