Greve geral face à revisão da lei laboral: o que é e quem pode aderir?
A CGTP e UGT convocaram uma greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro, face ao anteprojeto do Governo de revisão da lei laboral, que está a ser debatido na Concertação Social e visa áreas como parentalidade ou prazo dos contratos.
Fazer a escritura da casa? Greve dos registos e notariado em agosto
O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) vai fazer dois dias de greve por semana em agosto, após as últimas reuniões com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) não terem conseguido desbloquear o impasse nas negociações.
Arquitetura: trabalhadores já têm sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (Sintarq) foi este sábado (30 de abril de 2022) constituído no decurso de uma assembleia constituinte que decorreu na Casa Sindical de Campanhã, no Porto, e à qual assistiram cerca de 100 profissionais do setor.
Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura vai criar um sindicato
O Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura (MTA) anunciou esta terça-feira (19 de abril de 2022) que vai realizar a Assembleia Constituinte do primeiro sindicato do setor no dia 30 de abril, no Porto, com a intenção de o constituir no 1.º de maio.
Construção: Governo e sindicato lançam campanha sobre exploração de portugueses no estrangeiro
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse esta quarta-feira (30 de setembro de 2020) que acordou com o sindicato que representa a construção civil o lançamento de uma campanha de sensibilização para a exploração de cidadãos portugueses deste setor nos países europeus.
Enfermeiros e funcionários do SEF em greve hoje e amanhã
Os enfermeiros iniciaram às 8 horas desta quinta-feira (13 de outubro) uma greve em todo o país que se repete amanhã, para exigir a reposição das 35 horas de trabalho para todos os profissionais. Também os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com funções não policiais fazem uma paragem de dois dias. Reclamam um estatuto que permita progredirem na carreira.
Função Pública recupera semana de 35 horas de trabalho até ao verão
Ainda antes de 1 de julho deste ano, os trabalhadores portugueses do Estado deverão começar a ter uma jornada de trabalho de 35 horas semanais, em vez das atuais 40. O PS rejeita a aplicação imediata da medida e os sindicatos da CGTP e da UGT ameaçam com greve no próximo dia 29 de janeiro se medida não avançar já.
Governo e parceiros discutem subida do salário mínimo
Qual será afinal o salário mínimo nacional a partir de 2016? O PS resistiu e propõe 530 euros o BE aceitou um aumento gradual e o PCP decidiu travar a sua luta no Parlamento e continua a exigir uma subida para os 600 euros, deixando os socialistas pressionados na concertação social. O Governo está disposto a dialogar com os parceiros, mas avisou que a falta de um acordo não impedirá o Executivo de legislar.
Duodécimos: portugueses preocupados com fim do extra que ajuda a chegar ao fim do mês
No final de 2014 vão desaparecer os duodécimos com o "fim de vida" da lei que os criou. E os alarmes estão a começar a soar tanto para os tralhadores privados como da Função Pública, a par dos pensionaistas, porque o pagamento mensal dos subsídios de férias e de natal acabaram por ser, em muitos casos ao longo dos últimos três anos, a forma de compensar a subida do IRS e manter o mesmo valor de rendimento no final do mês.
Greve geral da Função Pública de amanhã ameaça parar o país
Depois de 16 meses, a Função Pública volta à luta pelos seus direitos, com uma greve geral. Amanhã, várias conferedações e sindicatos aliam-se numa jornada que promete paralisar o país. Escolas, hospitais, tribunais e repartições públicas vão ser os serviços com mais portas encerradas ao público.
Nova reforma laboral avança mesmo sem acordo com UGT
Desde que a troika está em Portugal, é a primeira vez que o Governo toma uma medida na área da legislação laboral sem o acordo da UGT.
Rumores
Enercon é a empresa do ano: É de nacionalidade alemã, mas tem gestão portuguesa. Situa-se em Viana do Castelo, dá trabalho diretamente a 1.400 pessoas e é o maior empregador privado do Alto Minho.
Arranca semana de greves nos transportes
Começa esta segunda-feira mais uma semana de greves nas empresas públicas de transportes. As paralisações arrancam já hoje com a Soflusa a parar três horas por turno na travessia do rio Tejo. As paragens de três horas por turno vão durar toda a semana e terminam no sábado, dia 9.
Governo quer manter pagamento de subsídio em duodécimos no privado
Os trabalhadores no setor privado podem continuar a receber os subsídios em duodécimos no próximo ano. A medida visa repetir a receita já usada este ano, em que os trabalhadores escolhem a forma de pagamento dos subsídios de Natal e férias, repartidos ao longo do ano ou de uma só vez.
rumores
governo e sindicatos sem acordo sobre cortes nas reformas: o distanciamento entre sindicatos e governo na convergência das pensões do sector público com o privado não dá sinais de abrandar, pelo que não parece haver acordo à vista.
rumores
sindicatos podem receber amanhã proposta de cortes nas pensões: o diploma sobre os cortes nas pensões do estado já foi ultimado dentro do executivo e está pronto para ser mostrado aos sindicatos, o que pode acontecer já amanhã.
governo propõe alargar duração de contratos a prazo
o governo discute esta quarta-feira com os parceiros sociais uma proposta que permite alargar novamente a duração dos contratos a prazo.
cavaco fala hoje ao país
ao longo desta quarta-feira cavaco silva vai ouvir os sindicatos e só depois vai anunciar a decisão final sobre a proposta apresentada pelo primeiro-ministro na sexta-feira, para manter a coligação e o governo.
rumores
bruxelas aceita plano b para portugal, mas com mais austeridade em 2015: o novo memorando de entendimento sobre medidas específicas de política assinado com a troika diz que o governo, no guião que vai apresentar sobre a reforma do estado, ainda pode substituir parte ou a totalidade de algumas m
as imagens da greve geral (fotos)
hoje é dia de greve geral. cgtp e ugt uniram forças e convocaram a paralização em conjunto para protestar contra a austeridade e as políticas do governo.
acordo entre professores e governo põe fim à greve às avaliações
o líder da federação nacional de professores (fenprof), mário nogueira, anunciou nesta terça-feira o regresso à “normalidade” na sequência do acordo entre o ministério da educação e ciência (mec) e os sindicatos de profesores“agora é possível dizer que a mobilidade especial não se aplica a nenhum pr
metro sem serviços mínimos em dia de greve geral
no seu site, o metro de lisboa diz que “por motivo de greve convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores do metropolitano de lisboa, para o próximo dia 27 de junho (quinta-feira), prevê-se a paralisação do serviço de transporte do metro, entre as 23h20, do dia 26 de
professores começam já em setembro a trabalhar 40 horas semanais
nuno crato anunciou esta terça-feira que os professores começam já em setembro a trabalhar 40 horas por semana, mas que não lhes será aumentada a componente lectiva.
serviços públicos vão estar abertos até mais tarde
o aumento do tempo de trabalho no estado das actuais 35 para as 40 horas semanais vai traduzir-se num alargamento dos horários de atendimento dos serviços públicos em mais uma hora.
rumores
ministro diz que lei não permite transporte de doentes por táxis: o ministro da saúde disse, nesta segunda-feira, que o quadro legal não permite que o transporte de doentes seja efectuado em táxis, mas revelou que foi criado um grupo de trabalho para estudar a matéria.