Projetos de arquitetura

Arquitetura: trabalhadores já têm sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (Sintarq) foi este sábado (30 de abril de 2022) constituído no decurso de uma assembleia constituinte que decorreu na Casa Sindical de Campanhã, no Porto, e à qual assistiram cerca de 100 profissionais do setor.

Enfermeiros e funcionários do SEF em greve hoje e amanhã

Os enfermeiros iniciaram às 8 horas desta quinta-feira (13 de outubro) uma greve em todo o país que se repete amanhã, para exigir a reposição das 35 horas de trabalho para todos os profissionais. Também os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com funções não policiais fazem uma paragem de dois dias. Reclamam um estatuto que permita progredirem na carreira.

Governo e parceiros discutem subida do salário mínimo

Qual será afinal o salário mínimo nacional a partir de 2016? O PS resistiu e propõe 530 euros o BE aceitou um aumento gradual e o PCP decidiu travar a sua luta no Parlamento e continua a exigir uma subida para os 600 euros, deixando os socialistas pressionados na concertação social. O Governo está disposto a dialogar com os parceiros, mas avisou que a falta de um acordo não impedirá o Executivo de legislar.

Duodécimos: portugueses preocupados com fim do extra que ajuda a chegar ao fim do mês

No final de 2014 vão desaparecer os duodécimos com o "fim de vida" da lei que os criou. E os alarmes estão a começar a soar tanto para os tralhadores privados como da Função Pública, a par dos pensionaistas, porque o pagamento mensal dos subsídios de férias e de natal acabaram por ser, em muitos casos ao longo dos últimos três anos, a forma de compensar a subida do IRS e manter o mesmo valor de rendimento no final do mês.

Greve geral da Função Pública de amanhã ameaça parar o país

Depois de 16 meses, a Função Pública volta à luta pelos seus direitos, com uma greve geral. Amanhã, várias conferedações e sindicatos aliam-se numa jornada que promete paralisar o país. Escolas, hospitais, tribunais e repartições públicas vão ser os serviços com mais portas encerradas ao público.