
IMI: limitação do Portal das Finanças dificulta reavaliação de imóveis
Os proprietários de imóveis, em particular casais mais velhos, estão a sentir dificuldades para aceder aos dados das suas casas no Portal das Finanças. Uma situação que impossibilita, por exemplo, o pedido de reavaliação do imóvel para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) apresentado pelo membro do casal que for afetado.

OE2022: segunda avaliação da casa vai contar para o IMI
Há mudanças à espreita no que diz respeito ao cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). De acordo com a nova proposta de Orçamento de Estado de 2022 (OE2022), daqui em diante uma segunda avaliação do imóvel vai contar para calcular o IMI a pagar, algo que até agora não acontecia.

IMI cobrado pelo Fisco corresponde a um terço do valor real das casas
Não é novidade que as casas em Portugal estão cada vez mais caras – os dados do Eurostat mostram que os preços das casas aumentaram 56,8% entre 2010 e o terceiro trimestre de 2021. Mas parece que o valor patrimonial registado nas Finanças não reflete a realidade do mercado residencial português. Isto porque os dados do Ministério das Finanças mostram que cerca de 84,8% das casas estão avaliadas até 100 mil euros.
Herdeiros têm um mês para se entenderem e pagarem menos IMI
És proprietário de um imóvel, ou mais, de valor elevado "a meias" com outros herdeiros? Atenção porque a forma como é tributado, enquanto pessoa singular ou coletiva, vai afetar o valor que te tocará pagar do novo IMI e tens até março para comunicar às Finanças qual é a tua situação. A separação do património pode ser vantajosa para o cálculo do adicional ao imposto municipal sobre imóveis (AIMI), mas precisa do acordo confirmado de todos os herdeiros.

IMI das vistas e do Sol discutido hoje no Parlamento
O parlamento debate hoje, 23 de setembro a revisão do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), segundo a calendarização dos trabalhos da Assembleia da República, fixados pela conferência de líderes parlamentares. O diploma que alterou o imposto vai ser apreciado a pedido do PSD e do CDS. O Bloco acompanha o Governo nas mudanças.

Pague menos IMI: saiba se o coeficiente de localização mudou
O coeficiente de localização foi atualizado e, nalguns casos, aumentou significativamente. Registe-se na campanha Pague menos IMI para saber como poupar. Já ajudámos 100 mil portugueses a pagar menos imposto.

Luís Filipe Menezes tem património imobiliário no valor de cinco milhões
Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Gaia (CMG), tem cinco milhões de euros em imóveis, património que, segundo as autoridades, não se consegue explicar através dos seus rendimentos. Os imóveis estarão em nome de familiares de Luís Filipe Menezes.

IMI: Finanças vão reavaliar valor fiscal dos imóveis em todo o país até ao verão
As Finanças estão prestes a avançar com uma grande campanha de reavaliação dos imóveis em todo o país. O objetivo é apurar o valor patrimonial tributário (VPT) exato das casas hoje em dia, a partir do zonamento e do coeficiente de localização que se utilizam para calcular o IMI. A estagnação do mercado imobiliário nacional nos últimos anos poderá favorecer os proprietários.

IMI: aumentos podem chegar aos 500%
Os proprietários vão começar a receber em breve as notificações para pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

IMI: Fisco lança o caos nos senhorios com rendas antigas
Os senhorios com rendas antigas (anteriores a 1990 no caso do arrendamento habitacional) que pediram às Finanças para ficarem abrangidos pelo regime especial que lhes permite pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) estão a ser confrontados com notificações das próprias Finanças que estão a gerar a confusão.

Maior parte das autarquias vai cobrar taxa mínima de IMI
Atualmente, 71 autarquias já fixaram a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vai ser cobrado às famílias e empresas a partir de abril do próximo ano.
câmara de monsaraz aprova plano de reabilitação e valorização do património
a vila medieval de monsaraz, no concelho de reguengos de monsaraz, vai ter um plano de pormenor de salvaguarda e valorização para promover a reabilitação e a valorização do património natural e construído.

finanças pedem ajuda aos proprietários para avaliar as casas que detêm
o fisco está a enviar cartas aos contribuintes para que estes apresentem nos serviços de finanças documentos relativos às casas que detêm.

finanças garantem que imposto sobre casas de luxo é constitucional
o ministério das finanças assegurou que o imposto do selo sobre os imóveis de luxo – com valor patrimonial tributário (vpt) superior a um milhão de euros – respeita a constituição e tem como objectivo “promover a equidade social na austeridade, solicitando um esforço acrescido aos contribuintes

supremo tribunal diz que notas de liquidação de imi são ilegais
a forma como está a decorrer a cobrança do imposto municipal sobre imóveis (imi) é ilegal, já que as notas de cobrança enviadas aos contribuintes não demonstram como se chega ao valor a pagar.

tributação sobre imóveis de luxo vai duplicar
os proprietários de imóveis destinados à habitação e cujo valor patrimonial tributário (vpy) seja superior a um milhão de euros vão ter de pagar, até 20 de dezembro, uma taxa especial em imposto do selo de 0,5%.

imóveis de luxo vão pagar mais impostos
o conselho de ministros aprovou, quinta-feira, as alterações a vários impostos, para incorporar o aumento da tributação sobre juros, dividendos, mais-valias mobiliárias, e imóveis com valor patrimonial superior a um milhão de euros.

avaliação de casas fará imi subir bastante no próximo ano
o governo está “pressionado” pela “troika” a obter no próximo ano mais cerca de 250 milhões de euros de receita através do imposto municipal sobre imóveis (imi). segundo o site dinheiro vivo, o “susto” já começou este ano, com as isenções a sofrerem uma redução significativa.

novas avaliações podem baixar imi de imóveis de 2003, 2004 e 2005
os proprietários dos imóveis avaliados em 2003, 2004 e 2005 poderão ser prejudicados em termos de imi em relação aos que estão a ser avaliados este ano, alertou esta quinta-feira o presidente do sindicato dos trabalhadores (sti), paulo ralha.

rendas em lisboa podem subir mais de mil euros
as casas das zonas mais nobres de lisboa podem vir a ter aumentos de mais de mil euros nas respectivas rendas. o alerta foi lançado pela associação de inquilinos lisbonenses (ail), que aponta a nova lei do arrendamento como geradora de aumentos brutais.
“troika”: o que vai mudar no imobiliário?
o governo e a "troika" (equipa do fmi, bce e ce) apresentaram ontem as medidas que o país terá de adoptar para fazer face à grave crise económica e financeira que enfrenta e que levaram josé sócrates a pedir ajuda externa.