Pagar IMI

OE2022: segunda avaliação da casa vai contar para o IMI

Há mudanças à espreita no que diz respeito ao cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). De acordo com a nova proposta de Orçamento de Estado de 2022 (OE2022), daqui em diante uma segunda avaliação do imóvel vai contar para calcular o IMI a pagar, algo que até agora não acontecia.
Valor das casas para o Fisco

IMI cobrado pelo Fisco corresponde a um terço do valor real das casas

Não é novidade que as casas em Portugal estão cada vez mais caras – os dados do Eurostat mostram que os preços das casas aumentaram 56,8% entre 2010 e o terceiro trimestre de 2021. Mas parece que o valor patrimonial registado nas Finanças não reflete a realidade do mercado residencial português. Isto porque os dados do Ministério das Finanças mostram que cerca de 84,8% das casas estão avaliadas até 100 mil euros.

Herdeiros têm um mês para se entenderem e pagarem menos IMI

És proprietário de um imóvel, ou mais, de valor elevado "a meias" com outros herdeiros? Atenção porque a forma como é tributado, enquanto pessoa singular ou coletiva, vai afetar o valor que te tocará pagar do novo IMI e tens até março para comunicar às Finanças qual é a tua situação. A separação do património pode ser vantajosa para o cálculo do adicional ao imposto municipal sobre imóveis (AIMI), mas precisa do acordo confirmado de todos os herdeiros.
IMI das vistas e do Sol discutido hoje no Parlamento

IMI das vistas e do Sol discutido hoje no Parlamento

O parlamento debate hoje, 23 de setembro a revisão do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), segundo a calendarização dos trabalhos da Assembleia da República, fixados pela conferência de líderes parlamentares. O diploma que alterou o imposto vai ser apreciado a pedido do PSD e do CDS. O Bloco acompanha o Governo nas mudanças.
IMI: Finanças vão reavaliar valor fiscal dos imóveis em todo o país até ao verão

IMI: Finanças vão reavaliar valor fiscal dos imóveis em todo o país até ao verão

As Finanças estão prestes a avançar com uma grande campanha de reavaliação dos imóveis em todo o país. O objetivo é apurar o valor patrimonial tributário (VPT) exato das casas hoje em dia, a partir do zonamento e do coeficiente de localização que se utilizam para calcular o IMI. A estagnação do mercado imobiliário nacional nos últimos anos poderá favorecer os proprietários.
IMI: Fisco lança o caos nos senhorios com rendas antigas

IMI: Fisco lança o caos nos senhorios com rendas antigas

Os senhorios com rendas antigas (anteriores a 1990 no caso do arrendamento habitacional) que pediram às Finanças para ficarem abrangidos pelo regime especial que lhes permite pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) estão a ser confrontados com notificações das próprias Finanças que estão a gerar a confusão.