Comentários: 0
Maior parte das autarquias vai cobrar taxa mínima de IMI

Atualmente, 71 autarquias já fixaram a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vai ser cobrado às famílias e empresas a partir de abril do próximo ano. Dessas, 50 optaram por manter ou por reduzir a taxa para o patamar mínimo possível: 0,3%.

Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia em dados da Autoridade Tributária e Aduaneira, além de a maior parte das autarquias estar a fixar o IMI no valor mais baixo, muitas estão também a desagravar o imposto. Nesta situação encontram-se 17 municípios, nomeadamente Porto e Ponte da Barca – reduziram de 0,4 para 0,36% - e Fafe, que passou de 0,4 para 0,3%.

as taxas de IMI que as autarquias estão a fixar para 2013 constarão da conta do imposto que começará a chegar a casa dos proprietários em 2014. Os dados disponíveis indiciam que a maior parte as manterá inalteradas ou promoverá descidas e que muitas ficarão próximas dos patamares mais baixos. uma situação que quebra com a tradição de anos anteriores, em que a regra era “colocar” o IMI à taxa mais alta, e que reflete os efeitos do processo geral de avaliação de casas, que aumentou o valor patrimonial tributário de cerca de 4,9 milhões de imóveis.

notícias relacionadas

receita de imi chegará aos quatro mil milhões em 2015, dizem proprietários

imi: cláusula de salvaguarda mantém-se para um milhão de famílias

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta