Comentários: 0
Deco Alerta: Vais arrendar casa de férias pela Internet? Atenção a isto
GTRES

O verão está a chegar e está na hora de começar a pensar no destino de férias. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, informamos-te sobre os cuidados a ter na hora de escolher a casa de férias através da Internet.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Para evitar complicações de última hora, decidimos arrendar atempadamente casa para férias. O meu filho disse-me que através da internet é mais barato. Contudo tenho algum receio de tratar destes assuntos por via digital. Peço o vosso conselho. É seguro? Que cuidados devemos ter? 

Muitos consumidores portugueses e por esse mundo fora estão a tomar essa decisão. A maioria opta mesmo por escolher uma casa particular, ou seja, “de família”. Esta opção é considerada muito interessante para quem quer poupar o dinheiro de uma estadia numa unidade hoteleira, podendo ainda beneficiar da comodidade de um lar.

Riscos? Poderás enfrentar alguns problemas, até porque a generalidade das plataformas está sediada em países estrangeiros e apresentam algumas regras que não favorecem os consumidores. Na verdade, quase todas as operações digitais acarretam riscos, pelo que aconselhamos a todos os consumidores alguma prudência. 

Deixamos-te algumas dicas para te apoiar nesta viagem online:

Dados pessoais controlados – Acautela-te quanto ao fornecimento de informação pessoal a plataformas digitais. Nome e e-mail são já facilmente partilháveis, mas com cópias de documentos de identificação e outros elementos pessoais é necessário ter cuidado.

Confirma antes de pagar – Se não obtiveres validação do perfil de utilizador durante o processo de registo, não avances para o pagamento de qualquer reserva de casa, nem dês autorizações para pagamentos através do cartão de crédito. Confirma também a disponibilidade da habitação para o período desejado, pois nem sempre os calendários estão atualizados.

Verifica as condições de cancelamento – As políticas de cancelamento variam nas diferentes plataformas, portanto lê cuidadosamente essa informação antes de decidir. Mais vale prevenir…

Solicita informações adicionais – Se existem características da habitação ou outras informações sobre a localização da casa que para ti são importantes, por exemplo a distância entre a localização da casa e a zona balnear, solicita-as e espera pela resposta e esclarecimento das tuas dúvidas. 

Pesquisa em várias plataformas – Dependendo das comissões cobradas aos proprietários, o mesmo apartamento pode estar disponível em vários sites com preços diferenciados. Pesquisa e procura a melhor oferta. Esta é a grande vantagem de agires com tempo.

Podes também pesquisar a área para registo de comentários, testemunhos e experiências pessoais. Talvez encontres aqui a solução para a tua decisão, pois esta partilha é um bom barómetro para a escolha. Mas não te esqueças: também esta análise há que ser prudente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade