Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Destinos de férias em Portugal com praia para este verão: o que levar?

Preferes mergulhos de mar ou de água doce, nas praias fluviais? Deixamos-te várias sugestões para desfrutares das férias de verão em beleza.

Destinos de férias em Portugal com praia para este verão: o que levar?
Photo by Veronica Reverse on Unsplash
Autor: Redação

Férias na praia com mar à vista ou férias no campo com mergulhos demorados nas mais bonitas praias fluviais do país. Há quem não troque a calma e águas doces dos rios portugueses pelo mar salgado – e vice-versa, claro. A pensar nisso, e para que possas tirar maior partido das tuas férias de verão em 2021, seja à beira-mar ou à beira-rio, deixamos-te sugestões de praias que tens mesmo de conhecer e o que deves levar para um dia em cheio.

Mas antes de escolheres o destino para os banhos de sol deste verão de 2021, importa relembrar que, devido à pandemia da Covid-19, ainda existem algumas restrições que deves ter em conta. Por isso vale a pena relembrar as novas regras de acesso às praias, até porque há multas até 100 euros para quem não as cumprir. Além disso, e antes de rumares em direção ao teu areal preferido, é importante conheceres qual a lotação permitida em cada praia do país.

Para quem decidir passar férias na natureza e dar um mergulho em praias fluviais ou piscinas ao ar livre também há regras. Podes ficar a saber quais são aqui.

Destinos de férias em Portugal com praia

Dar um mergulho em águas cristalinas de cor azul turquesa quase sem ondulação é possível em Portugal, até porque existem muitos paraísos desse tipo espalhados por todo o país - alguns (quase) secretos. E o mesmo se aplica às praias fluviais e piscinas ao ar livre, localizadas entre vales e montanhas, perfeitas para estender a toalha e desfrutar da tranquilidade e ar puro do campo. 

 Melhores praias marítimas de Portugal para férias

  • Praia dos Galapinhos: situada na maravilhosa Serra da Arrábida, água cristalina e um mar maravilhoso, promete deixar-te de queixo caído.
  • Praia do Camilo: é uma das praias mais bonitas de Lagos e de todo o Algarve. Embora de pequenas dimensões, está rodeada por falésias, o que lhe confere um ambiente intimista. O pior mesmo é o acesso, que é feito através de uma escadaria com 200 degraus.
  • Praia Dona Ana: uma das mais famosas e belas praias do Algarve, habitual nos postais de recordações da região. As águas também são cristalinas. 
  • Praia da Manta Rota: no concelho de Vila Real de Santo António é conhecida pelo seu extenso areal e pelas águas mornas. A temperatura do mar é superior à das outras praias do Algarve.
Melhores praias marítimas de Portugal para férias
Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

Melhores praias fluviais em Portugal

  • Praia Fluvial do Vale do Rossim: situada a mais de 1400 metros de altura, em plena Serra da Estrela, vais encontrar uma lagoa azul num ambiente selvagem. É a combinação perfeita de praia e montanha. Além dos mergulhos, podes experimentar vários desportos náuticos.
  • Praia Fluvial das Fragas de São Simão: fica mesmo ao lado da Aldeia de Xisto de Casal de São Simão, numa paisagem deslumbrante. É o lugar ideal para um dia bem passado graças às infraestruturas de apoio como nadador salvador, parque de merendas com churrasqueira e balneários.
  • Praia Fluvial do Lago Azul: é em Ferreira do Zêzere que podes encontrar esta praia fluvial com águas limpas e cristalinas e duas piscinas flutuantes. Este é o lugar ideal para quem procura relaxar.
  • Praia Fluvial dos Cardigos: no concelho de Mação encontras um verdadeiro oásis. Tem duas zonas onde poderás estender a toalha: uma de areia e uma de relvado. Conta com várias sombras naturais, parque de merendas, bar de apoio e balneários.
Melhores praias fluviais em Portugal
Photo by Brooklyn Morgan on Unsplash

O que levar para a praia nestas férias de verão?

Se pretendes passar um dia na praia a relaxar, seja a apanhar banhos de sol ou mergulhar, há uma lista de coisas que não te podes esquecer:

  • Protetor solar: este pode parecer óbvio, mas é sem dúvida dos mais importantes para evitar escaldões.
  • Água: a hidratação é muito importante - e uma vez que te encontras exposto ao sol tens de repor os líquidos que fores perdendo.
  • Snacks: opta por peças de fruta, iogurtes líquidos ou comidas leves para que não tenhas de aguardar pela digestão para o próximo mergulho. Deves levar uma geleira para conservar os frescos.
  • Música: nada melhor que desfrutar de um dia de sol acompanhado da tua 'playlist' preferida.
  • Livros: são sempre uma boa companhia para uma tarde na praia. Eis 5 sugestões de livros para ler este verão.
  • Roupas leves: o ideal para saídas da praia, por exemplo para beber um refresco ou comer alguma coisa.
  • Documentos: a documentação é um exemplo do que levar na bolsa de praia. Assim estão sempre acessíveis, caso necessites deles e também podes juntar algum dinheiro.
  • Brinquedos: formas para fazer castelos de areia, um baralho de cartas ou um jogo de tabuleiro são boas opções para passar o tempo, especialmente se fores de férias com os mais pequenos.
  • Máscara: terás de levar contigo a máscara para poderes circular fora da tua toalha (sempre que não seja para mergulhar) e evitar multas.