Comentários: 0
Crédito à habitação em máximo de cinco anos
autorizado

Há cinco anos que a banca não emprestava tanto dinheiro para a compra de casa. Em maio, o crédito à habitação concedido pelos bancos atingiu 497 milhões de euros, o valor mais alto desde maio de 2011, mês em que a “Troika” entrou em Portugal. Trata-se de um aumento de 100 milhões de euros face aos financiamentos concedidos em abril.

Segundo a Lusa, que se apoia em dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), nos primeiros cinco meses do ano, os novos créditos à habitação atingiram um acumulado superior a dois mil milhões de euros.

De referir que os quase 500 milhões de euros destinados à compra de habitação representam cerca de metade do total do dinheiro emprestado pelos bancos às famílias: em maio, as entidades financiaram ao todo 985 milhões de euros

No que diz respeito ao crédito ao consumo, cresceu em maio para 325 milhões de euros (mais 25 milhões que no mês anterior), tendo sido emprestados 163 milhões de euros para outros fins, face aos 157 milhões de euros de abril.

Também os novos empréstimos às empresas cresceram em maio face ao mês anterior: 26%, para 3.046 milhões de euros.

Quer isto dizer que ao todo, entre créditos às famílias e às empresas, o montante de empréstimos concedidos em maio rondou os 4.031 milhões de euros, o valor mais elevado do ano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade