Comentários: 0
Prestação da casa deve subir este ano (mas pouco)
GTRES

A prestação da casa tem vindo a baixar nos últimos anos, o que tem funcionado como que um balão de oxigénio para os portugueses que pediram dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Um cenário que não deve, no entanto, repetir-se este ano, já que os analistas estimam uma ligeira subida da mensalidade.

Segundo a Lusa, que se apoia em cálculos feitos pela Deco/Dinheiro&Direitos, as taxas Euribor – o indexante de referência da maior parte dos créditos à habitação em Portugal – podem vir a subir ligeiramente, continuando em terreno negativo, o que terá como impacto um aumento ligeiro das prestações da casa.

Para Filipe Garcia, da IMF – Informação de Mercados Financeiros, é mais provável alguma subida destas taxas no segundo semestre do ano. Uma estimativa, de resto, partilhada por João Lampreia, do Banco BIG. O analista refere que as Euribor estão “condicionadas às taxas de juro do BCE [Banco Central Europeu]”, admitindo, por isso, uma variação das Euribor mais significativa nos meses finais de 2018.

Os especialistas preveem que as taxas Euribor só se aproximem dos 0% no final do ano, afastando que saiam de terreno negativo, pelo que o impacto nas prestações da casa deverá ser limitado.

Evolução da prestação em 2017

Comparando o valor de prestação pago no início e no fim de 2017, no caso de um empréstimo no valor de 150.000 euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um spread de 1%, este desceu 3,78 euros: passou de 467,59 euros em janeiro para 463,81 euros em dezembro.

Perante o mesmo cenário, mas no caso de um crédito à habitação indexado à Euribor a três meses, a prestação desceu 87 cêntimos, tendo passado de 461 euros em janeiro para 460,13 euros em dezembro.

Trata-se, de acordo com a Lusa, de uma variação bem menos significativa que as registadas nos anos anteriores (2014, 2015 e 2016), quando a prestação de crédito à habitação caiu, nas mesmas simulações, mais de dez euros por ano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta