
Está instalada a corrida ao crédito habitação em Portugal desde o início do ano, o que acaba por mexer com as dívidas totais das famílias. O Banco de Portugal (BdP) revela esta sexta-feira (dia 30 de maio) que o montante total de empréstimos habitação voltou a aumentar em abril para 105,2 mil milhões de euros. Trata-se de um aumento anual de 6%, o mais elevado desde agosto de 2008.
A tendência de subida do valor total de créditos da casa continua a observar-se no país. “O stock de empréstimos para habitação aumentou 789 milhões de euros relativamente a março, totalizando 105,2 mil milhões de euros no final de abril”, revela o regulador português liderado por Mário Centeno.
Em termos anuais o montante total de créditos habitação manteve uma “trajetória de aceleração”, tendo crescido 6% em abril, mais que no mês anterior (5,4%) e o valor mais elevado desde agosto de 2008. Também salta à vista que o stock total de empréstimos para habitação está a crescer muito mais em Portugal do que no conjunto de países da área do euro, onde subiu apenas 1,7% em abril, indica o boletim.
Estes dados refletem a dinâmica no mercado hipotecário português, havendo um saldo positivo entre os novos créditos para comprar casa face às amortizações. Não é de estranhar, uma vez que os juros estão cada vez mais baixos – por via da redução da Euribor, da guerra de spreads e ainda das taxas mistas mais atrativas. E há ainda novos apoios para os jovens comprarem a sua primeira habitação que estão a ter elevada adesão: a isenção de IMT e a garantia pública.
Esta realidade também é refletida no número de pessoas com dívidas na habitação à banca. “No final de abril, havia 1,96 milhões de devedores de crédito à habitação, mais 2 mil devedores do que no mês anterior”, explica ainda o supervisor bancário.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta