Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugueses gastam cerca de 70 euros por mês em transportes

Autor: Redação

Os portugueses gastam cerca de 70 euros por mês com transportes, sendo que o valor é mais elevado em Lisboa, com um terço das pessoas a gastar mais de 100 euros. Em causa está um estudo realizado pela Deco – Associação de Defesa dos Consumidores, entre novembro e dezembro de 2017, em seis cidades: Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

Trata-se, de resto, de um setor que tem um grande peso nas despesas mensais das famílias. “Muitos portugueses continuam a fazer uma ginástica financeira brutal para mensalmente pagar as despesas decorrentes dos transportes sejam eles coletivos ou privados. Continua a ser uma das despesas com mais peso nas famílias”, disse Lusa Bruno Santos, das Relações Institucionais da Deco, à Lusa.

De acordo com o estudo, a maioria dos cidadãos continua a optar pelo carro próprio no dia a dia, porque as soluções de transportes públicos não estão ajustadas às suas necessidades. 

Os inquiridos apontaram críticas às infraestruturas em mau estado ou mal concebidas, ao comportamento dos condutores e à dificuldade em estacionar em lugares não pagos, o que aumenta ainda mais o peso no orçamento.

“Uma boa parte dos condutores que nos responderam demora mais de 15 minutos, pelo menos uma vez por semana, a encontrar um lugar sem ter de depositar moedas”, revelou a Deco, salientando que 20% dos inquiridos “sentem que o seu rendimento mensal condiciona a escolha do transporte”.