Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Boas notícias para os pensionistas: crescimento económico garante aumentos em 2020

Photo by Matthew Bennett on Unsplash
Photo by Matthew Bennett on Unsplash
Autor: Redação

A economia portuguesa cresceu mais do que o esperado nos últimos três anos. A revisão em alta dos números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, afinal, em 2018, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,4% – mais três décimas que o divulgado anteriormente –, e que em 2017 aumentou 3,5%, mais sete décimas que os 2,8% antes calculados. São boas notícias para a generalidade dos pensionistas, que verão aumentos acima da inflação em 2020.

A atualização das pensões é feita de acordo com o crescimento do PIB nos dois anos imediatamente anteriores. O que quer dizer que para 2020 contarão os balanços de 2018 e deste ano. Apesar do crescimento previsto para 2019 se situar nos 1,9%, a média da taxa do crescimento médio anual dos últimos dois anos anteriores continuará a fixar-se acima dos 2%, algo fundamental para garantir que as pensões com um valor inferior a dois Indexante dos Apoios Sociais (IAS) — pensões abaixo dos 871,52 euros — tenham uma atualização acima da inflação, segundo explica o ECO.

Se os valores se confirmarem, as pensões inferiores a 871,52 euros terão um aumento igual ao da inflação, a que acresce ainda 20% da taxa de crescimento do PIB. Para as restantes, de valor superior a 2 IAS (superior a 871,52 euros) e inferior a 6 IAS (2.614,56 euros), a atualização das pensões deverá ser feita à taxa de inflação. Para os pensionistas com reformas mais elevadas, o valor de atualização das pensões será a taxa de inflação deduzida de 0,25 pontos percentuais.