Comentários: 0
Assim evoluiu a economia em Portugal nos últimos anos: mais PIB, menos desemprego e... mais salários
Jornal de Negócios

A poucos dias das eleições legislativas, que se realizam dia 6 de outubro de 2019, importa fazer um balanço da atual legislatura. Como evoluiu, afinal, a economia portuguesa nos últimos anos? De forma resumida, pode concluir-se que cresce mais e que está menos endividada. Já os salários são agora bem mais elevados que os verificados em 2011.

Como é possível constatar na imagem, entre 2011 e 2012, as remunerações caíram a pique, tendo recuperado um pouco até 2013 e caído ligeiramente no ano seguinte. E foi precisamente a partir de 2014 que os salários começaram a acelerar, tendo atringido os 6% em 2017. No ano passado, no entanto, a taxa de variação das remunerações (massa salarial) em percentagem do PIB abrandou para 5,4%.

Em causa está um artigo do Jornal de Negócios, que se apoia em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Importa referir, por exemplo, que o ritmo de crescimento do PIB acelerou de 2014 a 2017, ano em que atingiu 3,5%. Relativamente à taxa de desemprego, está em queda desde 2014.  

Assim evoluiu a economia em Portugal nos últimos anos: mais PIB, menos desemprego e... mais salários
Jornal de Negócios

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta